Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Aceitar
Mundo RHMundo RHMundo RH
  • Início
  • Mundo RH
    • Notícias
    • Opiniões
    • Publieditorial
    • Colunistas
    • Variedades
    • Artigos
  • Carreira
    • Vagas
    • Estágio e Trainee
    • Dança das cadeiras
    • Inclusão
    • Empreendedorismo
    • Educação Corporativa
    • Treinamentos
    • Benefícios
    • Comportamento
    • Eventos
  • Gestão
    • Soluções para RH
    • Negócios
    • Pesquisas
    • Influencer RH
    • Legislação trabalhista
    • Premiação
    • Podcasts
    • Entrevistas
  • Saúde
    • Qualidade de vida
    • Esportes
  • Tecnologia
Lendo: Como o customer success impacta a percepção da marca?
Entrar
Notificações Mostrar Mais
Font ResizerAa
Font ResizerAa
Mundo RHMundo RH
Pesquisar
  • Início
  • Mundo RH
    • Notícias
    • Opiniões
    • Publieditorial
    • Colunistas
    • Variedades
    • Artigos
  • Carreira
    • Vagas
    • Estágio e Trainee
    • Dança das cadeiras
    • Inclusão
    • Empreendedorismo
    • Educação Corporativa
    • Treinamentos
    • Benefícios
    • Comportamento
    • Eventos
  • Gestão
    • Soluções para RH
    • Negócios
    • Pesquisas
    • Influencer RH
    • Legislação trabalhista
    • Premiação
    • Podcasts
    • Entrevistas
  • Saúde
    • Qualidade de vida
    • Esportes
  • Tecnologia
Possui uma conta? Entrar
Siga-nos
2016 - 2023 © Mundo RH | Projetado por INformigados
Negócios

Como o customer success impacta a percepção da marca?

Redação Mundo RH
Por Redação Mundo RH
12/07/2023
847 Views
26/05/2024
Bianca Marques é gerente de customer success da Pontaltech, empresa especializada em soluções integradas de voz, SMS, e-mail, chatbots e RCS

A grande premissa do customer success é estreitar e aperfeiçoar o relacionamento entre as partes, entendendo profundamente suas necessidades, motivos pelos quais buscou o negócio, e como atender a seus desejos com plena satisfação e com todo o suporte necessário

Entender as necessidades de seu cliente e garantir que essas demandas sejam atendidas com êxito é primordial para o sucesso de toda empresa. E, dentre tantas estratégias voltadas para essa missão, o customer success (CS) vem se destacando e evoluindo intensamente nos últimos anos, demonstrando a importância de uma atuação mais consultiva e proativa com o público-alvo para estreitar o relacionamento entre as partes, assegurar a geração de valor em tudo que for entregue conforme suas expectativas e, assim, impactar positivamente a percepção da empresa para seu destaque.

Mesmo não sendo uma completa novidade no mercado, o CS se consolidou neste termo em resposta às intensas transformações do comportamento e exigência do consumidor, colocando-o no centro de todo o planejamento interno para que tenha sucesso em sua jornada de compras e se fidelize. Caso não tenham uma experiência rica, personalizada e memorável, cerca de 70% deles deixarão de buscar a marca novamente para futuras compras, de acordo com um relatório divulgado pela Adyen/KPMG.

A grande premissa do customer success é estreitar e aperfeiçoar o relacionamento entre as partes, entendendo profundamente suas necessidades, motivos pelos quais buscou o negócio, e como atender a seus desejos com plena satisfação e com todo o suporte necessário. Ao integrar este ecossistema, será possível fortalecer a imagem corporativa, se posicionando como uma companhia genuinamente preocupada em assegurar a satisfação de seus usuários e, assim, atrair e reter cada vez mais consumidores.

Compreendendo a importância de acompanhar essa maior rigorosidade, em 2022, o direcionamento de estratégias de CS na expansão de receitas alcançou a marca dos 61%, segundo uma pesquisa da TSIA. Em 2015, essa porcentagem era de apenas 10%, o que mostra uma valorização extrema desta ação para a conquista de metas valiosas para um melhor posicionamento em seu segmento.

Por envolver uma mudança completa no mindset corporativo, trabalhando na base interna para que os usuários continuem usando suas soluções ao invés do concorrente, desenvolver essa sensibilidade do customer success não é tão simples ou fácil, e exigirá uma definição muito clara de todos os papéis envolvidos nessa estratégia. Os profissionais responsáveis por esse cuidado não devem se portar como vendedores, mas sim como auxiliadores para garantir que todas as suas necessidades sejam atendidas – dando todo o suporte exigido, acompanhando suas interações e, principalmente, acompanhando sua satisfação através de métricas precisas.

Cada cliente estará em um ponto diferente de sua jornada. Por isso, é essencial compreender como assegurar essa entrega em cada uma dessas etapas, sempre o mantendo completamente engajado. Ter essas informações permitirá que a empresa mantenha ações que estejam gerando valor para o negócio ou, caso necessário, adotem medidas corretivas para evitar a perda deste cliente para concorrentes.

Na iminência deste risco, não é incomum notar marcas que ofertam descontos que atraiam sua atenção. Por mais que todos gostemos de uma promoção, ela, por si só, não irá reter este cliente a longo prazo, muito menos fazer com que gere uma percepção positiva sobre a empresa e continue adquirindo seus produtos ou serviços. Até porque, uma experiência positiva vai muito além do que comprar um item por um valor mais barato.

Seja positivo ou negativo, esse feedback é imprescindível de ser colhido para o bom funcionamento do CS, com o qual poderão estruturar planos de ação mais assertivos para a satisfação deste público-alvo. Inclusive, existem diversas métricas e pesquisas de satisfação que podem contribuir para a obtenção e análise destes dados, analisando como suas dores estão sendo resolvidas e o que pode ser ainda mais melhorado nesse quesito.

O consumidor precisa enxergar valor naquilo que está adquirindo do seu negócio, para que tenha uma chance elevada de se manterem fidelizados a longo prazo. Essa será a maior meta do customer success, criando a interface entre esta missão e os departamentos internos em prol da máxima experiência positiva ao longo da interação. Afinal, todo o sucesso do cliente é, também, o sucesso da própria empresa, elevando sua percepção de marca para um futuro promissor.

Bianca Marques é gerente de customer success da Pontaltech, empresa especializada em soluções integradas de voz, SMS, e-mail, chatbots e RCS.

Futuro do trabalho: o que podemos esperar?
Revelo adquire duas startups no México e expande atuação na América Latina
WordPress: a escolha certa para seu site
Empresa dobra pedidos via dispositivos móveis
Apple lança Iphone 13 no Brasil
Compartilhe este Post
Facebook WhatsApp WhatsApp LinkedIn Imprimir
Qual foi sua reação ao artigo?
Amei0
Engraçado0
Feliz0
Triste0
Envergonhado0
Surpreso0
PorRedação Mundo RH
Siga:
O Mundo RH é um portal online que oferece um conteúdo completo e rico para profissionais de Recursos Humanos. Nós oferecemos informação e conhecimento através de artigos escritos por nossa equipe de redação altamente capacitada. Além disso, oferecemos ainda downloads úteis e espaço para opiniões de colunistas voluntários e um local para comentários de nossos leitores. O Mundo RH é também um lugar para encontrar as últimas notícias e notícias de hoje no mundo da gestão de Recursos Humanos e empresas. Nós também oferecemos consultoria, cursos e uma ampla seleção de vagas de emprego/trabalho. Nós valorizamos a interatividade com nossos leitores e acreditamos que compartilhando informação e conhecimento, podemos ajudar a melhorar a área de Recursos Humanos em todo o Brasil. Junte-se a nós no Mundo RH e fique por dentro do que está acontecendo no mundo de Recursos Humanos
Artigo Anterior Conheça o Trabalho 4.0, que traz modalidades de emprego mais flexíveis e auxiliadas pela tecnologia
Próximo Artigo Empresa de Benefícios e Incentivos é reconhecida por práticas humanizadas no atendimento ao cliente
Nenhum comentário Nenhum comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

Você precisa fazer o login para publicar um comentário.

Ad imageAd image

Siga-nos

FacebookGostei
XSeguir
InstagramSeguir
YouTubeInscrever

Posts Recentes

Em um mundo VUCA, RH assume papel estratégico: tese de executiva é reconhecida entre as melhores da USP
Gestão
22/05/2025
4 benefícios diferentes que as empresas oferecem aos colaboradores
Benefícios
22/05/2025
Responsabilidade social corporativa como cultura viva: construindo propósito e impacto real
Colunistas
22/05/2025
Inteligência artificial avança no RH e transforma o recrutamento nas empresas brasileiras
Soluções para RH Tecnologia
21/05/2025
Ad imageAd image

Leia Também

Negócios

Cipa Fiera Milano agora é Fiera Milano Brasil

19/04/2022
Negócios

Seu marketing entrega crescimento real ou é só mais do mesmo?

09/05/2025
OpenAI ChatGPT Login: Comandos ou prompts avançados
ColunistasNegóciosOpiniõesTecnologia

OpenAI ChatGPT Login: Comandos avançados!

06/03/2023
Negócios

Como fazer dinheiro em tempos de crise?

27/12/2020

Mundo RHMundo RH
Siga-nos
2016 - 2025 © Mundo RH | Projetado por INformigados
  • Blog
  • Sobre
  • Contato
  • Anuncie
Bem-vindo de volta!

Entre na sua conta!

Username or Email Address
Password

Perdeu sua senha?

Not a member? Sign Up