Gestão

Como os Melhores Lugares para Trabalhar engajam seus funcionários

Fica fácil entender o que as empresas vencedoras têm em comum quando se lê as avaliações dos funcionários

Pela primeira vez no Brasil, o Glassdoor revelou os Melhores Lugares para Trabalhar. A premiação destaca as empresas mais bem avaliadas pelo público que mais as conhece: seus funcionários. Por isso, é genuína e traz um retrato das empresas que estão fazendo um bom trabalho quando o assunto é preocupação com pessoas.

Fica fácil entender o que as empresas vencedoras têm em comum quando se lê as avaliações dos funcionários. Apesar de entenderem que existem pontos a melhorar, o saldo é positivo. As pessoas comentam sobre como as companhias investem em fatores como salários e benefícios atrativos, horário flexível, oportunidade de carreira e boa infraestrutura. Veja aqui o artigo completo.

Mas, como de fato os Melhores Lugares para Trabalhar engajam seus funcionários? Qual é o ponto chave para uma satisfação mais alta? Bom, em resumo, a chave está em assumir sua verdadeira cultura e proposta de valor ao funcionário para atrair gente com fit cultural com sua empresa, dessa forma, os colaboradores se sentirão bem para ser quem realmente são e ter uma performance acima da média.

Bayer

A Bayer demonstra seus valores com a sigla LIFE: Liderança, Integridade, Flexibilidade e Eficiência. Como destaque, a empresa cita o programa de benefícios como um dos seus diferenciais, que inclui previdência 2×1, subsídio de medicamentos (podendo chegar a 100%) e também as ações focadas em qualidade de vida, como o programa para futuros papais e mamães que permite extensão de 20 dias para pais e 6 meses para mães em suas respectivas licenças.

“A Bayer é uma empresa que possibilita as pessoas a terem uma vida melhor, tanto por nossos negócios, soluções e produtos quanto pelas condições de trabalho que oferecemos aos nossos colaboradores. Neste sentido, nossas práticas são voltadas para o equilíbrio entre vida profissional e pessoal e um ambiente que propicie o desenvolvimento e reconhecimento de nossos colaboradores. Além disso, prezamos por um ambiente inclusivo e diverso, provendo um espaço onde as pessoas possam ser quem verdadeiramente são, desenvolvendo todo seu potencial”, compartilha Thaís Ciarlo, da Bayer.

B3

A empresa se define como aberta e colaborativa, promove proximidade e satisfação do cliente, além de um bom ambiente para as pessoas se desenvolverem. Seu pacote de benefícios é bem vasto, eles oferecem dentre outras coisas, empréstimo emergencial, dress code e horário flexíveis, auxílio creche/babá e previdência privada.

“Práticas que garantem coerência com a cultura e os valores, desenvolvimento de líderes, práticas de diversidade, qualidade de vida e bem estar, benefícios equiparados às melhores práticas de mercado, incentivo a metodologias de inovação e satisfação de clientes, acompanhamento próximo quanto ao nível de engajamento dos nossos profissionais e evolução de nossa cultura”, relata Nathalia Farias, da B3.

Oracle

A Oracle ressalta que agir como startup faz parte do seu DNA. Apoiam o papo aberto, a transparência, o incentivo às boas práticas e atitudes positivas e integração entre as áreas.  Além dos tradicionais benefícios, a Oracle tem diversas ações voltadas para a saúde. Possui bicicletário, espaço para relaxamento e ginástica laboral. Existem também programas de apoio a gestantes e auxílio-creche. 

“A Oracle está nesta lista, principalmente, pela transformação interna pela qual passamos nos últimos anos. Diversas iniciativas foram feitas com foco em pessoas, desde sessões de diálogo aberto, atividades de diversidade e inclusão e de envolvimento com a comunidade. Com isso, empoderamos nosso time para que levem adiante projetos e iniciativas que estejam alinhados com os valores da empresa e os resultados estão sendo exponenciais”, conta Rafael Vieira, da Oracle.

Além de ver como os Melhores Lugares para Trabalhar engajam seus funcionários, veja também como eles usam o Glassdoor.

Por Rebecca Guimarães


Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Fechar