Carreira

Como os jogos podem ajudar na sua carreira

Veja algumas habilidades importantes que são desenvolvidas com ajuda dos jogos:

Quem pensa que jogos eletrônicos são uma perda de tempo está bastante enganado. Além de ser uma indústria de dezenas de bilhões de dólares, os videogames contribuem de maneira comprovada para o aumento da concentração, habilidades motoras, entre outras.

Não somente isso, mas você sabia que os videogames também podem ter um impacto positivo na sua carreira? Nesse texto eu vou citar alguns dos principais jeitos que os jogos contribuem para a vida profissional daqueles que os consomem.

7 habilidades desenvolvidas com os jogos que podem ajudar na sua carreira

Veja algumas habilidades importantes que são desenvolvidas com ajuda dos jogos:

1 – Prepara para o mercado de trabalho

A “gamificação” já é um conceito bastante difundido no mercado de trabalho. Na prática, isso significa o uso de metodologias comuns aos jogos no contexto profissional. Aplicado por empresas, a ideia é motivar os colaboradores a desenvolverem habilidades.

Ou seja, jogar videogames pode contribuir na preparação para o futuro profissional. Através de conceitos estabelecidos pelos jogos, você desenvolve habilidades que serão posteriormente usadas por diferentes empresas.

2 – Incentiva a ousadia e a inovação

Arriscar na “vida real” pode ser perigoso. Nos jogos, por outro lado, esse tipo de prejuízo não existe, o que proporciona ao jogador a possibilidade de tentar diferentes ideias com o objetivo de desenvolver a ousadia, a inovação e a proatividade.

Nesse contexto, jogos de aposta acabam sendo uma excelente válvula de escape. Através deles o jogador tem a chance de estudar estratégias em tempo real e tomar as melhores decisões, o que é benéfico no campo profissional.

Por exemplo, no site de apostas winxbet, além de poder desenvolver estratégias para jogos ao vivo, pode treinar com e-sports e aprender a lidar sob pressão com inovação em diversas situações cotidianas.

Você pode ver que sites como esse oferecem os mais variados tipos de games, como arcade, roleta, loteria, clássicos e muitos outros, que demandam estratégias específicas em cada caso, como no dia a dia do trabalho.

3 – Treina para o trabalho em grupo

Entre os jogos existentes, aqueles com teor cooperativo estão entre os mais populares. Com um objetivo comum, um grupo de jogadores (os quais geralmente são desconhecidos) se unem para enfrentar um obstáculo colocado em seu caminho.

A capacidade de trabalhar bem em equipe é uma das mais valorizadas no mercado de trabalho. Com o auxílio dos videogames, o futuro profissional pode desenvolver suas capacidades de colaboração mútua, tolerância às diferenças e esforço coletivo.

4 – Estimula soluções criativas

Desafios são os elementos mais comuns dos videogames. Independentemente da mecânica, você será colocado diante de um obstáculo e precisará superá-lo utilizando as ferramentas ao seu dispor. Na maioria dos casos, soluções criativas serão a chave.

No trabalho, desafios existem aos montes e os melhores profissionais são capazes de enfrentá-los com desenvoltura. Por conta disso, treinar o pensamento criativo e a resolução de problemas através dos jogos se torna algo valioso.

5 – Desenvolve a agilidade

No cotidiano de trabalho, alguns problemas exigem uma solução rápida. Nem sempre você terá tempo para pensar em estratégias elaboradas, o que torna essencial saber como reagir rapidamente. Felizmente, os videogames também contribuem para isso!

A agilidade exigida não fica isolada à destreza motora (a qual também existe), mas também à rapidez de pensamento. Desenvolver a capacidade de reagir com calma e tranquilidade sob pressão acaba sendo essencial para qualquer profissional.

6 – Diminui o estresse

Para além das habilidades estimuladas pelos videogames, eles também são uma das melhores maneiras de aliviar o estresse. Depois de um dia cansativo de trabalho, não existe nada mais recompensador que sentar-se no sofá e jogar.

Usar o tempo livre para jogar fará com que você diminua a carga de preocupações e retorne renovado ao ambiente de trabalho. Naturalmente, uma mente mais tranquila aumenta a performance profissional e as chances de sucesso na carreira.

7 – Ensina sobre a valorização de esforços

Pense no seguinte cenário: você está jogando e precisa chegar ao final de uma fase para receber uma recompensa. Para fazer isso, será necessário enfrentar um inimigo poderoso, o que exige treinar e desenvolver habilidades.

Esforço realizado, você alcança o objetivo e recebe a recompensa. O seu trabalho duro, no contexto do videogame, gerou resultados positivos. Utilizar essa mentalidade na hora de trabalhar contribui para profissionais mais dedicados e bem-sucedidos.

Com a ajuda desse texto, você agora tem argumentos sólidos na hora de refutar aqueles que erroneamente criticam os videogames como uma perda de tempo. Através deles podem ser desenvolvidas qualidades essenciais para o sucesso profissional!

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo