Treinamento

Como reter o aprendizado em treinamentos corporativos

Vários funcionários acham os treinamentos dentro das grandes organizações bastante tediosos, chatos e sem motivação

Como reter o aprendizado em treinamentos corporativos

Quando bem planejado e executado, o treinamento corporativo pode ter diversos tipos de recompensas por méritos, conquistas ou, até mesmo, prêmios físicos ou de experiências (de vida ou estudos) inacreditáveis. Não importa o cargo do colaborador, a capacidade de sempre aprender trará – sem dúvida – mais sucesso ao seu time e para toda a empresa também.

No entanto, o treinamento dentro das corporações nem sempre é um exercício simples e há, sempre, vários desafios a serem superados. Por exemplo: o estabelecimento de um orçamento para tal fim, encontrar o tempo ou o momento para treinar pessoas, escolher os métodos corretos de ensino e, também, como checar e tomar atitudes decorrentes do sucesso ou fracasso de um programa de treinamento.

Um dos maiores obstáculos que o responsável pelo desenvolvimento e engajamento de pessoas enfrenta é saber se seu colaborador conseguiu realmente reter todas as informações consideradas valiosas pela organização.

Como reter o aprendizado em treinamentos corporativos

Infelizmente, ainda hoje em dia, vários funcionários acham os treinamentos dentro das grandes organizações bastante tediosos, chatos e sem motivação. Às vezes, isso se resume ao método de ensino ou software utilizado em si ou à pessoa que lidera o programa. No entanto, isso também pode ser causado pelo assunto, que pode ser bastante irrelevante, mal dimensionado ou não estar relacionado ao dia a dia do indivíduo.

 

Por conta de tudo isso, os colaboradores não focarão nestes treinamentos e, por consequência, não estão preparados para os dias atuais em que aprender a aprender tornou-se sine qua non a sua manutenção no mercado de trabalho, mas principalmente, para a inovação e sustentabilidade da empresa no negócio. Um ponto relevante é que quanto mais o funcionário se envolver e ver utilidade nos treinamentos dentro das organizações, mais eles conseguirão voltar ao seu posto de trabalho e aplicar todo o aprendizado em prol da empresa.

Por tudo isso que a retenção e o engajamento de pessoas vêm se tornando cada vez mais a vedete do departamento de recursos humanos.

E mesmo que os funcionários possam demonstrar seu aprendizado no ambiente de trabalho ou em cenários da vida real, sempre há espaço para melhorias. Se você investiu uma quantidade significativa de tempo, esforço e dinheiro em treinamento, obviamente deseja obter os melhores resultados possíveis. Por esse motivo, cada vez mais empresas estão explorando maneiras de aumentar as taxas de retenção de seus “alunos” por meio da interface mobile (smartphones e tablets), microlearning e gamificação.

Felizmente, existem algumas técnicas que tem se tornado cada vez mais comuns e que comprovadamente aumentam a capacidade do indivíduo de se lembrar de informações cruciais. Portanto, se você tem medo de que o treinamento corporativo não melhore o desempenho de seus colaboradores, as dicas a seguir fornecem algumas informações valiosas e úteis:

 

  • O Mobile e a Realidade Virtual (VR), Aumentada (AR) ou Híbrida (MR)

 

Ambientes virtuais com Realidade Virtual (VR) ou híbridos com a Realidade Aumentada (AR) possuem características e desafios muito próximos do mundo real e da rotina do colaborador, dando aos indivíduos a oportunidade de desenvolverem conhecimentos e demonstrarem proficiência antes mesmo de iniciarem as atividades na prática.

 

  • Recursos Sociais, Objetivos e Gamificação

 

Partindo de uma perspectiva de treinamento corporativo, a criação de um treinamento com um objetivo específico e/ou recursos sociais e/ou gamificação, em vários contextos, poderão melhorar significativamente a retenção de conhecimento. Além disso, indivíduos que não estão muito familiarizados com um aprendizado mais tecnológico, e muito menos por meio de uma tela de smartphone, se sentirá assistido pela metodologia, pois fará associações inconscientes com outros aplicativos que ele utiliza diariamente em seu celular, tais como apps de Redes Sociais, Games, Fotos, Mensagens e outros… e isto poderá fazê-los superar quaisquer medos e os assuntos serão entendidos com mais profundidade, além de prender ainda mais a atenção de todos.

 

  • Espaço e Repetição

 

A mecânica de espaço e repetição é uma técnica de aprendizado que explora o efeito de espaçamento psicológico e da repetição para ajudar a aumentar a retenção da memória de longo prazo. Se você implementar um treinamento em que os temas sejam recorrentemente revisitados e estudados durante um período mais prolongado, os funcionários terão mais chances de manter e sedimentar estes novos aprendizados e conhecimentos. Mas é crucial programar, roteirizar e criar uma boa régua de contato com o aluno para que o ensino e os conteúdos sejam entregues no momento certo e para que os usuários não se esqueçam das informações importantes antes da próxima oportunidade onde o conteúdo será revisitado.

Por Samir Iásbeck, CEO e Fundador do Qranio, plataforma mobile de aprendizagem que usa a gamificação para estimular os usuários a se envolverem com conteúdos educacionais em todos os momentos.

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