Quando as pessoas pensam na contribuição da equipe de marketing para uma empresa, geralmente é em termos de publicidade, geração de leads, reconhecimento da marca e promoção de produtos e serviços. No entanto, o marketing pode desempenhar um papel ainda mais amplo quando pensamos no departamento como um catalisador para o recrutamento e a retenção de talentos.
“Apesar dos principais indicadores de desempenho da equipe de marketing estarem alinhados a vendas, ela pode ter um impacto significativo em outras áreas por conta da influência que tem junto a uma série de públicos”, afirma a gerente de marketing da Zebra Technologies no Brasil, Shirley Klein. “Portanto, suas contribuições para a cultura da empresa e seu crescimento como um todo podem ir muito além”, completa.
Confira como o marketing pode impulsionar os esforços da sua empresa na conquista de novos funcionários:
- Compartilhando dados com o RH
Dependendo do seu setor, as mesmas pessoas que você almeja como clientes podem ser candidatos ideais para preencher vagas abertas. Assim, os dados das campanhas de marketing podem ajudar as equipes de RH a entender com quem interagir, bem como quando e onde. Por exemplo, profissionais em início de carreira podem ser mais receptivos via Twitter ou Instagram; os mais experientes, via LinkedIn, e pessoas com habilidades específicas, por meio de fóruns especializados.
- Aproveitando os talentos da casa como embaixadores
Procure pelos funcionários mais felizes e mais experientes e descubra o que torna a empresa tão atraente para eles. Em seguida, peça para que o marketing compartilhe suas histórias. Digamos que você está recrutando a próxima leva de estagiários: peça a ex-estagiários que foram efetivados que participem de eventos de recrutamento. Incentive-os a serem acessíveis, interagindo com os candidatos e respondendo às suas questões. Outro caminho, para posições mais seniores, é incentivar sua equipe a participar de eventos do setor, interagindo com pessoas do mercado que têm o potencial para se tornar parte do time. Eles conhecem melhor do que ninguém a cultura da empresa e podem identificar quem se daria bem no ambiente.
- Alinhando as iniciativas de marketing, desenvolvimento profissional e cultura ao tipo de talento que a empresa deseja atrair
Ao entender o perfil do profissional que a empresa busca, é importante usar todas as ferramentas disponíveis para atrair essas pessoas, deixando claro para o mercado que tipo de companhia os candidatos podem esperar. Ao procurar por oportunidades, os profissionais vão pesquisar tudo o que for informação pública sobre a empresa, o que fará com que ele decida se quer ou não trabalhar ali.
- Vendo parceiros e revendedores como uma extensão da empresa
Vale lembrar que uma companhia não se limita a seus próprios funcionários. Parceiros e revendedores, por exemplo, comercializam seus produtos e atendem seus clientes em seu nome. Dessa maneira, eles podem se tornar os maiores defensores da marca ou – se tiverem uma experiência ruim – os piores detratores. É por isso que é tão importante ter ações de marketing voltadas para esse público, aprofundando o relacionamento.