Segundo pesquisa, 74% dos funcionários que realizam atendimento psicológico sentem uma melhora no relacionamento com os colegas
74% dos funcionários que realizam atendimento psicológico sentem uma melhora no relacionamento com os colegas
A segurança psicológica é um conceito essencial para promover um clima organizacional saudável e sustentável, onde a confiança, o respeito e a abertura são cultivados. Em um ambiente psicologicamente seguro, os colaboradores podem compartilhar suas experiências, desafios, feedback de maneira honesta e contribuir para o aprendizado contínuo e o desenvolvimento pessoal e profissional.
Uma pesquisa realizada em 2023 pela orienteme, plataforma que oferece soluções de bem-estar corporativo, identificou que 74% dos funcionários que realizam atendimento psicológico sentiram uma melhora no relacionamento com os colegas de trabalho.
Renata Tavolaro, head de psicologia da orienteme, comenta: “É muito importante fazer com que os colaboradores entendam a importância de se ter empatia pelo outro e, principalmente, uma comunicação transparente”, diz. “Os climas de alta competitividade não são bons. A busca por resultados é natural no trabalho, mas de uma forma saudável”, complementa a head.
Uma das estratégias realizadas por empresas atualmente é avaliar a saúde mental de seus funcionários. Assim, podem identificar precocemente possíveis desafios psicológicos enfrentados por eles, fazer intervenções proativas e oferecer suporte adequado.
“Essas medidas podem ser feitas por meio de pesquisas de clima. Ao analisar os resultados, as organizações podem identificar áreas de melhoria, pontos de insatisfação e implementar estratégias direcionadas para fortalecer a cultura organizacional”, afirma Renata.
A especialista ainda diz que os turnovers são um grande sinal para medir a saúde mental dos colaboradores. Quando a taxa de turnover é alta, isso pode indicar problemas subjacentes que impactam diretamente o bem-estar psicológico dos funcionários. A constante entrada e saída de membros da equipe pode criar um ambiente de trabalho instável e estressante.
“Além do turnover, temos também o absenteísmo. Funcionários que enfrentam desafios como estresse, ansiedade, depressão ou outros problemas de saúde mental podem sentir-se incapazes de cumprir suas responsabilidades diárias no trabalho, levando a faltas frequentes”, conclui a head de psicologia.
A pressão constante, ambientes de trabalho tóxicos, excesso de carga de trabalho e a falta de suporte emocional são alguns dos fatores que podem afetar negativamente a saúde mental dos funcionários. Além disso, o estigma associado à saúde mental muitas vezes impede que os colaboradores busquem apoio ou comuniquem suas necessidades.
“O gestor precisa conhecer sua equipe e as equipes precisam colaborar entre si. Sempre mostrar para as pessoas qual a importância de seus trabalhos na empresa e criar a conexão dos membros. Esta compreensão coletiva da relevância de cada esforço individual não só estimula a colaboração entre equipes, mas também impulsiona o comprometimento de todos na busca de objetivos comuns”, finaliza Renata Tavolaro.