OpiniãoSaúde

Como fazer das atividades físicas sua fonte de produtividade no home office

Sabemos que a rotina de home office nem sempre segue um cronograma de horários, mas isso é sim fundamental

Com o avanço da pandemia do COVID-19, as pessoas foram privadas do seu direito de ir e vir, por um bem comum de toda sociedade, e tiveram que abandonar hábitos que antes faziam parte de sua rotina diária. No ambiente de trabalho, por exemplo, grande parte das organizações não estavam acostumadas à modalidade de home office, de repente tiveram que se adaptar rapidamente, ainda que forçadas, do dia para a noite, a trabalhar 100% remoto.

Mas o que essas mudanças acarretam o dia a dia dos colaboradores? Sabemos que mesmo em casa, a rotina de trabalho deve ser mantida e seguida à risca, mas na prática, tudo é diferente. Em muitos casos, estamos envolvidos com outros familiares, filhos, vizinhos, ruídos e isso impacta diretamente em nossa produtividade. Neste cenário, como ser produtivo e seguir desempenhando suas funções trabalhando intensamente em casa e de que maneira conseguimos manter o equilíbrio da nossa vida pessoal com a profissional?

Todas essas cobranças nos trazem culpa muitas vezes pelo fato de não conseguir fazer tudo o que gostaríamos. E está tudo bem!

Sempre defendi a importância do esporte como parte da rotina e acredito que isso deve ser mantido também nesse período de isolamento. Muito mais que produzir, é produzir bem e de uma maneira saudável. O equilíbrio do corpo e da mente devem ser prioridades, principalmente neste momento em que vivemos. É fundamental que tenhamos tais práticas como ‘válvula de escape’. Ok, e como fazer isso?

Sabemos que a rotina de home office nem sempre segue um cronograma de horários, mas isso é sim fundamental. É necessário estipular pausas, horário de almoço, horário de finalizar o trabalho do dia, assim como fazemos no escritório. E as atividades físicas entram nessa agenda. Estipule um horário para dedicar-se a você; escolha uma atividade do seu agrado e pratique por um período, de preferência no início do dia. Eu, como praticante de triatlo, faço esteira pela manhã todos os dias, o que ajuda na concentração e criatividade. No final do dia, reservo alguns minutos para alongamento. Defendo que tais práticas mudam completamente a dinâmica do trabalho, ajudando a relaxar e encarar a rotina do isolamento com mais equilíbrio interno.

Grande parte da população vem sofrendo com ansiedade, depressão, dentre outros males que pioraram a saúde neste período de quarentena, e nesse momento, é necessário olhar atentamente para nosso corpo e mente.

Procure tirar um tempo do seu dia para cuidar desses dois pilares de equilíbrio; realizar atividades físicas que estimulem o seu cérebro a funcionar melhor.

Conciliar atividades físicas com às demais áreas trará mais qualidade de vida e, consequentemente, um melhor desempenho no trabalho. Administre seu tempo com sabedoria e sempre que possível faça exercícios para manter boa disposição, concentração, criatividade. Entenda que, assim como no esporte, nem a maior derrota dura para sempre.

Por Vandré Oliveira – founder da Tango.Tech, hub de inovação focado no desenvolvimento de negócios corporativos.

 

 


Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Fechar