Este e outros são os desafios da gestão de RH, que hoje não sobrevive e pode “matar” a empresa se não for estratégica e serão apresentados no Congresso da ABRH-MG
No próximo dia 20 de junho, a Associação Brasileira de Recursos Humanos de Minas Gerais (ABRH/MG) retoma seus eventos presenciais com a quinta edição do Congresso Conexões Humanas com temas em destaque no cenário empresarial.
Destinado a profissionais das áreas administrativa, de gestão, recursos humanos, lideranças empresariais, estudantes e interessados em geral, o evento acontecerá no Cine Theatro Brasil Vallourec, das 8h30 às 18h30.
Faz parte da programação, o painel “Gestão Estratégica de RH para Gerar Valor às Empresas”, que será mediado por David Braga, Conselheiro Executivo da ABRH/MG, com participação de Cassiana Machado, Diretora de Inovação e RH da Ubyfol, e Jorge Feliciano, Executivo de Gente e Gestão da Martins Atacadista.
Segundo o Conselheiro Executivo da ABRH/MG, o tema, complexo e de grande destaque no meio empresarial, é o ponto central de tudo que será abordado na programação do Congresso.
Desafios para uma Gestão Estratégica de RH
De acordo com David Braga, antigamente as áreas de Recursos Humanos das empresas eram ligadas aos seus setores administrativo-financeiros. Hoje, o mercado exige uma atuação muito mais ampla e estratégica desses profissionais em função da alta competitividade, complexidade do cenário e da mudança de comportamento dos colaboradores. “Com quadros de colaboradores cada vez mais enxutos e mais questionadores, os RHs precisam inovar, seja por meio de inserção de novas tecnologias, da sustentabilidade, de novos programas, assim como dos pilares da diversidade de gênero, idade e ideias. E neste cenário o RH tem papel fundamental. Isso porque são as pessoas, os principais atores das organizações, que precisam estar motivadas para que permaneçam em seus trabalhos”, argumenta.
Braga explica que os profissionais estão, cada vez mais, questionando e cobrando coerência entre o discurso e a prática nas ações direcionadas a eles. “Deparamos com o poder compartilhado, no qual a empresa escolhe seus colaboradores e, por outro lado, eles também estão se posicionado e escolhendo se permanecem ou não nas empresas. Essas situações abrangem também cargos da alta gestão. Como CEO, boardadvisor e headhunter da Prime Talent, me deparo frequentemente com presidentes ou outros cargos de alta gestão pedindo demissão, pois não se sentem conectados com o propósito da empresa onde atuam”, salienta.
Neste contexto desafiador, as organizações necessitam mudar de postura e contarem com um RH realmente inovador. E, na análise do Conselheiro Executivo da ABRH/MG, a alta gestão tem um papel fundamental nesse processo: precisa apoiar e cobrar para que as áreas de RH sejam mais estratégicas.
David Braga ressalta que o RH precisa orquestrar, apoiar e gerenciar ânimos e desejos dos líderes e colaboradores, mas para isso, ele precisa se conhecer, amadurecer, se aprimorar constantemente, entender a fundo detalhes da empresa e daqueles que a compõem, ser apaixonado por pessoas e ser exemplo naquilo que ele atua. “O RH precisa promover um clima favorável, de transparência nas relações, além de exercer uma liderança humanizada na própria área para que isso cascateie para demais áreas da empresa”, pontua, ressaltando que o trabalho do RH é árduo e desafiador, mas cabe a ele criar ferramentas para seu aprimoramento constante e adotar essa postura estratégica.
“Por outro lado, cabe à alta gestão cobrar essa postura do RH para que ela possa ter tranquilidade na tomada de decisão a partir do cenário, das orientações e soluções compartilhadas pela área”, ratifica Braga.
Segundo ele, planejar, implantar e manter um RH estratégico deve ser prioridade dentro de toda empresa, “afinal o setor amadureceu aos longos dos anos e deve assumir o papel de protagonista, já que suas estratégias impactam diretamente no valor financeiro da organização, na competitividade e na perenidade do negócio”, conclui.
No painel “Gestão Estratégica de RH para Gerar Valor às Empresas”, os participantes vão conhecer modelos de sucesso implementados pela Ubyfol e Martins Atacadista e trocar experiências sobre planejamento, implementação e consolidação do RH estratégico.
SERVIÇO: CONGRESSO ABRH/MG – CONEXÕES HUMANAS
Data: 20 de junho
Horário: 8h30 às 18h30
Local: Cine Theatro Brasil Valourec – Av. Amazonas, 315 – Centro – BH/MG
Informações e inscrições: https://www.hbatools.com.br/conexoes-humanas-2022__1079
Programação
8h30 – Abertura com o presidente da ABRH: Leandro Pinho
9h – Desconstruindo a Homofobia que você nem sabe que tem
Marcelo Cosme. Jornalista da Globo News, palestrante e escritor.
9h30 – ESG Um Caminho sem volta. O que as empresas têm feito pelo desenvolvimento sustentável
Palestrantes: Gleuza Jesué (gerente executivo VALE)
Rosana Aguiar (Gerente executiva de ESG do BMG)
Mediação: Helida Bersan – Diretora de Sustentabilidade da ABRH/MG e Guilherme Bagno – Diretor Jurídico da ABRH/MG.
10h15 – Diversidade: Como estimular a inclusão LGTBI+ nas empresas
Palestrantes: Pedro Bento – Product Owner de Projetos de Cultura da Gerdau
Matheus Oliveira – Gerente de RH da Magnesita
Mediação: Anderson Araújo – Diretor de Diversidade da ABRH/MG
10h55 – 11h25 – Coffee connection
11h30 –Transformação Cultural para Inovação
Palestrantes: Paula Harraca – Diretora de Futuro da Arcelor Mittal
Marina Sousa – Diretora de Culturas & Timesda Tropos Lab
Mediação: Mariana Moura – Conselheiro Deliberativo da ABRH/MG e Renata Santana – Conselheira Executiva da ABRH/MG
12h15 – Novos Modelos de Trabalho Híbrido na Indústria
Palestrante: Giovana Corolola (Stellantis) – New Era of Agility (NEA)
Mediador: Marcos Silva (Stellantis) – Diretor de Cultura e Transformação da ABRH
13h – 14h30 Almoço
14h30 – Projeto Querubins
15h – Gestão Estratégica de RH para Gerar Valor às Empresas
Palestrante: Cassiana Machado – Diretora de Inovação e RH Ubyfol
Jorge Feliciano – Executivo de Gente e Gestão DA Martins Atacadista
Mediação: David Braga – Conselho Executivo da ABRH/MG
15h45– O Mundo Pós-Pandemia: Saúde Nas Organizações
Palestrantes: Dra. Luana Araujo – Cientista e pesquisadora
Dr. Matheus M. dos Santos – Gerente de novos negócios da Rede Materdei de Saúde
Mediação: Leandro Pinho – Presidente da ABRH/MG
Ivana Macedo – Diretora de Qualidade da ABRH/MG
16h30 – 17h Coffee conection
17h – Liderança Ambidestra – Eliminando Vieses para a Construção de uma Cultura Realmente Inovadora
Palestrante: Alberto Roitman – Cofundador da Escola do Caos
Anderson Bars – Cofundador da Escola do Caos
Mediação: Alexandre Faria – Diretor de Tecnologia da ABRH/MG
Katia Raphael – Diretora de Estratégia da ABRH/MG
17h45 – 18h30 – Encerramento – Concerto da Orquestra de Câmara SESIMINAS