Impulsione a eficiência fiscal e operacional: A estratégica vantagem do Outsourcing de RH
Igor Franklin Gomes é Diretor de Negócios Digitais na Propay
O início de um novo ano é o momento de estabelecer e colocar em prática novas ações, e também enfrentar o desafio de se organizar em relação ao ano fiscal para que sejam cumpridos os requerimentos da lei que garantem o funcionamento adequado dos negócios. Mas, apesar da essencialidade desse planejamento, por vezes este acaba não ocorrendo adequadamente ou as empresas se perdem no meio do caminho.
Segundo estudo da Fundação Getúlio Vargas (FGV) a pedido do Instituto Brasileiro de Certificação e Monitoramento (IBRACEM), quase 90% das mais de 2.500 empresas brasileiras entrevistadas, possuem algum problema fiscal, e os obstáculos incluem atrasos no pagamento de impostos e entrega das obrigações acessórias, não cumprimento das exigências do Fisco, entre outros.
O outsourcing de processos e de tecnologias em RH é uma estratégia
Esta situação com o passar do tempo, pode gerar muitas dificuldades e, possivelmente, levar até a falência de negócios e por isso, o Business Process Outsourcing (BPO) de RH surge como uma estratégia para ajudar negócios a manterem as questões fiscais em dia. Quando companhias adquirem serviços de recursos humanos, passam a ter o auxílio tanto de profissionais especializados como de tecnologias avançadas que automatizam diversos processos do dia a dia, trazendo uma user experience diferenciada aos colaboradores e mitigando falhas de processos.
Hoje, por exemplo, existem softwares de folha de pagamento que realizam cálculos do que cada colaborador deve receber, incluindo os descontos no final do mês. Dessa forma, são gerados relatórios que contam com todas as observações financeiras necessárias. Ou seja, esta automatização permite que a burocracia seja deixada de lado, garantindo o cumprimento de prazos, diminuição de chance de erro e mais organização proveniente da maior produtividade.
Ferramentas automatizam a gestão de benefícios e contribuem para que negócios tenham um melhor controle financeiro, além de colaboradores realizados, já que profissionais precisam receber em dia e da maneira correta. Companhias com um bom portfólio de benefícios bem gerenciados, também atraem novos talentos.
Outros exemplos envolvem a automatização do ponto e a obtenção de relatórios com indicadores aprofundados relacionados com o clima e movimentos da organização. Ao ficarem mais tecnológicos, estes processos se tornam mais rápidos e assertivos, e antecipam problemas que impactam no lado financeiro das empresas.
Iniciar o ano com o pé direito
Assim, levando em consideração que as tecnologias estão cada vez mais avançadas, fica difícil para os negócios acompanharem estes movimentos inovadores. Por isso, torna-se mais estratégico adquirir o outsourcing de processos de recursos humanos. Negócios que precisam girar diversos pratos ao mesmo tempo, deixam de se preocupar com questões que podem e devem ficar nas mãos de tecnologias e outros especialistas.
É essencial destacar que o BPO de RH além de ajudar as empresas a se organizarem em relação a parte financeira, também contribui com a otimização e efetividade dos processos de contratação, retenção de colaboradores, planejamento de novos projetos, organização de orçamentos, entre outros.
Portanto, iniciar o ano considerando a adesão do serviço de outsourcing de processos de RH pode ser um fator decisivo para alçar ainda mais resultados positivos e margens no fim do ciclo fiscal. Dessa forma, é mais fácil garantir que os processos impactem positivamente os colaboradores, fluxo de atividades e equilíbrio financeiro. Os serviços e a tecnologia são caminhos para as conquistas, e unir ambas é algo sempre bem-vindo.