Proximidade, olho no olho, transparência e comunicação ágil foram essenciais para fortalecer a cultura organizacional de Kraft Heinz um ano após a aquisição de Hemmer
Por Carol Dias, Diretora de RH na Kraft Heinz e Colunista no Mundo RH
Via de regra, a principal motivação para fusões e aquisições entre empresas é o crescimento dos negócios para ambos os lados. Para multinacionais como a Kraft Heinz, oportunidades como essas são comuns e, ao mesmo tempo, desafiadoras. Dentre vários fatores, o RH precisa focar especialmente na consolidação cultural, garantindo o alinhamento entre as culturas organizacionais das companhias envolvidas.
No ano passado, a Kraft Heinz, até então dona das marcas Heinz, Quero e BR Spices no Brasil, adquiriu a Hemmer, empresa brasileira com mais de 100 anos de tradição e sede em Blumenau, Santa Catarina. A Hemmer já tinha um vasto portfólio de produtos, com conservas, condimentos e azeites, e desde o primeiro dia deixamos claro o objetivo de expandir sua atuação no Brasil.
Sabemos que, em situações como essas, é comum o medo de demissões em massa. E, como esse nunca foi o objetivo, investimos em uma comunicação consistente e transparente desde o primeiro dia, explicando o que estava acontecendo em cada fase do processo e sanando todas as dúvidas prontamente, visando gerar mais segurança para todos os colaboradores.
Fizemos questão de esclarecer que novas oportunidades de carreira surgiriam para os nossos talentos, considerando inclusive a possibilidade de desenvolvimento internacional, já que Kraft Heinz é uma multinacional presente em diversos países do mundo. Apenas um ano após a transição, já temos colaboradores que optaram por sair de outros estados para atuar em Blumenau, bem como colaboradores que migraram de Blumenau para São Paulo.
Sabemos que a consolidação cultural pode levar meses ou até mesmo anos para ser efetivada, por isso realizamos mais de 50 encontros presenciais em Blumenau, nas instalações da Hemmer, nos primeiros cinco meses de transição, reunindo colaboradores e a alta liderança da companhia. Estar perto, olhar no olho e poder tirar dúvidas pessoalmente são ações que geram confiança e fortalecem qualquer cultura empresarial.
Nossa comunicação sempre se baseou no apreço e na valorização da história de Hemmer e, consequentemente, de seus colaboradores. Afinal, o que é uma empresa se não as pessoas que nela trabalham todos os dias?
Usamos pouco a expressão Recursos Humanos. Preferimos People, pois sabemos que cuidamos de pessoas, que são muito mais do que recursos. Não à toa, como resultado desse cuidado, já sentimos na prática que Hemmer e Kraft Heinz compartilham do mesmo DNA. A Hemmer, inclusive, já lançou novos produtos – os primeiros após a aquisição: molhos de tomate nos sabores tradicional, bolonhesa e manjericão. E foram precisos apenas três meses de desenvolvimento para chegar a este resultado, considerando o engajamento e a agilidade de times efetivamente integrados.