As apresentações virtuais já eram comuns nas empresas antes de o home office se tornar um dos modelos de trabalho mais usados pelo mundo corporativo. Mas com o boom das vagas em home office, esse tipo de apresentação fica ainda mais comum e viável.
E um dos setores que mais usa as apresentações virtuais é o marketing. Afinal, o setor deve mostrar para os dirigentes os dados coletados sobre as ações realizadas ou para apresentar as propostas das estratégias de marketing ideais.
Para que os dados fiquem mais fáceis de serem compreendidos, é comum utilizar gráficos e recursos de mídia. Por isso que o meio virtual é muito utilizado para esse tipo de apresentação.
Hoje, existem diversas ferramentas de automação de marketing que geram os relatórios dos dados coletados, de forma que fica mais fácil inserir na apresentação. Ao investir nas ferramentas certas, você conseguirá ter o auxílio que precisa para corrigir seus pontos fracos e evidenciar seus pontos fortes.
Anote algumas dicas para realizar uma apresentação virtual de sucesso!
Dicas para criar uma apresentação virtual de marketing de sucesso
O setor de marketing é totalmente capaz de ser executado em modalidade home office. Não é à toa que empresas e startups estão abrindo vagas remotas neste setor e isso tende a aumentar.
Cada vez mais comuns, as apresentações on-line possibilitam a comunicação entre pessoas que não trabalham no mesmo lugar. Mas, como fazer uma apresentação virtual ser um sucesso? Anote algumas dicas para apresentar o seu produto e prender a atenção das pessoas do início ao fim!
- Monte uma apresentação que seja atrativa
Ao realizar apresentações por videoconferência manter sempre o foco das pessoas que estão assistindo pode ser difícil. Então se sua apresentação for visualmente atrativa, com layout agradável, com cores contrastantes e fontes legíveis, além de recursos de mídia como imagens e gráficos, irá ajudar a manter a atenção das pessoas que estão assistindo.
Uma tática que dá muito certo é usar poucos textos nas telas da apresentação. Assim os espectadores devem prestar atenção em sua fala se quiserem saber mais sobre aquele assunto que está sendo discutido.
- Teste antes de realizar a apresentação
A apresentação virtual necessita de diversas ferramentas e plataformas para acontecer com qualidade. Então, teste tanto a apresentação quanto a plataforma de videoconferência escolhida para realizar a reunião.
Verifique se sua conexão da internet tem uma boa velocidade, escolha um equipamento de áudio satisfatório para que você seja ouvido com clareza, além de se certificar que esteja em um local bem iluminado para que a qualidade da chamada seja satisfatória.
Além disso, defina um horário de início e fim, para que as pessoas possam organizar seus compromissos, e que você saiba o que falar dentro do tempo estipulado.
- Pense na apresentação como uma venda
Seja a apresentação para mostrar os dados coletados ou apresentação para mostrar as ideias de marketing para a empresa, pense nela como uma venda. Mostre para os espectadores os benefícios da estratégia, além dos resultados, se for o caso, a fim de convencê-los a contratá-lo ou manter o trabalho.
Uma tática muito boa para chamar a atenção na apresentação é relacionar os dados com emoções, trazendo a razão e a emoção. As compras geralmente são feitas pela emoção, mas justificadas pela razão. Leve isso para sua apresentação também, utilize o storytelling para guiar a sua apresentação, despertando emoções, mas combinando com os dados que deseja apresentar.
Contar uma história sobre um personagem fictício, de preferência relacionada ao público alvo da empresa, e inserir dados reais em meio aos fatos fictícios ajuda a vender melhor seu trabalho, mostrando como a razão e emoção podem estar relacionados.
- Faça promessas e as cumpra
Nos primeiros minutos da apresentação, faça um breve resumo do que irá abordar para quem estiver assistindo saber o que esperar. Ao longo da apresentação, cumpra todos os assuntos que descreveu no começo, de forma objetiva, mas sem esquecer de recorrer à emoção caso seja necessário e cabível.
Além disso, com o resumo você irá guiar sua apresentação, fazendo uma ordem das informações de forma correta, entregando cada dado na ordem mais atrativa possível.
Então, preparado para fazer com que a sua apresentação virtual de marketing seja um sucesso? Siga as dicas!