Mundo RH

Como ser mais produtivo no trabalho remoto

Empresas pelo mundo estão adotando medidas como o trabalho remoto para tentar conter a disseminação do vírus

O trabalho a partir de casa é cada vez mais comum e muitas pessoas já se habituaram à sua dinâmica. Com o novo coronavírus a promover o trabalho remoto, ainda assim, as questões da produtividade laboral em casa voltam a ter destaque. Afinal, como pode ser mais produtivo em modo de trabalho remoto? Venha descobrir!

O trabalho remoto consiste em trabalhar a partir de casa. Esta é a forma de trabalho de muitas pessoas nos dias de hoje e é, também, o método de trabalho favorito da geração millennial.  Este tipo de trabalho permite, por norma, uma maior flexibilidade de horários, dispensa o uso de fardas (pode, até, fazê-lo de pijama!) e permite que possa confortavelmente trabalhar no sofá.

O conforto oferecido pelo trabalho em regime de home office, no entanto, obriga a que se tenha alguma disciplina, sob o risco de acabar por protelar a atividade e de atrasar todo o trabalho que deveria fazer, deixando prazos por cumprir.

Quem trabalha neste regime a tempo inteiro, como os empreendedores digitais de e-commerce, sabem que – a par com o pensamento sobre as questões da concorrência, a definição da quantia mínima de produtos ou a forma de promoção online e nas redes sociais – a criação de estratégias para manter a atividade fluída e a motivação em alta são fundamentais.

Estes empreendedores vivem, quotidianamente, com a necessidade de se manterem produtivos, independentemente das circunstâncias e, por isso, são um bom exemplo de como pode manter-se produtivo, caso a sua empresa adote a quarentena e recomende, perante o Covid-19, que fique a trabalhar no conforto do seu lar, onde está protegido.
Venha descobrir, com as estratégias destes profissionais online, as melhores dicas para ser mais produtivo num regime de trabalho remoto.

1. Não fique de pijama

Tal como referimos acima, quando se trabalha a partir de casa, existe a tendência para relaxar e, para muitas pessoas, isto significa manter o pijama ou a roupa mais cômoda, de trazer por casa.

Em termos de produtividade, isto pode ser um erro. Estar de pijama diz à nossa mente, ainda que na sua parte subconsciente, que está num ambiente de descanso. Isto é: embora vá trabalhar, a sua mente está focada na cama.
Se vai trabalhar a partir de casa, é recomendável que se vista para trabalhar. Isto não significa, claro, que precise de vestir seu fato e gravata. Mas o ato de se vestir como se fosse sair à rua pode ser muito útil para acordar a mente e fazer com que o dia seja mais produtivo.
Além disso, essa é uma das recomendações que, perante situações de doença, como a que agora motiva esta quarentena, os psicólogos costumam dar a quem fica em casa. O simples ato de se vestir pode amenizar a sensação de clausura e evitar que se sinta deprimido.

2. Estipule (e cumpra) um horário de trabalho

Se vai trabalhar a partir de casa, não precisa de fazer o mesmo horário que fazia no seu escritório – a menos que esteja a trabalhar em videoconferência e tenha reuniões agendadas dessa forma.

Ainda que assim não seja, mesmo assim, deve garantir que cria uma rotina diária fixa, que lhe permita organizar-se e organizar o seu trabalho.
Criar um horário de trabalho vai ajudar a garantir que é mais produtivo e será uma grande ajuda para que possa manter a disciplina, mesmo afastado do escritório.

Da mesma forma, recorde que é importante criar espaços e tempos de lazer e descanso. Descansar também é importante para que consiga manter-se produtivo.

3. Organize o seu ambiente de trabalho

Quando estamos em casa, é muito simples descurar o ambiente de trabalho e este é um dos maiores erros que pode cometer, caso esteja a trabalhar em regime de home office.

Ter um ambiente de trabalho organizado é um passo muito importante para a produtividade, já que ambientes sujos e desorganizados tendem a promover uma maior dificuldade de concentração.

Ter um espaço organizado e específico para trabalhar pode ajudar muito a garantir que o seu trabalho corre da melhor forma.

Além disto, estipular um espaço de trabalho, pode ajudar a fazer com que a sua família – caso esteja também em quarentena – tenha maior facilidade a estabelecer os limites, evitando o contacto consigo durante os tempos de atividade.

4. Desligue a televisão e o rádio

Ainda que possa parecer-lhe que uma das vantagens do trabalho remoto é poder livremente ter o rádio ou a televisão ligados, a verdade é que estes podem afetar severamente a concentração e reduzir drasticamente sua produtividade.

A menos que faça diretamente parte do seu trabalho, evitar as redes sociais durante o tempo de atividade também pode ajudar a torna-lo mais produtivo. Esta noção, evidentemente, não se aplica a quem trabalha com gestão de redes sociais, marketing ou promoção de lojas online, já que as redes sociais são, nestes casos, ferramentas de trabalho.

Etiquetas

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Fechar