Carreira

Como se recolocar mais rápido no mercado de trabalho

Para se recolocar mais rápido, você deve ser ágil e colocar 4 ferramentas em ação simultaneamente

Recentemente dei um treinamento aberto para pessoas que se interessaram em saber como conseguir se recolocar mais rápido no mercado de trabalho. A experiência, como sempre, foi ótima, com muita energia do grupo e um grande interesse em saber como colocar esse título do treinamento em prática. Diante de tantas dúvidas em relação a currículo, como utilizar o Linkedin e como fazer networking, eu condenso aqui a resposta fornecida a eles em um dia inteiro de curso presencial. Para se recolocar mais rápido, você deve ser ágil e colocar 4 ferramentas em ação simultaneamente:

  1. CV bem elaborado
  2. Assiduidade no LinkedIn com conteúdo relevante
  3. Networking / manutenção da rede de contatos
  4. Contato com Headhunters e busca de vagas abertas

Não tem segredo, não adianta fugir, negar ou se abster de prestar atenção a estes 4 itens. Já se foi o tempo em que para procurar emprego você precisava ficar 12 horas ininterruptas na frente do computador mandando currículo pelos sites de vagas ou para as consultorias de emprego. Hoje o mercado de trabalho está dinâmico, voraz, competitivo e muito “marketeiro”inclusive, rsrsrs, as pessoas tem que se expor cada vez mais para serem vistas, elas têm que mostrar com qual conteúdo podem contribuir no mundo que as rodeia, as pessoas tem que mostrar o que tem a dizer, seja via texto no LinkedIn seja num bate papo / happy hour de networking.

Ao mesmo tempo que o mundo está extremamente digital, ele também está exigindo posicionamento e presença das pessoas (eu falo muito isso porque percebo essa necessidade) e às vezes eu sinto que as pessoas querem se esconder “atrás” da tela do celular com o “abençoado” WhatsApp.

Por fim, eu concluo, vamos rever alguns conceitos e valores nesta era super digital e nos preparar melhor para convidar aquela pessoa bacana pra um café, para conhecer pessoas em eventos e vamos contribuir mais com o senso crítico das pessoas que nos cercam postando textos relevantes nas redes sociais, com menos opiniões enviesadas e mais experiências enriquecedoras.

Como consultora de carreira, com centenas de clientes atendidos, acredito que falar sobre recolocação ou métodos para encontrar emprego, vai muito além de ensinar as palavras-chave para encontrar vagas no sites ou mostrar como se escreve uma carta de apresentação, eu sinto que precisamos aprender novamente a nos relacionar e a cuidar da nossa reputação, pois o CV impresso hoje é um percentual pequeno de todos os fatores envolvidos nos processos seletivos nesta nova era.

Ser ágil. Ser multidisciplinar. Ser sociável. Ser genuíno no contato com as pessoas. Valorizar as relações. Entender o contexto digital em que estou inserido. Entender a minha área de atuação para explorar melhor o mercado de trabalho. Ter algo relevante para dizer. Aumentar a exposição e saber falar de mim para me vender melhor.

Estas são as melhores ferramentas que você pode utilizar para se recolocar mais rapidamente. Fica aqui a minha contribuição para a sua reflexão e ação.

Por Gabriela Almeida, consultora de RH

 


Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios