Cinco em cada dez profissionais de advocacia estão dispostos a mudar de escritório em 2022, ou seja, 50% dos advogados brasileiros estão procurando outro emprego onde se sentiriam mais satisfeitos. Esses dados foram demonstrados através de uma pesquisa inédita da Brava Executive Search.
A cultura organizacional é um dos meios relevantes para manter o engajamento e o comprometimento dos profissionais, contribuindo para os resultados da empresa. Uma cultura bem aplicada também contribui para a atração e retenção de talentos, o que é um grande desafio dos escritórios de advocacia atualmente, tendo em vista que atrair talentos é só o início da batalha. A cultura organizacional do escritório desempenha um papel enorme na retenção de profissionais. Na verdade, o engajamento dos profissionais é um indicador de uma cultura forte e de como eles se sentem em relação a essa cultura.
Cultura organizacional não é apenas para grandes empresas, como muitas vezes supomos. Mesmo pequenos escritórios de advocacia também podem se beneficiar da construção e manutenção de culturas positivas. Elas podem transformar esses escritórios em lugares produtivos e lucrativos, em que os profissionais estão inspirados para trabalhar e os clientes entusiasmados em contratar.
Conforme os ambientes de trabalho mudam e os escritórios de advocacia reconfiguram seus espaços e contemplam modelos de trabalhos e gestão entre os profissionais que fazem home-office e os que trabalham presencialmente, há uma nova preocupação com a importância da cultura organizacional e em como preservá-la.
Alguns acham que a tendência para ambiente de trabalho híbrido prejudicará a cultura organizacional e a identidade de um escritório. Embora isso possa acontecer, esse prejuízo pode ser evitado. A cultura de um escritório de advocacia, pode e deve ser cultivada, independentemente de onde os profissionais estejam localizados.
Criar e nutrir uma cultura organizacional no escritório que apoie os advogados, tanto do lado profissional quanto do lado pessoal e trate todos com equidade e justiça, é fundamental para o sucesso do negócio. As suposições sobre a inevitabilidade de uma cultura altamente competitiva e tóxica de esgotamento no trabalho persistem no setor. Todavia, desafiar essas normas capacita os escritórios a ajudarem seus profissionais, clientes e negócios a prosperar.
Um ambiente de trabalho que possui uma cultura positiva tende a melhorar o trabalho em equipe, aumentar a satisfação, reduzir o estresse, estimular o engajamento e aumentar a retenção de talentos.
Como construir uma cultura organizacional que incentiva a produtividade e retém talentos?
Esse é um trabalho árduo, mas há caminhos que podem facilitar todo o processo. Por isso, listei aqui cinco estratégias que podem auxiliar seu escritório.
- Primeiramente é necessário analisar como é a cultura do seu escritório de advocacia, o que você considera bom e o que gostaria de mudar. Caso seja um escritório novo ou se você está pensando em montar um escritório, as experiências anteriores devem ser levadas em consideração. Para que essa análise seja feita de maneira mais consistente, realize uma pesquisa de clima organizacional. Essa pesquisa é feita através de um formulário online e anonimamente.
- Caso seu escritório ainda não tenha uma cultura definida, precisará identificar e definir a cultura. Uma exposição clara da missão e dos valores lhe auxiliará perfeitamente. A pesquisa de clima também é extremamente útil neste caso. Porém, não adianta criar a cultura organizacional se ela não for compartilhada de forma clara e assertiva a todos os integrantes do escritório.
- Para que seus profissionais sejam engajados e sintam-se “parte”, eles precisam se identificar com a missão e os valores de onde trabalham. Os escritórios de sucesso trabalham constantemente para construir um alinhamento entre seus objetivos e as métricas de desempenho de seus profissionais. Certifique-se de que você está medindo os KPIs de cada um, vinculados à missão e valores do seu escritório. Uma maneira estratégica de fazer isso é realizando avaliações de desempenho periódicas, com no mínimo 6 meses de intervalo, para acompanhamento contínuo.
- Desenvolva uma cultura de feedback no seu escritório. O feedback periódico é uma ferramenta importante para o crescimento profissional individual e para a retenção de talentos, além de melhorar a motivação e aumentar a produtividade do profissional.
- Para serem produtivos, os escritórios também precisam ser resilientes e se adaptarem rapidamente às mudanças. Especialmente no mundo que estamos vivendo, pós-pandemia, um ambiente de trabalho seguro e confortável é primordial para a satisfação no trabalho. Além disso, a maioria dos profissionais dos escritórios está começando a voltar do home-office, onde, depois de dois anos, se acostumaram ao conforto de suas casas. Sintonize essas necessidades e sua equipe se sentirá tão em casa no ambiente de trabalho quanto trabalhando em home-office.
Por fim, a cultura organizacional do seu escritório sempre será dinâmica. Novamente, é um trabalho árduo a ser criado, mas se você quiser que essa cultura dure, precisará trabalhar duro para mantê-la. Isso inclui avaliá-la continuamente para garantir que, à medida que o escritório cresce e evolui, ele o faça de maneira consistente com sua missão e valores.
Raquel Segri Ferreira é Diretora de Marketing, Comunicação e Business Development do ButtiniMoraes Advogados. É advogada e possui mais de 10 anos de experiência em marketing jurídico institucional, projetos estratégicos de branding, comunicação corporativa e business development.