GestãoTecnologia

Como gerenciar pessoas com o auxílio da tecnologia

Com o auxílio da tecnologia, gerenciar pessoas se tornou mais fácil! Confira agora 5 dicas para unir a tecnologia e o RH na sua empresa

Gerenciar pessoas não é uma tarefa simples, no entanto, cabe ao setor de recursos humanos conciliar os processos dentro da organização e aumentar o engajamento dos colaboradores. 

Para facilitar a execução dessas atividades, muitas empresas têm adotado novos recursos e ferramentas tecnológicas, com o objetivo de otimizar os processos do RH.

As novas tecnologias revolucionaram o mercado, e a gestão de pessoas não ficou de fora dessa. 

Leia também: Cultura organizacional pautada na inovação

Sabendo disso, separamos 5 principais dicas para gerenciar pessoas com o auxílio da tecnologia e suas vantagens dentro da organização.

Pegue seu bloco de notas para anotar as informações mais importantes e seja bem-vindo ao Mundo RH! 

Boa leitura.

Qual a importância do RH para a organização? 

A importância do RH pode ser evidente para muitas pessoas. Entretanto, não podemos deixar de enfatizar qual a real função de um profissional de recursos humanos e o porquê dele ser tão essencial para uma organização.

Em síntese, o RH é responsável por alinhar as expectativas entre a equipe e a gestão da empresa, tornando o ambiente profissional saudável para todos. 

O profissional que atua nessa área tem o dever de cuidar dos direitos trabalhistas dos colaboradores, processos seletivos, recrutamento de talentos e demais processos burocráticos. 

Diferente da área administrativa, o RH foca na relação entre o time e promove ações que incentivam o engajamento da equipe, embora também possa desenvolver atividades documentais.

Sendo assim, a harmonia de uma empresa está inteiramente ligada com a gestão de recursos humanos. 

Vantagens da tecnologia na gestão de pessoas

Para gerenciar pessoas da forma correta, é necessário otimizar o tempo e, ainda, possuir um planejamento detalhado. 

Afinal, sem programação e tempo para executar as atividades da função, não há como exercer uma boa gestão do time.

Logo, a tecnologia surge como uma forma de facilitar esses processos e, de quebra, melhorar os resultados da equipe, proporcionando inúmeros benefícios para a empresa.

Com o auxílio de ferramentas e softwares integrados, é possível organizar o banco de informações em um só lugar, economizando papel e materiais físicos. 

Além disso, há a possibilidade de automatizar os processos de seleção, através de softwares que identificam de forma autônoma as skills e experiências dos candidatos.

Uma outra vantagem de unir a tecnologia com o setor de RH é implementar ferramentas de comunicação interna, onde as informações sejam registradas e não corram o risco de serem esquecidas com o passar do tempo. 

Bem como aplicativos de conversa como o WhatsApp, Zoom, Skype e Hangouts, que são ótimos mas, no dia a dia de uma organização, não oferecem muitas vantagens. 

Você também pode se interessar: Como as soft skills podem impulsionar a sua carreira

 Como gerenciar pessoas com o auxílio da tecnologia? 

Como falamos anteriormente, a utilização de ferramentas tecnológicas proporciona muitas vantagens, estas não são somente para o setor de recursos humanos, mas, sim, para toda a organização. 

Sendo assim, através desses aplicativos e softwares de gestão, é possível controlar e mensurar as atividades dos colaboradores em tempo real. 

O People Analytics é um ótimo exemplo de software que auxilia na hora de gerenciar pessoas, pois ele oferece uma análise completa do comportamento dos colaboradores e mensurar os indicadores de desempenho de cada setor. 

Alguns indicadores que podemos citar, no caso do RH, são: rotatividade, treinamentos realizados e nível de engajamento da equipe.

5 dicas para gerenciar pessoas com a tecnologia

Confira as 5 dicas que separamos para unir a tecnologia e a gestão de pessoas dentro da sua empresa. 

#1 Ferramentas de comunicação interna 

A comunicação interna  é um fator imprescindível dentro de uma organização. 

Por esse motivo, possuir ferramentas que possibilitem a troca de informações entre as equipes é um ponto chave para garantir que as atividades sejam executadas de forma correta. 

#2 People Analytics para gerenciar pessoas

A função do software de People Analytics é analisar dados sobre as pessoas e mensurar os resultados dentro de um determinado setor.

Nesse caso, o software ajudará o RH a visualizar melhor a situação dos funcionários e identificar problemas.

 #3 Marketing de recrutamento

Marketing de recrutamento é um termo bastante desconhecido aqui no Brasil. 

Contudo, esse segmento do marketing atrai novos talentos para empresa, pois funciona igual ao marketing para clientes. 

O que muda é que essas ações de atração visam novos colaboradores.

#4 Plataformas para freelancers

Em virtude da pandemia de Covid-19, o formato de trabalho remoto se tornou fixo em inúmeras organizações. 

Por isso, investir em plataformas de freelancers pode ser uma ótima alternativa, visto que muitos profissionais preferem essa modalidade e estão dispostos a contribuir para com a empresa de longe.

#5 Autoatendimento para colaboradores

Por fim, ter uma plataforma de autoatendimento para colaboradores é muito importante para que a equipe possa esclarecer dúvidas sobre os processos na empresa.

Além disso, essa funcionalidade é essencial para os novos funcionários, pois, dessa forma, eles poderão buscar informações de forma autônoma.

A tecnologia transformou o nosso dia a dia, tanto no âmbito pessoal, como no profissional. Logo, as ferramentas digitais e softwares também conquistaram seu espaço como facilitadores. 

Botão Voltar ao topo