Mundo RH

Como o espaço de trabalho pode afetar na produtividade das equipes

O design dos escritórios desempenha um papel cada vez mais importante na produtividade dos funcionários

Espaços verdes, salas de descompressão e iluminação podem afetar de maneira direta o rendimento dos funcionários. Saiba como:

O design dos escritórios desempenha um papel cada vez mais importante na produtividade dos funcionários. Poucas coisas são tão nocivas para a inovação e a criatividade coletiva do que espaços fechados onde um grupo de pessoas não pode estabelecer trocas significativas. Justamente por isso, os espaços de trabalho não tradicionais cresceram em popularidade entre os empreendedores e startups do Brasil e do mundo. Com comodidades como estações de trabalho flexíveis, salas de conferência privadas, zonas verdes e espaços de descanso, os escritórios modernos oferecem toda a estrutura necessária para impulsionar a inovação.

Mas de que maneira o design e as características de um espaço de trabalho podem afetar a produtividade de uma equipe? Algumas respostas são óbvias: é difícil ser produtivo com uma internet instável e realizar uma teleconferência em um espaço sem privacidade alguma pode ser complicado. Outras características como a ergonomia, a iluminação e presença de áreas verdes também afetam diretamente a capacidade produtiva de um time.

Ergonomia

Manter uma mesma posição por longos períodos de tempo pode levar a problemas de saúde e isso já não é novidade. Um apoio deficiente para as costas ou um assento desconfortável pode fazer com que a equipe se sinta esgotada no final de um longo dia de trabalho. Mesas ajustáveis que permitem que os funcionários possam esticar as pernas sem dificuldade são cada vez mais comuns e zonas onde se pode trabalhar em pé e assim movimentar o corpo também já começam a aparecer em alguns escritórios e co-workings.

Iluminação

Como o espaço de trabalho pode afetar na produtividade das equipes
Foto: Unsplash

A iluminação também é crucial. Estudos comprovaram que uma iluminação adequada pode melhorar a capacidade cognitiva dos funcionários e afetar diretamente o humor da equipe. Uma má iluminação, porém, pode atrapalhar o ritmo circadiano de uma pessoa. O ritmo circadiano é oscilação biológica que o corpo apresenta segundo a presença ou a falta de luz. Por isso, sentimos sono quando há pouca luz e sentimos mais energia quando está claro. Segundo especialistas, a interrupção desse processo natural pode causar distúrbios do sono, depressão e obesidade.

Áreas verdes

Nos últimos anos, muitos estudos e pesquisas têm mostrado como plantas e flores podem melhorar a experiência de trabalho. A biophilia demonstra como os espaços verdes de escritórios geram respostas fisiológicas, como o aumento da atividade cerebral e a diminuição dos hormônios do estresse. Um artigo da Universidade de Harvard descobriu que o desempenho cognitivo de trabalhadores de escritório “verdes” era duas vezes maior do que o apresentado por pessoas que trabalham em espaços convencionais. A Apple é uma das maiores empresas a aderir a esta tendência de design. Seus novos escritórios, chamados de “Apple Park”, estão cobertos por mais de 10.000 árvores. A iniciativa de trazer árvores para o ambiente corporativo tem conquistados outras empresas como a Amazon e suas Amazon Spheres, esferas gigantes repletas de plantas tropicais para uso coletivo da equipe.

Espaços Breakout + Áreas de Relaxamento

Muitas empresas e espaços de co-working oferecem salas de relaxamento (ou espaços de descompressão) – e por boas razões. Um espaço tranquilo para meditação ou descanso mantém as pessoas relaxadas durante o dia. Se as jornadas costumam ser longas e intensas, um descanso de vinte minutos pode ser a diferença entre uma tarde produtiva ou horas de procrastinação e falta de energia. Esses espaços de fuga são um alívio necessário às equipes.

Vale lembrar que se seus funcionários estiverem insatisfeitos com a forma como estão sendo gerenciados ou com o que recebem, alterar a iluminação ou criar espaços de descanso pode não ser o suficiente para compensar esse problema. Melhorar a produtividade das equipes exige atenção a muitas áreas simultaneamente, incluindo o estabelecimento de um sistema de recompensas, melhoria do moral e feedback constantes. Os fatores acima detalhados são importantes mas não substituem a cultura da empresa e os processos de trabalho.

 

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios