Com a consolidação do home office como regime de trabalho no Brasil, muitos trabalhadores têm usado o smart speakers como assistente pessoal, buscando uma melhora na produtividade. No entanto, este tipo de aparelho ainda causa muitos questionamentos por ser uma novidade. Então, como usar um assistente virtual da melhor maneira para te ajudar no trabalho? Veja algumas de nossas indicações:
Auxiliando na organização
O home-office exige muita organização. Caso contrário, é fácil esquecer-se de responder mensagens e e-mails e acabar deixando alguma tarefa importante escapar. Um assistente virtual pode ser fundamental nesse processo, principalmente se você ainda não se habituou completamente com o trabalho remoto e comete este tipo de falhas.
Com o aparelho, você pode programar lembretes ou então colocá-los na agenda do seu celular e estabelecer a integração. Dessa maneira, você será avisado de que precisa fazer tal tarefa, tornando impossível o esquecimento.
Manter o foco
Nosso smartphone ajuda muito na rotina do home-office: uma pesquisa rápida, a programação de um alarme, uma ligação telefônica. Porém, por ser um aparelho com muitas funções, é extremamente fácil perder o foco com ele. Quem nunca pegou o celular para realizar uma tarefa do trabalho e acabou perdendo muitos minutos com as distrações nas redes sociais e páginas de notícias?
Um assistente virtual evita esses desvios no foco, pois com ele você não precisa pegar o seu smartphone para realizar essas tarefas. Com comandos de voz, você pode fazer suas ligações, pesquisar contatos, ouvir as notícias importantes e até mesmo escolher alguma música ambiente, ganhando muito tempo e, consequentemente, aumentando a produtividade.
Ajuda na rotina
Você pode programar o seu assistente para ajudar em sua rotina. Por exemplo, organizando uma lista de tarefas diárias. Assim, ele te lembrará dos horários adequados para iniciar e terminar cada ação de sua rotina.
Além disso, você pode utilizá-lo para uma melhor organização de seu tempo, estabelecendo regimes de horários, como o método pomodoro, uma das maneiras de ser mais produtivo no trabalho, programando tempos de intervalo e de volta às tarefas. Sabendo a hora de relaxar e sendo avisado disso pelo assistente, fica mais fácil manter a concentração.
Se você quer uma ajuda mais elaborada do seu assistente e tem como investir em uma automação completa, pode integrá-lo a outros objetos da casa, iniciando um projeto de smart home. Assim você poderá, por exemplo, ter a iluminação ideal em seu ambiente de trabalho, ajustada automaticamente de acordo com o horário do dia e com a iluminação natural, ajudando a prevenir problemas na visão.
Com essa automação, você poderá controlar diversos aspectos de seu ambiente com comandos de voz, economizando muito tempo e ganhando mais foco no trabalho.