Dicas de como melhorar o processo seletivo em TI, desde a descrição da vaga até a contratação
Com um mercado aquecido e a alta demanda por profissionais da área de tecnologia, as empresas têm um grande desafio na hora de atrair e engajar talentos. Isso porque há uma escassez dessa mão de obra no mercado, fazendo com que sejam os RHs a correrem atrás deste perfil. Esse desafio de contratação tech tem levado as companhias a investirem na especialização de seus times de RH.
“Estamos vivendo uma alta competitividade de mercado e se as empresas não melhorarem seus processos seletivos, atraindo e engajando perfis adequados às vagas, no médio e longo prazo, podem gerar impactos e custos adicionais. Por isso, o profissional de recrutamento tech precisa se especializar para saber onde encontrar essas pessoas, quais as melhores técnicas de abordagens e entrevistas para ser mais ágil e assertivo”, explica Karina Matheus dos Santos, coordenadora de People na GeekHunter, startup de recrutamento de profissionais de tecnologia.
Por isso, a especialista e responsável pelo recém-lançado curso de Formação Tech Recruiter da GeekHunter, separou algumas dicas de como melhorar o processo seletivo em TI, desde a descrição da vaga até a contratação.
Descrição de vaga mais atrativa
O primeiro passo para ter sucesso no processo seletivo em TI é melhorar a descrição da vaga, deixando ela mais detalhada e mostrando para o candidato todos os benefícios de trabalhar na empresa. “Percebemos que quanto mais informações sobre o ambiente de trabalho e as funções do cargo, mais a pessoa conhece e pode se interessar pela vaga”, aconselha Karina.
Segundo a tech recruiter, para melhorar a atratividade da vaga vale criar materiais pensando nas possíveis dúvidas dos candidatos, mostrar as práticas já realizadas pelos times e benefícios de trabalhar na empresa. Outra dica é criar descrições diferentes conforme a senioridade.
Crie processos seletivos mais rápidos
Processos seletivos longos costumam desengajar candidatos. Pesquisa realizada pela GeekHunter mostra que 46,8% das empresas levam entre 31 e 60 dias para contratar um profissional de TI. Para Karina, reduzir o tempo de ciclo da pessoa candidata no processo e oferecer a melhor experiência, incluindo retornos rápidos e feedbacks, são pontos fundamentais.
“Mas 40% dos candidatos relatam desistir da vaga porque já receberam outra proposta de emprego. Por isso, o tempo para concluir o processo é um fator importante, se demorar muito corre-se o risco de perder o candidato”, diz.
Troque o teste por entrevista técnica
Os testes técnicos geralmente são aplicados para validar candidatos nas áreas de desenvolvimento de software. No entanto, testes complexos demandam muito tempo e energia do profissional que, muitas vezes, nem aceita participar do processo. “Os testes técnicos costumam ter entrega abaixo de 30%. Um profissional júnior talvez esteja mais disposto a mostrar o potencial dele através de um teste porque não tem um currículo que comprove isso. Mas quanto maior a senioridade, menor a disposição de fazer um desafio técnico”, explica.
Uma das soluções apontadas pela especialista é a troca do teste por uma entrevista técnica, que consiste em entender qual é o nível de conhecimento técnico da pessoa com base em uma lista de critérios e áreas do conhecimento. “O objetivo da entrevista é focar no candidato, validar as informações técnicas por meio de perguntas, para saber até onde vai o conhecimento da pessoa. Associamos esses conhecimentos com traços de comportamento para, inclusive, identificarmos a senioridade do candidato para a empresa. Mas tudo isso, sem perder a fluidez da conversa para não diminuir o engajamento e a participação da pessoa nesse momento”.
Use tecnologia de automação
Outra boa prática que pode ajudar os RHs a serem mais eficientes é implementar ferramentas de inteligência artificial para auxiliar e acelerar todo o processo. Os softwares de recrutamento permitem que algumas atividades antes realizadas manualmente possam ser feitas de forma automatizada, tornando três vezes mais rápido o trabalho de atração e seleção, reduzindo em mais de 80% o tempo de contratação.
“Na base de clientes da GeekHunter, por exemplo, as empresas realizam cinco entrevistas por vaga, em média, e levam até 14 dias para finalizar a contratação desde a primeira abordagem. Isso traz um ganho em eficiência para o RH, que reduz custos e tempo, e consegue ser mais preciso, evitando a sobrecarga de currículos que não fazem sentido para a vaga”, analisa.