O papel estratégico do RH na formação de colaboradores: pesquisas e estudos comprovam sua importância
O setor de Recursos Humanos tem um papel crucial na formação de colaboradores e no desenvolvimento de habilidades essenciais para o sucesso da empresa. Pesquisas recentes mostram que investir na capacitação e desenvolvimento de colaboradores pode trazer benefícios significativos para as organizações, como aumento de produtividade, redução de custos e aumento da motivação dos funcionários.
Segundo um estudo da consultoria McKinsey & Company, empresas que investem em programas de treinamento e desenvolvimento de colaboradores têm 4 vezes mais chances de ter um alto desempenho do que aquelas que não investem. Outro estudo, da Deloitte, mostra que 70% dos líderes empresariais consideram o desenvolvimento de habilidades como uma das principais prioridades em suas organizações.
Para ajudar a empresa a alcançar seus objetivos estratégicos, é importante que o RH se posicione como um parceiro estratégico na formação de colaboradores. Algumas empresas já estão adotando essa abordagem e colhendo os benefícios. É o caso da empresa americana HubSpot, que tem um programa de treinamento interno chamado HubSpot Academy. O programa já formou mais de 200.000 pessoas em todo o mundo, e foi fundamental para o crescimento da empresa.
Outro exemplo é a empresa brasileira Ambev, que investe em programas de treinamento e desenvolvimento para seus colaboradores. A empresa tem uma universidade corporativa chamada Ambev Academy, que oferece cursos online e presenciais em diversas áreas, como gestão de pessoas, liderança e negócios. A Ambev já foi eleita uma das melhores empresas para se trabalhar no Brasil, e o desenvolvimento de pessoas é uma das razões para esse reconhecimento.
Para que o RH possa se posicionar como estratégico na formação de colaboradores, é importante adotar algumas práticas. Uma delas é alinhar os objetivos da empresa com os objetivos de desenvolvimento de colaboradores, para garantir que os treinamentos e programas estejam de acordo com as necessidades da organização. Outra prática é investir em tecnologias e metodologias inovadoras, como a gamificação e a realidade virtual, para tornar o processo de aprendizado mais eficiente e engajador.