Este deve ser o pensamento de todos os profissionais, independente da sua atuação na empresa
Pensar “fora da caixa” sempre foi uma prática comum para o pessoal da área de marketing, afinal, é preciso atuar com muita criatividade se desafiando a pensar diferente para fazer a diferença para os clientes.
Porém, hoje em dia, mais do que nunca, este deve ser o pensamento de todos os profissionais, independente da sua atuação na empresa.
Sabe por quê?
Oras, o mundo corporativo está enfrentando esta crise com pulso mais forte, ou seja, exigindo muito mais de todos.
A área de Gestão de Pessoas é uma das áreas que mais tem sido demandada por mudanças!
Os desafios são diversos, desde cumprir a dura missão de reduzir custos com pessoal até mesmo a proposta de projetos mais ousados que impactem positivamente na organização.
Como pensar “fora da caixa” se não tenho apoio da minha empresa?
Alguns podem até questionar, mas é justamente pondo em prática “pensar fora da caixa” que você vai conseguir fazer a diferença na empresa e conquistar o apoio necessário devido ao valor que você vai agregar!
É na dificuldade, enfrentando as adversidades que nos colocamos à prova e superamos nossos limites. Eis a oportunidade de “pensar fora da caixa”.
A seguir, algumas dicas que podem ajudar você a ser mais assertivo e a “pensar fora da caixa”:
- Identifique se sua área está bem dimensionada para a realização das atividades e avalie se sua equipe não está fazendo trabalho de outra área;
- Avalie periodicamente processos e rotinas, pois sempre é possível melhorar;
- Crie um ambiente favorável e incentive sua equipe para “pensar fora da caixa”, pois é comum que as melhores ideias sejam propostas por aqueles que estão “com a mão na massa”;
- Converse com seus pares e não perca a chance de conhecer as boas práticas de outras empresas;
- Participe de fóruns, eventos, cursos, se desenvolva e invista no seu crescimento;
- Avalie todos os pontos de determinada situação com focos diferentes. Assim você cria a oportunidade para novas ideias surgirem;
- Esteja atento ao que acontece à sua volta, seja observador. Naturalmente você aprenderá a identificar oportunidades de melhoria;
- Se você não tem verba para algum tipo de demanda não prevista, verifique se há economia ou se algum custo será evitado em determinado período de tempo, que justifique o investimento para esta demanda;
- Para conseguir verba para algum projeto que julgue importante, apresente os benefícios a longo prazo e negocie apresentando em quanto tempo haverá retorno sobre o investimento;
- Você não precisa fazer tudo internamente. Conte com o apoio externo de especialistas que conhecem as melhores práticas das empresas.
Nada é tão bom que não possa ser melhorado!
Se queremos resultados diferentes e melhores, temos que praticar cada vez mais “pensar fora da caixa”. Quando incentivamos nossa equipe a fazer isso e, também nos permitimos a ser assim, o sucesso acontece!
E nunca se esqueça de que você não depende da empresa para “pensar fora da caixa”. É uma atitude sua que fará diferença para o seu sucesso.
Por Kátia Valença, sócia-diretora da KVF Consultoria – www.kvfconsultoria.com.br