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Como você tem impulsionado a gestão de conhecimento na sua empresa?

O investimento em ferramentas de capacitação multiplataforma alinhadas aos pilares estratégicos da empresa se faz necessário

 Como você tem impulsionado a gestão de conhecimento na sua empresa?

Você já parou para pensar que tudo o que somos e refletimos em nossas ações cotidianas é reflexo dos aprendizados que tivemos? Enquanto seres humanos, nascemos prontos para absorver e reproduzir conhecimento ao longo da vida. Isso é fundamental desde a execução das atividades mais primárias ligadas à sobrevivência – como se alimentar, por exemplo – até o estabelecimento dos laços que nos constitui enquanto sociedade. Afinal, não há evolução sem o compartilhamento de histórias que deram errado e sem referências de sucesso. Ter essa percepção de que hoje podemos ser melhores que ontem, e que amanhã seremos melhores que hoje, nos impulsiona a seguir em frente – em todos os aspectos da vida.

Outro dia li uma frase do escritor Alvin Toffer que me fez refletir muito sobre o impacto que a busca por conhecimento tem em nossas vidas. Ele diz que “o analfabeto do século XXI não será aquele que não consegue ler e escrever, mas aquele que não consegue aprender, desaprender e reaprender”. Refletindo sobre a colocação, vi o quão estratégica é a fomentação de atividades que impulsionam a educação e o autoconhecimento dentro do ambiente de trabalho e o impacto delas em nossa evolução profissional e pessoal.

Como você tem impulsionado a gestão de conhecimento na sua empresa?

Mesmo com a ascensão de uma série de recursos e facilitadores, a gestão de pessoas continua sendo um dos maiores desafios em todas as empresas. Isso é reflexo da complexidade que é a relação entre pessoas, especialmente no trabalho, ambiente em que as diferenças de expectativas resultantes da diversidade de personalidades e vivências ficam muitas vezes em evidência. Por isso, acredito que promover o engajamento de um time exige uma percepção macro do negócio e disposição de fazer a diferença.

 

É preciso ter bem delimitados os perfis dos seus colaboradores, os objetivos de curto e longo prazo da empresa e acima de tudo sua causa, que nada mais são do que os motivos que nos fazem levantar todos os dias da cama dispostos a entregar o nosso melhor. Estabelecer processos cognitivos entre os colaboradores e a causa da empresa é fundamental para o bom andamento do negócio. Causas estabelecidas e vivenciadas engajam e exponenciam o interesse em otimizar as entregas.

Como você tem impulsionado a gestão de conhecimento na sua empresa?

Para tal, é importante oferecer ferramentas de capacitação e educação corporativa que tragam não somente conhecimento técnico e de campo, como também princípios e teorias mais humanas, que explorem habilidades de comunicação, integração e liderança das pessoas. Sabe aquela sensação de mind-blowing? É ela que devemos buscar ao traçar uma experiência educacional para a empresa.

 

Acredito que quando se trata de gestão de conhecimento, precisamos traçar estratégias que permitam focar no que o colaborador está precisando e menos no caminho que o levará até isso. Isso porque cada indivíduo tem suas particularidades e acrescenta de diferentes maneiras às atividades do time. Nesse sentido, vejo que a troca de experiência entre os colaboradores é de extrema importância. Essas experiências podem ser repassadas por meio da gestão de best practices, por exemplo.

Como você tem impulsionado a gestão de conhecimento na sua empresa?

Seja por meio de uma Universidade Corporativa bem estruturada, cursos de capacitação, treinamentos periódicos, imersão de campo ou ainda aplicativos que permitem o acesso instantâneo a informações: o importante é que a estratégia seja de fato útil e complementar aos conhecimentos dos colaboradores.

É cada vez mais evidente que o investimento em ferramentas de capacitação multiplataforma alinhadas aos pilares estratégicos da empresa se faz necessário quando buscamos equipes motivadas e melhores resultados. É por meio delas que conseguimos transformar as ofertas em diferenciais competitivos para o negócio e para o cliente.

Provando a importância dessas estratégias educacionais, uma pesquisa promovida pela consultoria Deloitte em 2016 apontou um aumento de 42% no número de organizações que aderiram a equipes dedicadas à prática de educação corporativa – quando comparado ao último balanço feito em 2014. O estudo, feito com uma amostra de 178 empresas, ainda conclui que houve um crescimento de 14% das que investiram em Universidades Corporativas e 74% das que apostam em treinamentos presenciais.

 

A importância dessas ações fica ainda mais evidente quando pensamos no tempo de vida que gastamos no trabalho. Fazendo um cálculo rápido, podemos concluir que uma pessoa que começou a trabalhar aos 18 anos e que pretende se aposentar aos 55 anos, tendo um emprego formal com jornada de trabalho de oito horas diárias, ao longo desses 37 anos, passará o equivalente a 2960 dias trabalhando, que corresponde a mais ou menos oito anos e quatro meses ininterruptos no ambiente de trabalho.

O que você espera tirar desses oitos anos e quatro meses da sua vida? Ou melhor: o que você tem feito para que seus colaboradores extraiam o melhor de si mesmos ao longo desse período?

Como você tem impulsionado a gestão de conhecimento na sua empresa?

Aposte na sua equipe e disponha de recursos que a possibilite evoluir junto com o negócio. Isso é fundamental para que as pessoas encontrem um propósito nas suas atividades e, consequentemente, criem mais vínculos com as causas corporativas. No fim das contas, quem faz a diferença no mundo são os que acreditam no que fazem e fazem o que acreditam.

 

 

Por Odair Castro, gerente de Recursos Humanos da MSD Saúde Animal

 

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