Muito se fala sobre a boa experiência do cliente e estratégias de marketing para atraí-los e encantá-los. Mas, não se pode esquecer que ela perpassa em relação à experiência do colaborador. Para que possamos ter clientes engajados com a nossa marca, precisamos, em primeiro lugar, garantir o envolvimento de nossos colaboradores. Afinal, são eles que traçam as estratégias, desenvolvem e vendem os produtos, passando os diferenciais para os clientes. Então se eles não acreditarem no que estão fazendo, como que eles acreditarão?
Ou seja, é extremamente importante realizar ações internas e posteriormente trabalhar a divulgação da marca empregadora externamente, assim, a empresa obtém ganhos tanto de retenção quanto de atração de talentos. Diante disso, para auxiliar as corporações que não sabem por onde começar, Joana Luz, head de RH da Vianuvem, plataforma inovadora de workflow digital, elencou algumas dicas de como as companhias podem fortalecer a marca empregadora de maneira eficaz. Confira:
Conheça a cultura da empresa
Quais são os valores e crenças de sua marca? A resposta dessa pergunta deve ser facilmente respondida tanto pelo RH e corpo diretivo, quanto por todos os funcionários. Além disso, ao realizar um processo seletivo, é importante apresentar essas informações desde a divulgação das vagas até o momento da entrevista, assim você atrai pessoas que contam com valores semelhantes, o que aumenta a satisfação e retenção dos mesmos.
Planeje suas iniciativas
Cuide do bem estar dos seus funcionários. Para que isso aconteça de forma leve e fácil, organize algumas iniciativas e coloque em prática. Não se esqueça de definir um cronograma de aplicação, sendo elas de curto, médio e longo prazo. Aqui o que vale é fazer a diferença e mostrar a todos que a preocupação com eles é essencial para o funcionamento como um todo.
Trate bem os candidatos no processo seletivo
Quantas vezes você já fez uma entrevista e não teve o retorno da empresa? Tenho certeza que muitas. O tratamento dado às pessoas que estão participando de seu processo seletivo é fundamental para a reputação de sua corporação enquanto marca empregadora. Priorize sempre uma boa comunicação e principalmente, um bom fluxo de feedbacks.
Incentive os colaboradores a serem protagonistas
Sem dúvidas eles são os maiores responsáveis por impulsionar a imagem da marca empregadora. Sabendo disso, não deixe de incentivá-los a serem protagonistas de todas as ações de divulgação, podendo inclusive, pensar em criar um Programa de Embaixadores da Marca. Mas lembre-se, esse processo não pode ser imposto, então busque a naturalidade.
Entenda as necessidades de sua equipe
Quais são as insatisfações deles? O salário está abaixo do mercado? É preciso entender todos os pontos fortes e fracos de sua marca para oferecer soluções. Diante disso, converse sempre com seus funcionários, ofereça alternativas e melhorias para aumentar o bem-estar e a satisfação dos mesmos. Sempre com muita transparência. Outra sugestão é aplicação constante de pesquisas de clima organizacional e também de entrevistas de desligamento, entendendo também os motivos que fazem um funcionário deixar sua empresa.
Foque na experiência do colaborador
O importante é garantir sempre uma boa experiência dos nossos colaboradores, desde o momento em que eles ainda não são efetivamente da corporação (candidatos) até o momento de um eventual desligamento/aposentadoria. Para que essa experiência seja boa, é necessário conhecer os diferenciais da empresa e os seus próprios funcionários, oferecendo um ambiente de trabalho com uma gestão humanizada e que permita a eles se sentirem motivados a crescer e a fazerem o seu melhor.