Dica de leitura

Compromisso com a mudança

Livro reúne pequenas atitudes mentais, físicas e espirituais para guiar o leitor no caminho da renovação diária

O livro “Um compromisso por dia: pequenas ações diárias que podem mudar a sua vida”, não é uma publicação comum. De autoria dos terapeutas transpessoais e escritores Robson Hamuche e Tadashi Kadomoto, a obra, recém-publicada pela Editora Gente, define-se melhor como um caderno de exercícios, que necessita do intenso engajamento do leitor para atingir o propósito idealizado. São ao todo 365 (uma para cada dia do ano) reflexões, sugestões, exortações, que desejam provocar a mudança de atitude do leitor perante à vida, através do autoconhecimento.

“Reunimos pequenas propostas de atitudes mentais, físicas e espirituais para o leitor aplicar no dia a dia”, explicam os autores nas primeiras páginas do livro. O objetivo da obra é o desenvolvimento pessoal, estimulando capacidades como bondade, empatia, alegria de estar vivo e de viver uma vida com propósito. A intenção dos autores é que as propostas não fiquem apenas no papel ou no mundo das ideias. “Que os desafios se transformem em ações significativas e que sua vida se transforme a cada dia, de modo que você faça o seu melhor, encontre sua verdadeira essência e seja feliz”, dizem.

De acordo com Hamuche, o livro é resultado de uma compilação de textos com mensagens motivacionais publicados pelo autor no Resiliência Humana. As redes sociais do grupo reúnem informação de qualidade acerca de todo o universo do desenvolvimento pessoal, usando uma linguagem leve e acessível. Hamuche e Tadashi perceberam que eram mensagens que mobilizavam os seguidores e fãs das páginas. “Vimos ali uma oportunidade de elaborar o livro, com exercícios diários, visando que essas mensagens fossem colocadas em prática”, diz.

Ao abrir o livro, o leitor encontrará logo nas primeiras páginas o que pretendem os autores com a obra. Antes de mergulhar nos compromissos diários, o leitor precisará assumir o compromisso primordial: de por alguns minutos por dia, todos os dias, olhar para si mesmo, perceber como andam seus sentimentos e suas emoções e quais são seus maiores desafios e sonhos. Ele então é convidado a preencher um espaço em branco, como se estabelecesse um contrato consigo mesmo, assumindo a responsabilidade de levar a sério a empreitada.

O primeiro exercício proposto pela publicação é fazer uma lista de coisas pelas quais o leitor sente-se grato. Há também um espaço em branco para o preenchimento dos itens e ao final uma indagação de se a lista é longa ou curta, levando o leitor a um importante momento de reflexão a respeito da própria vida. O livro está repleto de propostas de atitude e questionamentos desse tipo, tendo em vista a sua principal meta, que é fazer com que as pessoas se desenvolvam como um todo. Não à toa, no final da obra, o leitor é exortado a aumentar a sua lista de gratidão, praticando a compaixão, o perdão e a compreensão. “Agradeça pelas pessoas que dificultaram o seu caminho – elas certamente tornaram você mais forte, mesmo sem intenção”, diz o último compromisso.

Parceria com Tadashi Kadomoto

O livro “Um compromisso por dia: pequenas ações diárias que podem mudar sua vida” é uma consolidação da parceria de muitos anos entre os autores. Tadashi era um terapeuta renomado quando Hamuche entrou em sua vida, em 2010. Uma década antes já havia estabelecido o Instituto Tadashi Kadomoto (ITK), que atua na área de treinamento comportamental, desenvolvimento e crescimento pessoal. Seus cursos já eram conhecidos, quando Hamuche – que à época procurava um sentido mais profundo à sua existência – recebeu indicações de parentes e amigos para que participasse dos treinamentos promovidos pela insitutição.

O então empresário do ramo têxtil fez o curso de “leader training” do ITK. A experiência profunda fez com que Hamuche mergulhasse de cabeça na área motivacional. Participou de todos os treinamentos oferecidos pelo instituto e logo tornou-se pupilo de Tadashi Kadomoto, que o incentivou a tornar-se um terapeuta transpessoal. Para isso, primeiramente, realizou a formação de dois anos e meio em “Expansão da Consciência” oferecida pelo Instituto. Enriqueceu sua capacitação através de diversas especializações, entre as quais Psicologia Transpessoal, Programação Neurolinguística (PNL), Experiência Somática, e Regressão de Vidas Passadas.

Atualmente, Hamuche atua como terapeuta nas vivências realizadas pelo ITK e presta atendimentos individuais na clínica do Instituto. Sua parceria com Tadashi Kadomoto passa também pela participação do terapeuta, idealizador do ITK, no Resiliência Humana.


Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Fechar