Por Antonio Ornellas, especialista em gestão de carreira de TCS – Talent Creative Solutions
O sucesso de uma empresa é função do segmento que a mesma esteja inserida e mesmo assim, muitas variáveis vão estar em jogo de forma a compor um cenário que a leve ao sucesso.
Vejamos, no caso do segmento de roupas que antes da pandemia vivia muito em função da criatividade, inovação e bom gosto dos designers. Com a pandemia, com todo mundo enclausurado quem quer comprar roupas? Este é só um exemplo de como empresas da moda sofreram e tiveram que se reinventar e se, antes da pandemia tinham grande experiência de como movimentar o seu segmento para o sucesso, com a pandemia o caos se espalhou neste setor. A questão ficou muito mais em como sobreviver do que pensar em alternativas para o sucesso, certo?
Por outro lado, se você estava com uma empresa de serviços de entrega, você vivia num mar de sangue, ou seja, uma concorrência intensa e um trabalho forte para sobreviver e dar lucros. Com a pandemia, houve um salto inimaginável na demanda por serviços de entrega e este segmento deu um salto quantitativo de forma que, quem teve condições, conseguiu desenvolver estratégias inteligentes que triplicaram a capacidade para atender o salto da demanda, teve todas as condições para gerar lucros exponenciais. Por isso a pandemia trouxe sorte para uns e problemas difíceis para outros.
Bom, voltando para o foco: fazer sucesso, passados mais de um ano de pandemia, os altos e baixos já se estabilizaram ou, ao menos, estamos mais acostumados com a chuva e os ventos, após a passagem do que poderíamos chamar do “tsunami”, ok?
Com certeza as empresas que conseguiram administrar, atender a demanda quando a pandemia se instalou:
– ninguém quase não sai de casa
– o uso de tecnologias virtuais explodiu
– assim, o e-commerce teve um uso inacreditável: alimentação, entregas em geral viraram ‘o negócio’ do momento! Primeiro: quem já estava na área teve que trabalhar para aumentar sua capacidade e entender como atender a demanda que se estabeleceu da noite para o dia! Mas este, se pensarmos bem: é o melhor dos problemas para se ter, certo? Então, sucesso para estes empresários foi:
– como ser rápido, inteligentemente rápido para ampliar sua capacidade!
– quem atendeu com rapidez e qualidade teve a grande oportunidade de ganhar boas fatias do mercado! Aí está um bom exemplo!
– quem teve dinheiro para comprar empresas de entrega, assim ganhou mercado via a aquisição de empresas prontas e, se soube administrar bem este pulo, esta ampli
ação a todo vapor, com certeza teve ótimas condições de ter sucesso!
– quem já usava e-commerce e, dominando esta tecnologia soube vender bem, com certeza teve grandes oportunidades de crescer, ampliar e fazer sucesso também; não poderíamos deixar de citar os “moto-boys” que, de uma multidão de desempregados passaram a ser disputados pelo incrível crescimento das empresas de entrega.
De um grupo com salários baixos, de uma hora para outra tiveram a oportunidade de poder negociar salários via ofertas de diversas empresas que, de uma hora para outra, começaram a fazer ofertas: problemas que um pulo, um enorme crescimento de demanda faz acontecer. Um problema bom, para quem participou de alguma forma deste segmento e de outros que se aproveitaram da explosão da demanda de empresas de serviços de entrega, após a eclosão da pandemia.
Muitas empresas souberam navegar e tiveram muito sucesso pela inteligência, rapidez, por que não dizer, tiveram um desempenho espetacular, desta forma ganharam mercado e tiveram muito lucro! Pois é, para algumas empresas, o sucesso foi medido pelo lucro que conseguiram. Para outras pelo crescimento rápido e assim ganharam fatias de mercado que em outros tempos não teriam conseguido! Aqui, o sucesso foi medido pela ampliação, pela inteligência e pelo crescimento.
Analisando alguns casos em segmentos diferentes pudemos observar as oportunidades que surgiram ou se perderam com a pandemia. Estas chances puderam se transformar em sucesso ou em desastre para empresas de diferentes setores. Sucesso muitas vezes vai depender de como empresários conseguem entender:
– o que está acontecendo e, usando adequadamente as variáveis, produzir resultados positivos na área que estão inseridos;
– e antecipar movimentos e ondas, ou mesmo prever para que lado estarão grandes necessidades e, em sabendo ou prevendo estes movimentos poderão levar suas empresas ao sucesso!
Simples não é, mas as oportunidades estarão sempre ao vento e todos nós podemos fazer nossos barcos ganharem velocidade ao vento, ganhando a corrida do sucesso!