A Covid-19 fez com que, praticamente da noite para o dia, milhares de empresas e profissionais de todo mundo passassem a trabalhar em casa. No início, foi algo novo para muita gente e as tarefas passaram a ser executadas de formas diferentes, cada um tentando encontrar o seu caminho. Agora, no entanto, sabemos que fará cada vez mais sentido o trabalho híbrido, aquele em que o trabalhador se reveza entre o escritório da empresa, a casa e coworkings.
O BeerOrCoffee, plataforma de coworkings do país, com 1,1 mil espaços em cerca de 150 cidades brasileiras, reuniu algumas dicas para planejamento da rotina. Confira abaixo.
5 dicas para o trabalho remoto
Planeje o seu dia: evite agendar muitas reuniões em um único dia, pois isso fará com que você e sua equipe utilizem o tempo fragmentado de maneira ineficiente; gerencie suas reuniões de acordo com as prioridades da empresa; aprenda a dizer não para o excesso de convites de encontros on-line.
Faça a sua agenda de maneira proativa: Convenhamos que fazer a gestão da agenda nem sempre é uma questão simples. Em vez de deixá-la totalmente aberta aos colegas, é importante que você defina seu tempo para as atividades. Todas as segundas-feiras ou sextas-feiras, por exemplo, dedique um tempo para entender o quanto de energia você vai colocar em um projeto, campanha ou atividade.
Programe suas pausas: Trabalhar em casa ou dentro de um coworking, longe dos olhos do chefe, pode trazer a insegurança de ter de trabalhar mais para provar que está entregando resultado. Para evitar a sobrecarga, faça pausas com regularidade. Elas serão essenciais para controlar o nível de estresse. Tomar um café ou chá, ler um pouco e até fazer uma pequena caminhada é fundamental para otimizar sua produtividade. Reserve um espaço de tempo para se exercitar e não se esqueça da boa alimentação e de uma boa noite de sono.
Seja claro e transparente na hora de se comunicar: Em momentos em que a comunicação presencial de pessoa para pessoa diminuiu, é essencial ter muita atenção em relação ao entendimento em relação ao que se diz. Explore de maneira responsável ferramentas como Zoom, Google Hangouts, Slack, Notion e outros, a fim de criar espaços para facilitar a comunicação e criar um sentimento de conexão com os colegas e com as estratégias da empresa.
Conte com a tecnologia para ajudar a mantê-lo responsável: Programas de controle de tarefas, por exemplo, lhe ajudarão a entender o tempo que você leva para concluir uma atividade.