Cada vez mais empresas trocam a velha cesta de Natal por soluções personalizadas. A Sodexo dá aqui três opções de cartões que vão deixar seus colaboradores muito mais satisfeitos
Por Caroline Marino
O que o ex-presidente dos Estados Unidos Franklin Roosevelt, o ex-premiê britânico Winston Churchill, o líder do movimento pelos direitos civis Martin Luther King, o papa João Paulo II, o criador do Facebook Mark Zuckerberg e você têm em comum?
Todos já foram eleitos “Pessoa do Ano” pela prestigiada revista Time. Sim: “você” figurou na capa da revista em 2006, em um dos marcos do que chamamos agora de “era da personalização”.
Com a onipresente tecnologia, os hábitos do consumidor mudaram muito. Conectado, ele espera vivenciar experiências que o surpreendam. Para conseguir atender a essa expectativa, o segredo é a customização.
Se a pessoa espera isso como consumidor, por que seria diferente em relação às expectativas que ela tem como colaboradora de uma empresa?
Com um time cada vez mais diverso – gerações, etnias, raças, regionalidades e costumes –, as companhias não podem mais pensar em ações que não levem em conta as especificidades dos colaboradores.
Fala-se muito, atualmente, na personalização da experiência do funcionário. Ou seja: olhar para as demandas individuais de cada um e criar estratégias para atendê-las.
Isso reflete nas expectativas que eles têm em relação aos benefícios que recebem das empresas. Uma pessoa que more sozinha e não goste de cozinhar, por exemplo, vai ter no vale-refeição sua melhor companhia para o almoço.
“Os RHs precisam ter em mente que as pessoas têm características diferentes e dar liberdade de escolha é, hoje, essencial para aumentar a motivação e a produtividade”, diz Alberto Ippolito, gerente de Produtos Multibenefícios da Sodexo.
CESTA DE NATAL: ISSO AINDA FAZ SENTIDO?
Segundo Alberto, é essencial para uma empresa personalizar os benefícios oferecidos mensalmente. Mas também é importante que ela faça o mesmo em relação aos pensados para datas como o Natal.
Ele explica que grande parte das empresas está deixando a cesta de Natal para funcionários de lado e buscando presentear seus colaboradores com algo mais personalizado – e que os deixe mais satisfeitos.
A tradicional cesta traz consigo alguns desafios. Para o RH, é complicado pensar em algo que agrade a todos os funcionários, negociar com os fornecedores, armazenar os produtos, controlar para que estejam todos na validade e depois distribuir para os colaboradores.
Do seu lado, o colaborador, que muitas vezes depende de transporte público, tem que dar um jeito de levar uma caixa pesada para casa – que, muitas vezes, ainda vem com produtos que não necessariamente compõem a alimentação daquela família, tornando-se dispensável.
Reconhecer os esforços dos colaboradores sempre é importante, mas traz um significado especial em um ano tão difícil quanto este que vivemos. Pensando nisso, Alberto conta que a Sodexo tem algumas soluções para facilitar o trabalho do RH – que cabem no bolso da empresa e atendem às necessidades do colaborador.
Veja, a seguir, três formas de presentear os colaboradores no fim do ano.
- Sodexo Multi
É um app, é um cartão, é uma plataforma de gestão? O novo produto da Sodexo é tudo isso. Nele, é possível usar diversas carteiras digitais (digital wallets) personalizadas, que podem ter uso pré-determinado pela companhia, inclusive com a possibilidade de saque em dinheiro.
Para o Natal, a empresa pode usar a carteira de incentivo e, assim, dar poder de escolha ao funcionário, que consegue comprar o que quiser em qualquer loja que aceite a bandeira Mastercard.
No app do Sodexo Multi, o colaborador também pode fazer carga de celular, comprar games e aplicativos, usar serviços de streaming e de transporte por aplicativo e muito mais.
Com o Sodexo Multi também é possível, por exemplo, comprar um presente para o filho, ir ao supermercado ou até cortar o cabelo. E, durante ou após o Natal, a empresa pode utilizar as outras carteiras, como home office e farmácia, sem precisar solicitar um cartão novo.
- Gift Pass Sodexo
O cartão-presente pode ser utilizado em mais de 80 mil estabelecimentos em todo o Brasil. Nele, o RH coloca um valor para que o funcionário gaste em uma rede credenciada que conta com estabelecimentos como lojas de departamento, construção e eletrônicos, supermercados e agências de viagens.
Diferentemente de um vale em dinheiro comum, este tipo de reconhecimento oferece segurança, comodidade e preserva o objetivo emocional que um presente pode representar.
- Alimentação Pass Natal Sodexo
Para evitar aqueles perrengues todos com as cestas de Natal, uma boa ideia é dedicar um valor no Alimentação Pass Natal, aceito em supermercados, hortifrútis e padarias de todo o Brasil.
Com isso, o funcionário pode gastar da maneira que quiser e montar uma ceia de Natal com seus produtos favoritos, em vez de levar para casa produtos que, muitas vezes, ele nem consome (quem não gosta de presunto ou de uva passas agradece!).
Sodexo Multi: melhor que cesta de Natal
Quatro razões para trocar a tradicional cesta para seus colaboradores por um cartão Sodexo Multi:
- Cabe no bolso do colaborador, que não precisa carregar uma cesta pesada no transporte público para casa
- A empresa não corre o risco de errar no presente, porque dá ao colaborador a chance de escolher
- Ele tem a bandeira Mastercard, aceita em milhares de estabelecimentos comerciais no país
- No app do Sodexo Multi também é possível fazer recarga de celular, comprar games e aplicativos, usar serviços de streaming e de transporte por aplicativo e muito mais
- A empresa mostra que respeita a diversidade e a especificidade de cada um na hora de reconhecer a equipe