No dia 12 de outubro se comemora o Dia das Crianças, e o que esses seres novatos neste mundo podem ensinar para os adultos experientes? A CEO Cláudia Danienne da Degoothi Consulting, focada em Gente & Gestão, explica que o agir das crianças pode estimular competências que fazem toda a diferença no mercado corporativo. “Alguns comportamentos tipicamente infantis são inspiradores no mercado de trabalho, nas organizações, independentemente da idade, e tê-los em mente no âmbito dos negócios pode ser um grande diferencial. Seja para um líder ou a um profissional liderado, permitir-se valorizar a criança que habita em si pode proporcionar vantagens competitivas”, ressalta.
Danienne, que é empresária e psicóloga organizacional, com know-how de mais de 25 anos na área de recursos humanos, listou três habilidades das crianças para serem exploradas pelos adultos. São elas:
–Entusiasmo: não perder o lado alegre mesmo frente a tantas dificuldades que nos chegam, é o cair e levantar com a crença da importância de recomeços. Não se cobre tanto, não se julgue tanto. A perseverança é uma grande aliada para seguir entusiasta.
–Curiosidade: não perder o lado exploratório para as soluções. Se não funciona de um determinado jeito, sem dificuldade, descomplique e mude para outra forma em prol do resultado;
– Espontaneidade: não perder a espontaneidade ligada ao seu lado genuíno de ser. Tenha orgulho de você, das suas conquistas, dos seus erros transformados em aprendizados – busque SER mais do que TER mais.
Ela explica que essas atitudes não são fáceis para um adulto, mas que devem ser trabalhadas como competências a serem desenvolvidas e aperfeiçoadas. “Se observe e perceba como você está perante elas e o que pode conscientemente transformar. Peça feedback, olhe para si, investigue-se e questione-se! Não deixe para depois. Lembre-se que comportamento é a forma que você se manifesta no mundo e a atitude é o principal componente”, finaliza Danienne.