Gestão

Como melhorar os resultados da empresa com reuniões de debriefing

Empresário explica como aplicar a estratégia, ter equipe engajada e conquistar clientes

Conhecido como sendo o “norte” dentro de um projeto, o briefing é importante para definir objetivos, estipular metas e desenhar quais serão os resultados. No caso da reunião de debriefing, tudo o que foi realizado será analisado e discutido, a fim de melhorar o que já estava bom e extinguir o que deu errado. “Sempre usei esse método dentro da empresa, mas descobri que fazer isso com clientes também é uma ótima solução”, conta o empresário e professor Anderson Gil, que também é especialista em Business Intelligence.

Didático, Anderson explica como aplicar a reunião de maneira assertiva, buscando melhorias junto com a equipe e com os clientes. “Principalmente para quem trabalha com serviços, acompanhar a compra desde o começo e seu desenvolvimento é importantíssimo, assim como todo feedback que chega precisa ser analisado”.

Depois que uma venda ou um evento aconteceu, a primeira coisa a se fazer é realizar a reunião de debriefing. “Nela será possível coletar informações, descobrir quais pontos deram certo, o que não saiu tão bem assim e principalmente: entender o que deu errado”, pontua Anderson. Ele também complementa: “essa é a hora de ouvir, anotar tudo e assimilar. É importante também determinar um tempo de acordo com o tamanho do projeto. Normalmente 30 minutos resolvem, mas se for um grande evento, talvez 1 hora a mais seja necessária”.

Para o empresário, que já trabalhou como diretor de planejamento, quatro pontos são fundamentais: “planeje as ações, acompanhe os passos, ouça novas sugestões e redefina as metas”. Essas atitudes podem funcionar tanto com a equipe quanto um cliente, que precisa de suporte e que pode dar sugestões de melhorias também.

“Perguntar se tudo está indo certo, se tem alguma dúvida ou ideia serve em todas as ocasiões”, finaliza Anderson Gil, que também é cofundador da empresa de tecnologia Followize.

Imagem:Pixabay

Etiquetas

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios