Uma equipe motivada pode ter impacto nos resultados. É importante que os líderes criem uma atmosfera em que seus colaboradores se sintam motivados no desempenho do trabalho. Há diversas estratégias que podem ser aplicadas para incentivar a equipe a desenvolver o seu trabalho de maneira eficaz.
É fundamental compartilhar as metas com os funcionários. Com todos trabalhando juntos como um time, os objetivos individuais se unem ao do grupo. Estabelecer metas de curto, médio e longo prazo ajuda a criar uma visão de onde o trabalho está indo e como superar os obstáculos que se encontram no caminho.
O ideal é também fortalecer o grupo e incentivar um ambiente positivo de convivência. Para tanto, a comunicação deve ser transparente e a filosofia do ganha-ganha deve imperar. Assim, todos saem ganhando no que fazem, sem criar competitividade no grupo.
O feedback também ajuda a motivar a equipe, mas é preciso usá-lo. Não adianta fazer uma crítica que deixa a pessoa desmotivada. O feedback não deve ser usado de uma forma hierárquica, de cima para baixo. Os funcionários também devem ter espaço para dar o seu feedback de como o trabalho está indo e sugerir formas de melhorá-lo.
Investir em treinamento e desenvolvimento também é uma maneira de motivar os profissionais. Os colaboradores, além de se sentirem valorizados, podem se desenvolver em suas carreiras com cursos de capacitação e aperfeiçoamento. Com o reconhecimento profissional, as pessoas trabalham mais motivadas.
O salário também é outra forma de promover a satisfação do quadro de funcionários. Salários que valorizem o profissional, além de uma série de benefícios, os encoraja a trabalhar melhor. Se o salário dos colaboradores se encontra defasado, a tendência é que eles trabalhem o que acham suficiente para receber o que recebem.
O tempo livre também deve ser respeitado. Um profissional descansado pode render muito mais do que alguém que esteja à beira de uma Síndrome de Burnout. O equilíbrio entre a vida profissional e a vida pessoal deve ser não somente respeitado, mas encorajado.
É essencial também ter bons líderes de equipe. Profissionais de diversos cursos, como da faculdade de administração, podem exercer o papel de liderança em uma empresa. Um bom líder não somente consegue trabalhar bem na gestão de pessoas, mas também tem um papel de inspirar a equipe. Um líder que somente fala o que deve ser feito e não atua de forma íntegra pode desanimar os funcionários. Ele também deve saber desafiar e ouvir bem a sua equipe.