Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Aceitar
Mundo RHMundo RHMundo RH
  • Início
  • Mundo RH
    • Notícias
    • Opiniões
    • Publieditorial
    • Colunistas
    • Variedades
    • Artigos
  • Carreira
    • Vagas
    • Estágio e Trainee
    • Dança das cadeiras
    • Inclusão
    • Empreendedorismo
    • Educação Corporativa
    • Treinamentos
    • Benefícios
    • Comportamento
    • Eventos
  • Gestão
    • Soluções para RH
    • Negócios
    • Pesquisas
    • Influencer RH
    • Legislação trabalhista
    • Premiação
    • Podcasts
    • Entrevistas
  • Saúde
    • Qualidade de vida
    • Esportes
  • Tecnologia
Lendo: Comportamentos da Geração Z são apontados em pesquisa realizada pela Atento
Entrar
Notificações Mostrar Mais
Font ResizerAa
Font ResizerAa
Mundo RHMundo RH
Pesquisar
  • Início
  • Mundo RH
    • Notícias
    • Opiniões
    • Publieditorial
    • Colunistas
    • Variedades
    • Artigos
  • Carreira
    • Vagas
    • Estágio e Trainee
    • Dança das cadeiras
    • Inclusão
    • Empreendedorismo
    • Educação Corporativa
    • Treinamentos
    • Benefícios
    • Comportamento
    • Eventos
  • Gestão
    • Soluções para RH
    • Negócios
    • Pesquisas
    • Influencer RH
    • Legislação trabalhista
    • Premiação
    • Podcasts
    • Entrevistas
  • Saúde
    • Qualidade de vida
    • Esportes
  • Tecnologia
Possui uma conta? Entrar
Siga-nos
2016 - 2023 © Mundo RH | Projetado por INformigados
Alelo
Comportamento

Comportamentos da Geração Z são apontados em pesquisa realizada pela Atento

Redação Mundo RH
Por Redação Mundo RH
23/11/2018
642 Views
23/11/2018

28% valorizam a transparência das companhias

A Geração Z, formada pelos nascidos entre 1995 e 2010, desperta o interesse das empresas por sua forma de pensar, de agir e, principalmente, de consumir, uma vez que, até 2025, representará 70% da força de trabalho em todo o mundo. Para entender melhor o comportamento deste novo consumidor, o Núcleo de Estudos e Tendências da Atento, uma das empresas líderes mundiais em serviços de gestão de clientes e terceirização de processos de negócios (CRM/BPO) na América Latina, realizou uma pesquisa com 500 jovens, com idades até 23 anos, moradores de diferentes regiões do País.

O estudo desvenda como esse grupo se relaciona, seus hábitos, comportamentos, bem como interage com as plataformas digitais e com as marcas. Quando o assunto é consumo, os entrevistados demonstram que valorizam muito a experiência que a marca oferece ao longo de todo o atendimento: 46% afirmaram que buscam melhores experiências e serem surpreendidos pelas empresas, enquanto 32% dão prioridade à consciência ambiental, 31% já se consideram menos consumistas e 28% valorizam a transparência das companhias.

O Respeito ao Consumidor também é uma preocupação deste público: 67% dos respondentes Z, contra apenas 47% Y ouvidos em uma pesquisa semelhante, em 2017, estão atentos a este ponto. Recém-chegados ao mercado de consumo, acima de tudo, eles valorizam um bom atendimento. O insucesso dessa jornada, inclusive, é o motivo para que 83% dos respondentes deixem de consumir determinado produto ou se relacionar com uma empresa.

De acordo com a pesquisa, a experiência positiva (73%) é o segundo fator que mais fideliza esse consumidor a uma marca, atrás somente do Custo X Benefício (79%). Esse dado da pesquisa é muito emblemático, uma vez que, para os Millennials, essa questão concentrou a resposta de 54%, uma diferença de 19% entre uma geração e outra.

Inovadores e práticos, os aplicativos móveis foram eleitos por 60% das pessoas como o melhor canal para se relacionar com as empresas. A mesma pergunta apontou o chat (50%), o telefone (48%) e presencial (44%), como boas opções. A surpresa, no entanto, ficou por conta da posição ocupada pelas mídias sociais, mencionada por 39%, em sexto lugar.

Os pontos mais valorizados por essa geração no relacionamento com uma empresa são Agilidade (83%) e Mobilidade (60%). O púbico Z prioriza poder falar com a empresa em qualquer canal e dispositivo, o que reforça ainda mais a sua preferência em um relacionamento via aplicativo – conforme mencionado acima -, ferramenta que permite o contato via dispositivos móveis, independentemente do horário ou localização do usuário.

“Trata-se de um público muito jovem, que vem trazendo ao mercado novas tendências e o amadurecimento de hábitos já adotados por seus antecessores, os Millennials. Esses resultados endossam a mudança de comportamento que vemos atualmente, em que os consumidores buscam cada vez mais as marcas que tenham alguma relação com seus valores. Eles escolhem por propósito e não somente por preço”, destaca Regis Noronha, VP de Estratégia e Marketing da Atento.

Marcados pela necessidade de se comunicar com rapidez, os entrevistados afirmaram que o Whatsapp, aplicativo de troca de mensagens, é a plataforma digital mais utilizada por eles, com 94% das respostas. As redes sociais Instagram e Facebook vieram na sequência, ambas com 66%. O Youtube, embora não tenha sido o mais mencionado, já desperta mais interesse nesse público em comparação aos Millenials, tendo sido apontado em 58% das respostas. Na geração anterior, esse valor foi 10% menor.

O Youtube (46%), blogs e sites de influenciadores digitais (33%), por exemplo, são mais utilizados pela geração Z na hora de buscar informação, em comparação com os Millennials, que registraram 39% e 23%, respectivamente. “Os Millenials, por sua vez, preferem se informar por meio das redes sociais (87%), dos sites de notícia (65%) e da televisão (57%). 76% do público Z lançam mão das redes sociais para saber das notícias, enquanto 52% leem sites informativos e 48% assistem TV para saber das novidades”, explica o executivo.

O interesse por novas tecnologias também foi destaque nas respostas da Geração Z, alcançando 94% dos entrevistados. Dessa população, 82% são interessados em Realidade Virtual, 55% por Inteligências Artificiais e 5% indicaram em Internet das Coisas, Energias Renováveis e Tecnologias Autossustentáveis.

“Toda essa mudança nos hábitos das gerações consumidoras promove uma transformação também nas empresas. Por isso, estamos sempre empenhados em desenvolver novas soluções, mais aderentes aos desejos dos consumidores, para garantir que a experiência no relacionamento seja sempre a melhor. Até porque as novas gerações cada vez mais conectadas desejam resolver tudo em poucos cliques”, finalizada Noronha.

 

 

7 filmes que vão mudar sua perspectiva sobre dinheiro
Carnaval 2024: confira as dicas do Itaú para evitar golpes e fraudes
Nada de solidão: A importância das comunidades para os profissionais de tecnologia
Ainda dá tempo: como criar uma estratégia de marketing eficaz para conquistar novos clientes em 2025
Ser mãe, empreendedora e líder: a realidade de 67% das mulheres que comandam empresas no Brasil
TAGS:geração zinfluenciadoresMillennialsredes sociaisyoutube
Compartilhe este Post
Facebook WhatsApp WhatsApp LinkedIn Imprimir
Qual foi sua reação ao artigo?
Amei0
Engraçado0
Feliz0
Triste0
Envergonhado0
Surpreso0
PorRedação Mundo RH
Siga:
O Mundo RH é um portal online que oferece um conteúdo completo e rico para profissionais de Recursos Humanos. Nós oferecemos informação e conhecimento através de artigos escritos por nossa equipe de redação altamente capacitada. Além disso, oferecemos ainda downloads úteis e espaço para opiniões de colunistas voluntários e um local para comentários de nossos leitores. O Mundo RH é também um lugar para encontrar as últimas notícias e notícias de hoje no mundo da gestão de Recursos Humanos e empresas. Nós também oferecemos consultoria, cursos e uma ampla seleção de vagas de emprego/trabalho. Nós valorizamos a interatividade com nossos leitores e acreditamos que compartilhando informação e conhecimento, podemos ajudar a melhorar a área de Recursos Humanos em todo o Brasil. Junte-se a nós no Mundo RH e fique por dentro do que está acontecendo no mundo de Recursos Humanos
Artigo Anterior Como a liderança dinâmica vai mudar as empresas
Próximo Artigo Concentrar-se no mais importante
Ad imageAd image

Siga-nos

FacebookGostei
XSeguir
InstagramSeguir
YouTubeInscrever

Posts Recentes

De solução brasileira à vitrine global: o que 100 mil entrevistas por IA dizem sobre o futuro da triagem de candidatos
Colunistas
09/07/2025
Quem cuida de quem cuida?
Colunistas
09/07/2025
CNU 2025: Plataforma oferece curso preparatório online gratuito
Carreira
09/07/2025
Além do crachá: quando sair da zona de conforto é o verdadeiro salto de carreira
Carreira Empreendedorismo
09/07/2025
Ad imageAd image

Leia Também

ComportamentoNegócios

Caso Larissa Manoela reforça a importância da educação financeira nas escolas

15/08/2023
Comportamento

As mulheres no poder

01/03/2021
Comportamento

Cinco passos para alcançar seus objetivos financeiros

02/01/2023
Comportamento

Ano Novo: Executivos revelam rituais para atrair prosperidade

31/12/2023

Mundo RHMundo RH
Siga-nos
2016 - 2025 © Mundo RH | Projetado por INformigados
  • Blog
  • Sobre
  • Contato
  • Anuncie
Bem-vindo de volta!

Entre na sua conta!

Username or Email Address
Password

Perdeu sua senha?

Not a member? Sign Up