A Ticket, marca de benefícios de alimentação e refeição da Edenred, realizou um levantamento em sua base de usuários, de janeiro a agosto deste ano, para traçar o perfil dos gastos com benefícios de antecipação salarial, e verificou que 98% das transações são realizadas para gastos do dia a dia, como farmácias (47%), supermercados (35%), postos de combustível (11%) e restaurantes (5%). Os outros 2% referem-se a gastos diversos, como recargas de celular e compras em lojas de roupas, eletrodomésticos, brinquedos e cosméticos.
“O resultado confirma o papel de benefícios de antecipação salarial como o Ticket Plus, que é dar suporte aos colaboradores nos gastos de rotina, sem que precisem recorrer a outras opções condicionadas a taxas e juros altos”, explica Sylvia Ramos, Gerente do produto Ticket Plus.
Ainda segundo o levantamento, o mês que teve transações de maior valor foi março, com 8% a mais de valores transacionados. O valor médio das compras realizadas nos primeiros oito meses do ano foi de R$ 60,66 e o gasto médio mensal é de R$ 200. “Contar com um complemento financeiro para as compras do dia a dia e poder parcelar sem juros ajuda o trabalhador a evitar o endividamento. Também colabora para isso o fato de a antecipação salarial ser vinculada ao salário do colaborador, com percentual máximo estipulado pelo empregador, a ser descontado posteriormente em folha de pagamento”, complementa a executiva.
Vantagens para as empresas
A solução Ticket Plus também garante uma série de vantagens para as empresas que ofertam o benefício. É o empregador quem define o limite do percentual a ser antecipado, sem juros. A solução evita o endividamento dos colaboradores, aumentando seu poder de compra de maneira consciente e sustentável. É uma alternativa adicional para empresas que não dão antecipação salarial e não possuem uma política de adiantamento salarial e também para aquelas em que o acordo coletivo prevê benefícios de antecipação para determinados usos, como compras em farmácias. A empresa pode ainda liberar saques e pagamentos de contas a seus colaboradores.
Para os funcionários, o Ticket Plus oferece a possibilidade de antecipar um percentual pré-definido do salário para gerar um fluxo de caixa para situações cotidianas, como por exemplo conseguir mais dinheiro para arcar com compras em supermercados ou abastecer veículos em postos de combustíveis. Uma das vantagens é que o Ticket Plus funciona como um cartão de crédito. Entretanto, não é preciso pagar por juros desse “empréstimo”, feito com o próprio salário. A antecipação do salário traz o conforto e a segurança de poder contar com fundos para despesas habituais. Ele possui, ainda, a possibilidade de oferecimento de até cinco cartões adicionais para dependentes e parcelamento de compras em até 10 vezes, além de pagamento de contas, recarga de celular e saque no Banco24Horas, ajudando em seu fluxo de caixa.
Já para as empresas contratantes, o Ticket Plus reduz custos, organiza processos e aproveita melhor os recursos financeiros com a flexibilização do fluxo de caixa na folha de pagamento. Há, ainda, a possibilidade de personalização, conforme a necessidade da empresa, para permitir o uso do cartão em um único estabelecimento ou tipo de estabelecimento. Com a contratação do programa PBM (Programa de Benefícios em Medicamentos), por exemplo, o cartão é liberado apenas em farmácias credenciadas, em mais 15 mil unidades pelo Brasil, e os colaboradores têm acesso a descontos de até 80% em diversos produtos e podem receber subsídios de até 100% em determinadas compras, conforme política da empresa.
“O produto não tem custo para a empresa, nem para o portador. É uma solução bastante acessível e pertinente, já que o portador só irá pagar algo caso utilize um serviço com custo inerente”, comenta Sylvia Ramos.
Os colaboradores que possuem o Ticket Plus também podem utilizar o aplicativo Edenred Wallet, lançado este ano pela Edenred Soluções Pré-Pagas, para consultar informações do benefício, como limite disponível, extrato de compras e estabelecimentos credenciados e realizar transações. Apenas de agosto a setembro, houve um aumento de 29% no pagamento de contas realizadas por portadores do Ticket Plus no app e o número de recargas de celular cresceu 26% no mesmo período.