Relatório com principais Tendências em Empregabilidade para 2025 destaca as principais competências pedidas pelo mercado e analisa as mudanças como reflete com o modelo de trabalho adotado.
O mercado de trabalho brasileiro passa por transformações intensas, impulsionadas por fatores como a digitalização acelerada, mudanças no comportamento dos clientes e o cenário pós-pandemia. Entre julho de 2023 e junho de 2024, essas mudanças impactaram diretamente as contratações, com uma crescente valorização de habilidades técnicas e comportamentais. Entre as habilidades mais solicitadas, Comunicação lidera com 14,5%, seguida por Pacote Office (12,8%) e Excel (11,7%). Outras competências técnicas como Atendimento ao Cliente (5,9%) e Power BI (3,1%) também figuram no topo das demandas.
Segundo Guilherme Dias, cofundador da Gupy, empresa de soluções de tecnologia para RH e gestão de pessoas, os dados expostos no Relatório de Tendências de Empregabilidade para 2025, reflete a busca das empresas por profissionais capazes de navegar tanto pelo mundo digital quanto pelas interações humanas. “Estamos observando uma valorização crescente das habilidades de relacionamento, como comunicação e atendimento ao cliente, enquanto ferramentas digitais como Excel e Power BI continuam sendo indispensáveis para a análise de dados e a tomada de decisões estratégicas. Esse equilíbrio entre competências interpessoais e técnicas reflete a busca das empresas por profissionais versáteis e preparados para os desafios do mercado atual “, explica.
Para ele, com a chegada da Inteligência Artificial (IA), muitas atividades rotineiras estão sendo automatizadas, exigindo que os profissionais se adaptem e desenvolvam novas habilidades, principalmente aquelas que envolvem o pensamento analítico e a criatividade. Essas mudanças são confirmadas por uma pesquisa global da McKinsey, que aponta que 43% das empresas já enfrentam lacunas de habilidades, e 44% preveem enfrentar desafios semelhantes nos próximos cinco anos.
O grande ponto para o executivo é o desenvolvimento de habilidades sociais, que podem destacar o profissional, já que ainda é um desafio. Dias observa que “o aprimoramento de habilidades comportamentais requer investimento contínuo de tempo e recursos financeiros, além de uma cultura organizacional que estimule o desenvolvimento humano.”
Comunicação | Pacote Office | Excel |
14,5% | 12,8% | 11,7% |
Atendimento ao cliente | Power BI |
5,9% | 3,1% |
O modelo de trabalho afeta as habilidades buscadas?
O Relatório de Tendências da Empregabilidade para 2025, desenvolvido pela Gupy, mostra que diferentes modelos de trabalho exigem também habilidades diferentes.
Habilidades pedidas para vagas presenciais
24,3% Gestão de Processos | 22,6% Estratégias de comunicação | 10,2% Folha de Pagamento |
5,5% Entrega contínua | 4,1% Gestão e Liderança |
“Podemos observar que, no contexto de vagas presenciais, as empresas valorizam fortemente habilidades que garantem a eficiência operacional e a coordenação entre equipes, como gestão de processos e estratégias de comunicação. Isso indica uma preferência pelo ambiente físico para atividades que demandam uma interação mais dinâmica, além de destacar que, apesar dos avanços em automação, o papel humano permanece essencial na execução e gestão contínua de operações críticas”, afirma Dias.
De acordo com o executivo, a presença da folha de pagamento entre as habilidades mais exigidas indica que áreas administrativas e de controle de pessoal ainda resistem à total automação,. As estratégias de comunicação e a liderança, por sua vez, demonstram que o trabalho presencial requer mais do que habilidades operacionais; ele também demanda profissionais que saibam fomentar a colaboração e construir relações interpessoais, que são facilitadas pelas interações físicas no ambiente de trabalho.
Habilidades pedidas para vagas híbridas
30% CRM | 16,4% Leituras de Dashboards | 8,3% Analytics |
7,5% Projetos de Tecnologia | 4,7% Figma |
“Já nas posições híbridas, o relatório destaca uma transição clara para a digitalização das atividades, com ênfase em ferramentas como CRM (para gestão de relacionamento com o cliente) e leitura de dashboards. Juntas, essas habilidades representam quase metade das demandas, mostrando que as empresas estão em busca de profissionais capazes de atuar com flexibilidade entre o mundo físico e o digital, com uma forte capacidade analítica e de interação com clientes e dados”, pontua o CMO da Gypy.
Conforme o executivo, uma novidade no levantamento deste ano é a presença de novas ferramentas entre as habilidades mais exigidas, especialmente em setores criativos e de desenvolvimento de produtos. É o caso do Figma, uma ferramenta colaborativa de design, que pode apontar para a necessidade crescente de colaboração virtual, complementando os momentos presenciais de brainstorming e execução em equipe.
Habilidades pedidas para vagas remotas
28,9% JavaScript Incluindo os termos “Java”, “Arquitetura Java” e “Desenvolvimento Java” | 15,3% Marketing e Produtos digitais | 10% Ferramentas SQL Incluindo os termos “PostgreeSQL”, “Postgree”, “Oracle” e “MySQL |
7,6% Vendas Incluindo os termos “Ações de vendas”, “Comercial e vendas” e “Fechamento de Vendas”. | 5,7% Kanban |
“A segunda edição do Relatório de Tendências da Empregabilidade realizado pela Gupy reflete que o mercado de trabalho está em rápida evolução e, por isso, as habilidades mais valorizadas estão sendo moldadas, mas sem perder de vista a importância das competências humanas na construção de ambientes colaborativos e dinâmicos. Pelo que temos visto, o equilíbrio será cada vez mais importante. Mas, o sucesso a longo prazo dependerá da capacidade dos profissionais em se adaptar a essas mudanças, mantendo-se atualizados tanto em termos de competências técnicas quanto sociais”, conclui Guilherme Dias.