Entre os acertos que podem influenciar diretamente na promoção de um profissional estão o critério ao replicar conteúdos e a participação em grupos de discussões técnicas voltadas à área de atuação
O Brasil é um dos maiores consumidores de redes sociais no mundo. Por mês, os brasileiros gastam cerca de 650 horas navegando no Facebook, Instagram, Twitter, Snapchat, entre tantas outras redes que surgem e tornam-se sucesso na internet. Dessa forma, o perfil virtual dos usuários na rede nunca esteve tão conectado com o real. Na vida profissional não é diferente. Com a possibilidade de detectar rapidamente as características de um candidato, além da entrevista profissional, a análise das redes sociais passou a compor o processo seletivo das empresas. Pesquisa realizada pela CareerBuilder, empresa americana especializada em recrutamento, aponta que 51% dos recrutadores já deixaram de contratar um profissional após encontrarem algo negativo em suas redes sociais.
Diante disso, o cuidado com o perfil virtual pode ser decisivo em uma oportunidade de emprego. A avaliação positiva do colaborador tende a ser maior quando o perfil nas redes sociais apresenta uma impressão positiva e contribui para fundamentar suas qualificações profissionais e acadêmicas. Sylvia Ignácio da Costa, coordenadora do curso de Gestão de Recursos Humanos da Anhembi Morumbi, integrante da rede internacional de universidades Laureate, avalia que “entre os principais motivos que influenciam uma empresa a contratar um candidato, com base em informações da rede, estão a criatividade, os trabalhos voluntários e a habilidade de comunicação”.
A coordenadora explica ainda que entre os principais comportamentos em redes sociais que impedem a evolução profissional estão a postagem de fotos ou comentários inadequados, conteúdo que faz apologia a drogas, sexo e crime, redação inapropriada e erros gramaticais, conduta que demonstre preconceitos, comentários que visam prejudicar a imagem de pessoas ou de empregos anteriores e a inclusão de informações falsas.
Confira mais dicas da especialista para fazer das redes sociais ferramentas eficientes para alavancar a carreira:
- Participe de grupos de discussões técnicas voltadas à sua área profissional;
- Publique textos bem redigidos;
- Tenha conexões de qualidade;
- Mantenha a ética e discrição;
- Reforce o bom senso e critério ao replicar conteúdos;
- Avalie atentamente a mensagem que será publicada.
*Sylvia Ignácio da Costa é Mestre em Administração de Empresas e graduada em Economia e Administração de Empresas pela UniFECAP. Coordenadora do curso de Gestão de Recursos Humanos da Anhembi Morumbi, possui 26 anos de experiência administrativa em empresas multinacionais. Consultora em treinamentos empresariais e organização de eventos. Palestrante em seminários, congressos, teleconferências e feiras. A especialista está disponível para conceder entrevistas.