Mundo RH

Como se comportar em uma entrevista online para emprego

Cinco dicas essenciais para ter sucesso em entrevistas a distância

Fruto da pandemia, o isolamento social obrigou a todos, sejam empresários, colaboradores ou estagiários, a se adaptarem a uma nova rotina. Uma das mudanças foi o aumento de entrevistas online para empregos.

Segundo a Super Estágios, rede de franquias de estágios responsável por inserir mais de um milhão de estudantes no mercado de trabalho, o aumento das entrevistas online foi de 40% . Devido a isso, Emily Sabaini, psicóloga e cofundadora da Super Estágios, preparou algumas dicas para os estudantes se adequarem ao “novo normal”.

“A facilidade com a utilização da tecnologia tornou-se um dos requisitos básicos para conseguir um emprego atualmente, e isso começa desde o momento da entrevista com a empresa. O digital conquistou o mercado. Houve uma necessidade de adaptação, e mesmo após a pandemia, existem grandes chances de continuar. Não como uma obrigação, mas sim como uma opção. É essencial que as pessoas estejam preparadas”, comenta Emily Sabaini.

Confira abaixo as dicas para obter sucesso em uma entrevista online:

Testar as condições técnicas antes da entrevista

Aos menos uma hora antes da entrevista, verifique o sinal da Internet. Faça também um teste com alguém de confiança para confirmar a qualidade da imagem e do som. Além de evitar interrupções devido a falhas técnicas, você também irá se preparar para ser entrevistado nesse novo formato.

Aparência

Segundo Emily, uma das principais dificuldades que as pessoas enfrentam em uma entrevista online, é de se comportar como se estivessem dentro da empresa, mesmo que estejam em suas residências. Cuidados com a aparência são primordiais. Use roupas formais. Penteie os cabelos e se arrume de uma maneira adequada para a entrevista online, como se fosse participar de uma entrevista presencial.

Fundo

É sempre recomendável observar o ambiente que está ao fundo do entrevistado. Evite coisas como uma cama bagunçada ou uma escrivaninha lotada de papéis espalhados e utensílios de beleza. Embora esteja em sua residência, essas imagens podem demonstrar negligência pessoal, e com isso, consequentemente, soar muito mal para a empresa. O ideal é que no fundo tenha uma estante com livros, que demonstra o ímpeto do candidato em estudar, mas caso não seja possível, um quadro ou uma cama arrumada resolve a situação. Outra alternativa mais simples é ter uma parede ao fundo. Dessa maneira o entrevistador terá foco apenas no desempenho do candidato, sem desviar a atenção para outros elementos do vídeo.

Combine com as outras pessoas da casa

Antes de iniciar o contato online com a empresa, combine com as outras pessoas que moram em sua residência sobre o momento da entrevista. Se reserve em um cômodo para que não tenha desvios de atenção e para que não seja interrompido. Caso tenha crianças, se possível, peça para alguém cuidar durante a conversa. Da mesma maneira, caso tenha animais em casa, deixe-os em um local a parte, ou sob os cuidados de outra pessoa, enquanto for entrevistado. Ao seguir essas dicas você se previne de momentos desconcertantes e garante a qualidade da sua performance.

Pesquise sobre a empresa

Essa dica é essencial tanto para a entrevista online quanto para a presencial. Use e abuse das redes sociais. Pesquise o segmento da empresa. Analise seu histórico e clientes. Faça um trabalho praticamente

investigativo. Se pergunte que tipo de estagiário ou colaborador essa empresa precisa. No momento em que for entrevistado, você terá grandes chances de surpreender o entrevistador, e aumentar ainda mais as suas chances de entrar no programa de estágio.

 

 

 

Etiquetas

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar