Comportamento

Como os líderes agem na crise

Bons líderes lideram por valores, não por pressão

A crise sempre demanda dos líderes um posicionamento mais enérgico. Ninguém segue uma trombeta vacilante. Se no cenário cotidiano há uma visão clara sobre os próximos passos a serem seguido, nos dias de crise, líderes são obrigados a acreditarem em sua intuição e a desenvolverem clareza à medida que avançam no processo de superação. Para avançar em meio ao cenário nebuloso, eis algumas atitudes que líderes devem adotar.

1 – Líderes abraçam bons valores – Bons líderes lideram por valores, não por pressão. No momento de crise é comum o crescimento do medo. Porém, há dois tipos de medo. O que te leva a ter mais atenção, o que é positivo, e o que te paralisa ou te leva a flexibilizar seus valores, esse é negativo. Precisamos ter coragem para fazer o que é necessário. Se você tem como valor a recompensa, sua liderança será baseada em você, se tem como valor responsabilidade, sua liderança será baseada nos outros. Lembre-se, a verdadeira liderança diz respeito aos outros. Então seja para os outros, o líder que você gostaria de ter.

2 – Líderes se comunicam de forma eficaz – Como eles fazem isso?

– Eles lidam de forma direta com a realidade. Não tentam encobrir nem argumentar com ela. Eles a enfrentam.

– Se comunicam com frequência. Na crise estamos o tempo inteiro fazendo ajustes. Seu time precisa saber de cada ajuste para não ser pego de surpresa e acabar se frustrando. Então comunique-se com frequência.

– Se comunicam com empatia. Lembre-se, seu cuidado ao falar com as pessoas valoriza o relacionamento presente, enquanto sua honestidade valoriza o potencial futuro da pessoa ou equipe.

– Líderes inspiram confiança em seus times. Com isso geram esperança.

3 – Líderes pensam de forma criativa. Criatividade diz respeito a acreditar piamente que para todo problema há uma solução. Há sempre uma resposta. Além disso, um líder deve acreditar que para todo problema há mais de uma solução. Isso te levará a pensar fora da caixa, buscando uma segunda e uma terceira opção para resolver um problema. É com essa atitude que você se diferenciará no mercado e transformará a crise em oportunidade.

4 – Líderes demonstram humildade. Humildade para admitir que não tem todas as respostas. Humildade para dizer, preciso de ajuda. Humildade para colocar as outras pessoas em primeiro lugar. Humildade para sempre perguntar: O que eu posso fazer por você? Lembre-se, humildade não é pensar menos de si mesmo, mas pensar menos em si mesmo.

5 – Líderes focam em mudança construtiva. Durante a crise as pessoas frequentemente perdem o rumo. Cabe ao líder trazê-las de volta para os trilhos. Líderes sempre extraem sabedoria da adversidade.

Se você adotar essas atitudes, certamente sairá dessa crise mais forte e com uma equipe altamente leal. Lembre-se, liderança diz respeito aos outros. Seja o líder que sustenta e eleva pessoas. Com um time elevado e unido, essa crise logo será parte do passado, lembrada como uma grande fonte de sabedoria.

Por Ricardo Resstel – empresário e palestrante com mais de 20 anos de experiência em desenvolvimento de equipes, especialista em liderança e membro licenciado do John Maxwell Team – a mais relevante equipe de formação de líderes do mundo. 

Etiquetas

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Fechar