Comunicação, desde o início dos tempos, é uma habilidade importante.
Luana Lourençon, colunista do Mundo RH, se destaca no universo corporativo como especialista em comunicação e master coach de carreira. Além disso, foi reconhecida como LinkedIn Top Voice e é integrante do seleto grupo de LinkedIn Creator
Me lembro com nitidez. Na mesma semana, atendi uma profissional espontânea e extrovertida e um profissional tímido e introspectivo. Ambos reclamavam sobre sua forma de interagir no contexto do trabalho.
“Sou muito direta, falo o que penso e pronto: as pessoas me interpretam mal por ser prática. Me acham grosseira. Seria mais fácil se eu fosse tímida”.
“Sou tímido e falo só o necessário. Com isso, perco oportunidades para destacar o trabalho – meu e da minha equipe. Seria mais fácil se eu tivesse um perfil mais espontâneo”.
A comunicação é uma competência cada vez mais valorizada e requisitada pelo mercado de trabalho. Mas, mais do que ser capaz de se expressar de forma clara e objetiva, transmitindo suas ideias de forma assertiva, é importante aproveitar os nossos recursos internos. A comunicação se dá em dois tempos: primeiro olhamos para dentro com compaixão e autoaceitação e, depois, entendemos a melhor estratégia de interação com o outro.
Neste artigo, vou te contar mais sobre a comunicação assertiva e trazer três passos práticos para você adotá-la a partir de hoje – na sua vida e carreira. Independentemente do seu perfil.
Tem mais sucesso quem se comunica bem ou quem se comunica bem é que tem mais sucesso?
Em matéria recente da VOCÊ RH, Fernanda Colavitti trouxe pesquisas da empresa ZipRecruiter da Robert Half, em parceria com a escola de educação corporativa The School of Life Brasil.
Comunicação, desde que o mundo é mundo, é uma skill importante. Porém, desde a pandemia para cá, essa habilidade se tornou ainda mais desafiadora e estratégica, com o crescimento dos formatos flexíveis de trabalho, como o modelo híbrido e o home office.
A comunicação é uma habilidade fundamental que desempenha um papel vital em todas as esferas da vida, e no ambiente profissional, ela se torna ainda mais crucial. A capacidade de se expressar com clareza, confiança e respeito pode fazer uma diferença substancial no sucesso profissional de um indivíduo.
Importante dizer que a comunicação assertiva é um estilo de comunicação no qual as pessoas expressam suas ideias, opiniões, desejos e necessidades de maneira direta, honesta e respeitosa. É uma abordagem que busca um equilíbrio entre ser firme e respeitar os sentimentos e perspectivas dos outros.
A partir dela, conseguirmos:
🪄Reduzir a ambiguidade e minimizar mal-entendidos, uma vez que as informações são transmitidas de maneira direta
🪄Estabelecer a base para relacionamentos profissionais saudáveis, baseados na confiança e no respeito mútuo
🪄Resolver conflitos de forma produtiva, sem levar a conversa para vitimismo
🪄Demonstrar confiança em si mesmo e em suas habilidades, o que pode ser percebido positivamente por colegas e gestores
Profissionais que se comunicam assertivamente estão mais propensos a serem ouvidos, considerados para projetos importantes e até promoções.
Os outros estilos de comunicação (menos interessantes que a comunicação assertiva) são os estilos passivo, agressivo e passivo-agressivo.
1) Começa de dentro para fora
Os profissionais que mencionei trouxeram suas dores e desafios com a comunicação. Ela desejava ser menos direta. E ele, mais atirado. Porém, havia uma grande questão para iniciarmos o desenvolvimento: não precisamos deixar de ser quem somos para nos comunicarmos de forma assertiva.
Eu sempre digo aos meus mentorados, alunos e também dentro das empresas que me contratam para desenvolver líderes e profissionais:
O autoconhecimento liberta. E junto com ele, caminham a autoaceitação e a autocompaixão.
Todos os perfis comportamentais possuem pontos fortes (que, ao serem aproveitados são grandes recursos) e também pontos a serem desenvolvidos. O segredo do sucesso está em aproveitar o seu melhor, potencializando o que você tem de bom e desenvolvendo seus pontos fracos de forma estratégica. Isso significa identificar as características que realmente importam e traçar ações de desenvolvimento que vão trazer mais resultados.
O profissional que mencionei passou a ter pequenas metas em suas reuniões. Em pouco tempo, vimos diferença na sua forma de se posicionar. Ele recebeu uma proposta de trabalho para atuar como Gestor de TI em uma grande empresa e, em questão de meses, atingiu grandes objetivos na vida e na carreira. Tudo isso ao desenvolver a comunicação assertiva.
(Você pode se aprofundar no assunto #autoconhecimento aqui neste vídeo.)
2) Comunicação é sobre o outro
Ao entender mais sobre você, suas potencialidades, seus valores e interesses, é hora de entender sobre o outro. Aqui na Assertiva, eu formo Profissionais 5 Estrelas e um dos mandamentos deste profissional é desenvolver a escuta ativa ao interagir com o outro.
Não trate o outro como VOCÊ gostaria de ser tratado. Trate como ELE gostaria de ser tratado.
Muitas vezes, sentimos ansiedade para dizer o que precisamos e, com isso, deixamos de escutar o outro atentamente. Isso é um desperdício para a construção das nossas relações e também dos nossos recursos finitos – tempo, dinheiro e energia.
Na próxima vez que tiver uma reunião, experimente entender qual é o seu papel ali, o que as pessoas esperam de você e também qual é a necessidade de quem está envolvido na demanda. (Se quiser me contar o resultado deste exercício, basta me chamar no direct).
3) Adote as estratégias certas
Depois de entender que a comunicação acontece de dentro para fora que suas interações são sobre o outro e não sobre você, o passo seguinte é desenvolver estratégias de influência e persuasão positivas. Entre as ferramentas que ensino aos meus mentorados e alunos, destaco:
- Aprenda a escutar de forma empática: escute o outro sem pressa de dizer algo
- Organize suas ideias antes de expressá-las
- Peça feedbacks para garantir o entendimento do outro
🚀Vamos juntos!