Especialistas orientam usar o começo do ano para avaliar a própria performance em 2023 e ficar de olho nas oportunidades alinhadas aos objetivos
Os primeiros dias do ano é o momento em que comumente avaliam-se as conquistas do período anterior e planejam-se objetivos para os doze meses seguintes. As metas profissionais costumam estar na lista de desejos: se qualificar, ser promovido, mudar de carreira. Tudo isso exige planejamento, tempo e organização; alguns especialistas defendem que aproveitar a primeira semana do ano para entender seu desempenho e os resultados pode ser altamente estratégico para o crescimento pessoal em 2024.
“Nem sempre somos capazes de parar e refletir sobre a evolução profissional. As pessoas alcançam resultados incríveis durante o ano, têm boa performance, mas acabam se esquecendo ou não têm tempo de avaliar, reconhecer e compartilhar. A rotina também acaba fazendo os trabalhadores deixarem de lado oportunidades. Portanto, é importante usar os dias mais tranquilos para se organizar, traçar novas rotas e direcionar a atenção aos propósitos”, explica Wander Luiz, gerente de desenvolvimento organizacional da Up Brasil.
O executivo listou, a seguir, algumas dicas que podem ajudar os trabalhadores a avaliar o ano anterior profissionalmente e planejar os próximos passos. Confira:
Construa seu relatório profissional
Montar um report profissional é o primeiro passo para analisar o próprio desempenho durante os 12 meses anteriores trabalhados. Assim como as empresas avaliam o desenvolvimento do colaborador, cada um pode se beneficiar de uma autoavaliação. Neste relatório, em forma de documento ou apresentação, você pode reunir suas principais conquistas, resultados, projetos que participou, pontos positivos, negativos e a melhorar.
“A visão geral dessas informações mostra a direção que seu caminho profissional vem tomando e te ajudar a avaliar se esse é mesmo o foco. O exame atento é que vai definir os próximos passos e as novas metas”, comenta Wander. Algumas ferramentas que possibilitam construir um relatório profissional são Canva, Piktochart, PowerPoint e Excel.
Fique atento às tendências da sua área de atuação
A competitividade do mercado obriga os profissionais a ficarem sempre de olho nas mudanças, inovações e tendências do segmento. Informar-se das movimentações da área, vislumbrar os próximos desafios e se antecipar às necessidades das empresas te coloca um passo à frente.
“Buscar essas informações com afinco e frequência te mantém atualizado e pode ajudar na hora de escolher cursos de qualificação com base no que se espera do futuro do setor”, continua o especialista. Além disso, após ter clareza do seu caminho profissional, o conhecimento sobre a cadeia também te posiciona na rota das oportunidades que conversem com suas metas.
Aproveite os benefícios da sua empresa
Na busca por ocupar os cargos disponíveis, muitas empresas preferem qualificar seus colaboradores internos em vez de buscar no mercado. Segundo especialistas de recursos humanos, promover funcionários antigos e experientes, que já conhecem a dinâmica do time e do ofício, é uma opção vantajosa tanto para a motivação da equipe quanto para as finanças da companhia. Uma pesquisa da Up Brasil mostrou que 94% dos candidatos a empregos avaliam o que é oferecido pela contratante além do salário; sendo assim, as organizações passaram a investir nestes benefícios, principalmente de qualificação.
“Aproveite as oportunidades internas, planeje seu tempo para se dedicar aos estudos e mostre interesse em crescer para novas posições. Isso pode abrir as portas para um crescimento ainda maior profissionalmente”, afirma o gerente de desenvolvimento organizacional da Up Brasil..
Compartilhe seus resultados
Já escutou a frase “Quem não é visto, não é lembrado”? Então — para ser notado no mercado de trabalho, em meio a tantos talentos, é preciso mostrar seus triunfos. Aproveite o começo do ano e a construção do seu relatório profissional e compartilhe seus resultados, conquistas, certificados, projetos. Isso pode te ajudar a chamar atenção de muitas empresas, caso esteja procurando por emprego, queira ser promovido ou mudar de área.
“O Linkedin, uma das maiores plataformas de negócios e vagas, pode ser uma ótima opção para divulgar essas informações profissionais”, sugere. De acordo com um estudo da Jobvite, 87% dos recrutadores procuram por candidatos no LinkedIn, e mais de 35 milhões de pessoas já conseguiram empregos a partir de uma conexão na rede social.