As empresas são formadas por indivíduos com características e experiências únicas, tornando-se essencial transcender a simples inclusão desses valores na cultura organizacional.
Por Artur Reis – Gerente de Projetos de RH na Amazon Brasil e presidente-fundador do Glamazon e Bruna Brito, Gerente de Produto na Amazon Brasil e membro do conselho do Glamazon.
Aceitação, inclusão e respeito. Estas palavras, juntas, são valores fundamentais que cada vez mais se tornam evidentes no papel das empresas e estruturas organizacionais na construção de um ambiente de trabalho diversificado e equitativo. Não mais um sonho distante no mundo corporativo, já é possível enxergar a concretização de políticas inclusivas para à comunidade LGBTQIAPN+ de algumas empresas. Na Amazon Brasil, por exemplo, tentamos ser um exemplo inspirador de como esses pilares podem ser implementados na prática, criando um espaço onde cada funcionário pode se expressar livremente, sem temer julgamentos ou discriminação, e ser verdadeiramente quem são.
Empresas são compostas por indivíduos com características e vivências únicas, sendo mais que necessário ir além da mera inclusão desses valores na cultura organizacional. É essencial impulsionar ações de desenvolvimento e iniciativas que sejam verdadeiramente aplicadas e abracem e escutem ativamente suas equipes, ajudando na construção de um ambiente de trabalho acolhedor para todos e todas.
De acordo com o Censo de Inclusão Produtiva LGBTQIAPN+, apresentado pelo Pacto Global da ONU em março desse ano, a trajetória dessa parcela da comunidade no mercado de trabalho pode ser analisada em três fases distintas: o processo seletivo, a pós-contratação com convívio na carreira e os caminhos alternativos. Segundo o estudo, muitas das vezes, todas essas etapas são marcadas pela discriminação, vulnerabilidade e limitação de oportunidades.
Os dados revelados na pesquisa do Pacto Global só reforçam a importância de organizações, empresas e indivíduos discutirem e promoverem ativamente a inclusão e a igualdade no ambiente de trabalho. Na Amazon, entendemos que uma equipe diversa reflete a realidade pluralista da sociedade em que vivemos – da mesma forma que reflete a gama de identidades dos nossos clientes, trazendo um amplo volume de ideais e perspectivas para a contribuição da nossa cultura inovativa e que impulsiona resultados ainda mais positivos.
Em ambientes de trabalho onde as equipes se sentem seguras, confiantes e prontas para se desenvolverem, existe uma tendência nas discussões produtivas que impulsionam e criam um ambiente inovativo e saudável onde todas e todos crescem profissionalmente. Isto é possível quando os profissionais entendem que são valorizados e são encorajados a contribuir com suas ideias e experiências únicas sem medo de sofrerem discriminação ou chacota.
Uma das formas de incentivar esses ambientes de discussão é por meio da criação de grupos de afinidade. Por exemplo, a Amazon Brasil possui cinco: AmazonPcD, vinculado à pessoas com deficiência; Women@Amazon, para equidade de gênero; Black Employee Network – BEN: relacionado às questões raciais; Warriors, para militares da reserva; e o Glamazon, voltada para a causa LGBTQIAPN+. O Glamazon é um dos maiores grupos de afinidade da Amazon e contribui na manutenção desse ambiente de trabalho inclusivo nos escritórios, nas Operações, na educação e conscientização das equipes e aliados(as) sobre as políticas e benefícios, além da organização de eventos e reuniões para qualquer pessoa interessada na causa LGBTQIAPN+.
Desta forma, é possível definir os alicerces para eliminar a discriminação e fazer com que os todos e todas sejam respeitados, valorizados e incluídos. Para a Amazon, é muito importante garantir que cada funcionário e funcionária tenham oportunidades justas em todas as áreas de negócios, desde a contratação até o desenvolvimento de suas carreiras. Por meio de uma Política de Igualdade de Oportunidades e Tolerância Zero forte para qualquer forma de discriminação, estamos construindo um ambiente onde a diversidade é celebrada e cada indivíduo pode ser autenticamente ele mesmo. Essa abordagem vai além dos requisitos exigidos pela lei, oferecendo benefícios abrangentes que refletem nosso compromisso com o bem-estar de nossas equipes e seus dependentes.
Essas iniciativas contribuíram para o recente reconhecimento à Amazon Brasil com a nota máxima pelo Instituto Mais Diversidade e pelo Programa Global de Equidade no Trabalho da Human Rights Campaign Foundation (HRC), com o prêmio: “Melhores Empresas para Pessoas LGBTQIAPN+ Trabalharem”. Para nós, o prêmio ultrapassa o recebimento de um selo, certificado ou estatueta, representando a certeza de que estamos no caminho certo e nossas equipes se sentem verdadeiramente acolhidas e seguras em nossos ambientes de trabalho – onde nossos Princípios de Liderança guiam essa caminhada e continuamos nos empenhando para sermos a melhor empregadora do mundo.
O sucesso de uma empresa não pode ser medido apenas em termos de lucro e crescimento, mas também em sua capacidade de criar um ambiente de trabalho onde todas e todos se sintam acolhidos e capacitados a contribuir plenamente. A Amazon Brasil está liderando pelo exemplo, demonstrando que a inclusão não é apenas uma questão de responsabilidade social, mas também uma estratégia fundamental para o sucesso empresarial no mundo moderno.