O mau uso dessas redes no ambiente de trabalho vem resultando em demissões
As redes sociais até pouco tempo atrás eram utilizadas mais em caráter pessoal, porém, passaram a ter um grande peso para construir uma boa imagem profissional. É preciso ter cuidado com a relação do ambiente digital com o mercado de trabalho, pois o uso em excesso está resultando em demissões. De acordo com profissionais do setor, as empresas acenderam o alerta com o aumento de fofocas que acontecem dentro do trabalho.
Segundo a ABRH- ES (Associação Brasileira de Recursos Humanos), quando o funcionário publica conteúdos, é necessário lembrar que dependendo do que for dito, as informações poderão trazer consequências, como demissão por justa causa. Já quando o profissional faz uma foto ou usa as redes sociais para divulgar algo da empresa em que trabalha, a atenção deve ser triplicada.
De acordo com estimativas de especialistas do setor, em abril do ano passado, por exemplo, o excesso das redes sociais resultou em 150 demissões por mês. Nos últimos 12 meses, o número de desligamentos mensais, em média, superou 400.
“Com o crescimento do trabalho remoto, a rede social ganhou importância na forma como colegas de trabalho te conhecem, pois as oportunidades de encontro presencial são substituídas por interações online. Assim, é natural que colegas de trabalho comecem a se seguir no LinkedIn ou que a pessoa seja marcada em algum post ou foto da empresa, momento em que os colegas de trabalho vão ler o que já foi postado”, explica Renato Haidamous, co-fundador da ZapSign.
Juliana Alencar, fundadora da Weird Garage, explica que estamos em uma fase de readaptação pós pandemia e de um novo cenário híbrido com as políticas do que pode ou não ser feito, e que ainda estamos aprendendo com o novo momento. “Eu acredito que a empresa deva se comunicar e formalizar no seu guia de cultura sobre os valores dela e os comportamentos que esperam sobre os colaboradores, para facilitar esse caminho de educação sobre o tema e falar sobre práticas dos profissionais que comprometam a imagem da empresa.” explica.
Quando utilizada com bom senso e responsabilidade, as redes sociais podem trazer ótimos benefícios para a vida de seus usuários. O problema começa quando o seu uso viola a intimidade, a vida privada, a honra e a imagem de terceiros, e tem sido crescente o número de pessoas que fazem uso deste mecanismo para registrar seu aborrecimento com a empresa em que trabalham, com seus superiores ou, ainda, para reclamar de clientes.