Pensando em te ajudar nesse processo, listo aqui 4 orientações de ações que podem melhorar e incentivar a vivência dos valores no ambiente corporativo
Por Igor Vazzoler, Fundador e CEO da Progic
Os valores de uma companhia devem estar presentes e serem compartilhados por todos os funcionários, pois são eles que influenciam como devem ser os comportamentos, as atitudes e as decisões tomadas. Além de apoiar a visão da empresa diante de seus objetivos, a vivência dos valores organizacionais molda também a cultura e a identidade corporativa.
Em uma edição recente da Harvard Business Review, a revista divulgou uma pesquisa com líderes de RH demonstrando o que eles esperam e entendem ser necessário para melhorar o ambiente interno. E a principal resposta foi que os gestores pudessem passar pelo menos um terço do seu tempo desenvolvendo colaboradores, mas a realidade é outra. O estudo fez um levantamento com centenas de executivos que demonstraram que o número real é menor que dez por cento (9%), em média.
Por isso, dia a dia é importante inserir as práticas corretas para aproximar a empresa dos colaboradores por meio dos valores. Pensando em te ajudar nesse processo, listo aqui 4 orientações de ações que podem melhorar e incentivar a vivência dos valores no ambiente corporativo.
Processo seletivo
O primeiro contato do profissional com os valores da empresa ocorre durante o processo seletivo e esse é também o momento de a empresa avaliar se existe o alinhamento cultural entre ambas as partes. Ao realizar processos seletivos na sua empresa, lembre-se de disponibilizar informações claras e objetivas sobre os valores organizacionais e as características necessárias para as vagas em aberto. Além de ajudar a filtrar as candidaturas, isso trará também uma melhor experiência para os candidatos. Um processo seletivo realizado de forma eficaz pode beneficiar diversos fatores do clima organizacional, como a atração e retenção de talentos.
Onboarding
O onboarding é uma ótima forma de relembrar os valores da organização e tornar a integração do novo colaborador mais especial. Afinal, ele já poderá iniciar a sua jornada conhecendo a cultura organizacional e se sentir mais seguro diante de fatores como o código de condutas, a política interna etc. É possível promover momentos com o RH para workshops ou palestras sobre a história da empresa; cartilha de dúvidas frequentes; dicas de boas-vindas e outras ações.
3. Gamificação
A gamificação é uma estratégia eficaz e que garante a internalização de informações. Ela utiliza técnicas e características de jogos em outros processos e um deles pode ser a divulgação dos valores organizacionais. Você pode criar jogos, brincadeiras e desafios para potencializar a comunicação das informações estratégicas da empresa e, além disso, garantir a integração e a motivação dos colaboradores.
Feedback
O feedback se tornou uma ferramenta fundamental para o crescimento das empresas. Através dela, os profissionais podem aprender e aprimorar as suas habilidades técnicas, suas ações podem ser revistas e melhoradas e o trabalho pode ser direcionado de acordo com os objetivos da organização.
Dar e receber feedbacks se tornou uma necessidade para o alcance de melhores resultados e deve se tornar cada vez mais presente no mundo corporativo, já que é um canal de comunicação onde se torna possível o reconhecimento e o investimento na relação entre empresa e colaborador. Através dele é possível informar as ações, os comportamentos e valores esperados do outro e assim possibilitar o aprendizado constante e um melhor desenvolvimento profissional.
Se torna indispensável a utilização de ferramentas que permitam uma comunicação de mão dupla, onde líderes e colaboradores possam ser ouvidos e compreendidos. Para que a cultura do feedback seja reconhecida é importante que se mantenha uma periodicidade bem definida.