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Como utilizar o e-mail para ações de endomarketing

O Endomarketing está focado na ideia de que o capital humano é primordial para o sucesso da cultura organizacional de qualquer empresa.

Como utilizar o e-mail para ações de endomarketing

Assim como as estratégias para captar e reter consumidores são constantemente aprimoradas com o desenvolvimento de ações digitais, o mesmo ocorre com o Endomarketing. O objetivo é aumentar o engajamento dos colaboradores pelas causas comerciais e sociais das empresas.

Nesse sentido, o e-mail se destaca como um meio de comunicação direto que pode ser estabelecido entre as gestões empresariais e os funcionários, auxiliando o desenvolvimento do Marketing Interno.

Contudo, antes de compreender como esse canal pode ser utilizado para melhorar o relacionamento com os colaboradores, é preciso compreender o conceito e a importância do Endomarketing nas empresas, independente do segmento de atuação ou das dimensões do empreendimento.

O que é Endomarketing?

O conceito de Endomarketing, ou Marketing Interno, como também pode ser chamado, está relacionado à comunicação com os colaboradores do empreendimento, que são vistos como clientes internos.

O Endomarketing está preocupado em desenvolver ações para conquistar, reter e fazer com que os funcionários sejam embaixadores da marca e dos produtos ou serviços vendidos.

Para isso, diferentes setores das empresas, como os Recursos Humanos, Comunicação Interna e Marketing, devem estar alinhados. A principal missão dos profissionais é fazer com que os colaboradores entendam a missão da organização e percebam a importância de seu próprio trabalho para o resultado coletivo.

Assim, os profissionais tendem a se sentirem mais empenhados e motivados para a realização das tarefas profissionais, o que geralmente resulta até em mais produtividade e qualidade.

A cultura organizacional das empresas está diretamente relacionada às ações executadas diariamente, e que refletem as normas, valores, expectativas e metas das empresas. Sendo assim, a cultura organizacional também interfere na imagem da empresa, prejudicando a credibilidade em casos em que há dissonâncias entre filosofias e ações.

Para evitar problemas desse tipo e melhorar a cultura organizacional das empresas, dentre as principais ações realizadas pelo Endomarketing destacam-se:

  1. Pesquisas sobre o clima organizacional;
  2. Oferecimento de eventos motivacionais, treinamentos e palestras;
  3. Realização de eventos de integração;
  4. Ações de comunicação interna.

1. Pesquisas sobre o clima organizacional

Com as pesquisas envolvendo diferentes questões acerca do clima organizacional das empresas, elas podem procurar por potenciais falhas ou pontos de melhorias. Assim, é possível traçar planejamentos e medidas para corrigir o clima organizacional, melhorando as condições de trabalho de todos os funcionários.

Muitas vezes mudanças simples, como a instalação de dispensador de senha bico de pato em ambientes de atendimento, por exemplo, podem facilitar muito o desempenho dos funcionários. 

Como os colaboradores estão em contato direto com as tarefas que precisam ser realizadas, as empresas que dão ouvidos às suas constatações podem descobrir novas formas de melhorar os processos, produtos ou serviços.

Além de valorizar a opinião do funcionário, portanto, as pesquisas podem contribuir para o crescimento das empresas ou organizações de diferentes tipos. O exemplo da senha pode ser aplicado a um hospital de cachorro, ou qualquer outro estabelecimento em que se formem filas para o atendimento.

2. Oferecimento de eventos motivacionais, treinamentos e palestras

Os eventos motivacionais têm como objetivo incentivar os funcionários a melhorias pessoais ou profissionais, que podem contribuir para o engajamento por uma meta, pela venda de um novo produto ou pela participação em ações da empresa de maneira mais efetiva.

Já os treinamentos e capacitações são fundamentais para atividades mais técnicas, como as desenvolvidas para a gestão de resíduos na construção civil, um exemplo de atividade em que os profissionais precisam estar sempre atualizados segundo as normas técnicas e novas possibilidades tecnológicas.

Os eventos contribuem diretamente para aumentar a qualidade dos serviços realizados pelos colaboradores, já que também ajudam na motivação e crescimento pessoal e profissional.


3. Realização de eventos de integração

Os eventos de integração são as festas de final de ano, comemorações pelo alcance de metas ou outras ocasiões especiais. Eles são organizados para estimular o trabalho coletivo das equipes, além de representarem uma recompensa em diversas situações.

Uma empresa maior, mais estruturada e com mais espaço no mercado pode investir em um evento mais elaborado e distinto, mas isso não é motivo para que as companhias menores deixem de promover a integração entre os colaboradores.

Uma empresa de içamento de cargas, por exemplo, pode investir na organização de comemorações mais casuais. O importante nesse caso é estimular a integração entre os diferentes setores da empresa.

Desta forma, os eventos de integração contribuem para a transformação do ambiente de trabalho, de uma maneira bastante informal, com mais organização entre objetivos individuais e coletivos em busca das metas da empresa.

4. Ações de comunicação interna

A comunicação interna das empresas pode ser feita de diversas maneiras, desde as mais tradicionais até as mais modernas. 

Antigamente grande parte das empresas investiam em jornais murais, caixas de sugestões, boletins internos, entre outras estratégias. O objetivo das ações é fazer as informações circularem na empresa e facilitar o recebimento de feedbacks positivos ou negativos com relação à percepção de cada um sobre o que tem sido feito na instituição.

Contudo, com o avanço das estratégias de Marketing Digital, a comunicação interna passou por transformações, e hoje pode ser melhor estruturada, com o uso do e-mail. A ferramenta facilita e torna mais prático o acesso dos colaboradores às informações, além de possibilitar uma comunicação personalizada.

Vantagens do e-mail como ferramenta para o Endomarketing

O Email Marketing se destaca como uma excelente ferramenta para que as empresas espalhem as informações de maneira segmentada, de acordo com a atividade que o colaborador exerce na empresa.

Como a maioria dos profissionais tem o costume de checar as caixas de entrada de e-mails várias vezes ao dia, o canal costuma ser bastante eficiente.

Nesse sentido, é comum que a estratégia envolva a criação de grupos distintos, que receberão conteúdos focados na sua área de atuação. Vale lembrar que para as ações serem bem sucedidas, é essencial que o conteúdo compartilhado com os funcionários seja interessante, relevante e tenha uma linguagem acessível.

Entretanto, como benefícios da implantação de ações de Endomarketing pelo e-mail, é válido ressaltar:

  • Mais motivação para interagir com  as mensagens;
  • Mais dinamismo entre envio, recebimento e internalização das mensagens;
  • Ações mais econômicas, dispensando impressões, por exemplo;
  • Maior promoção da integração em plataformas digitais.

Como utilizar o e-mail adequadamente para o Endomarketing

Aos empreendedores convencidos da relevância do e-mail para a promoção de ações de Endomarketing, é preciso lembrar que não basta disparar os e-mails. É necessário que eles sejam adequados e bem elaborados para a função e, depois, todos os resultados obtidos devem ser mensurados, como em uma campanha de Email Marketing externa.

Algumas dicas para não errar ao enviar as mensagens para os colaboradores, independente do segmento de atuação, são:

Manter a qualidade do conteúdo

Ao se comunicar com os colaboradores diariamente pelos e-mails, é importante que a fabricante de peça para compressor, por exemplo, se atente para a qualidade das mensagens. 

O conteúdo deve ser desenvolvido por profissionais qualificados, e com qualidade compatível àquela utilizada com os consumidores, chamando a atenção dos funcionários para as questões levantadas na mensagem.

Ter cuidado com a quantidade de e-mails

Por mais que hajam muitas informações para serem comunicadas, quando a empresa vendedora de queimador forno industrial, por exemplo, exagera na quantidade de mensagens, são grandes as chances de ela perder a atenção dos funcionários. Mensagens repetitivas podem começar a serem ignoradas ou até passarem despercebidas.

O excesso também pode atrapalhar na produtividade e concentração dos colaboradores. Uma dica é condensar os assuntos em uma só mensagem, ou até criar um resumo diário.

A segmentação também auxilia as empresas na dosagem correta, já que assim os colaboradores só recebem as mensagens que de fato serão relevantes para suas funções.

Criar conteúdos responsivos

Mesmo no caso dos e-mails internos, é preciso que a empresa tenha em mente que é bastante comum os colaboradores acessarem suas caixas de entrada pelos smartphones. 

Por isso, o conteúdo abordando aspectos sobre rotulos de alimentos saudaveis produzidos, por exemplo, deve ser preparado para se adaptar sem problemas a diferentes tipos de dispositivos móveis.

Buscar interação

Embora os e-mails possibilitem apenas uma opção de interação, a de resposta, ela deve ser incentivada sempre que possível. A interação é um interesse crescente dos funcionários, que buscam as ferramentas sociais justamente com essa finalidade.

Nesse sentido, as dicas são incluir nas mensagens o pedido de interação. Uma ideia é pedir opiniões sobre produtos ou serviços que estão sendo prestados, como a depilação íntima feminina, por exemplo, compartilhando o material recolhido posteriormente com os outros contatos.

É importante que o empreendedor tenha em mente que a estratégia deve ser desenvolvida com testes e adaptações, evoluindo para alcançar melhores resultados junto aos colaboradores. Assim, o canal contribui para que as empresas mantenham os seus funcionários engajados, motivados e produtivos.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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