Por Lilian Giorgi – diretora sênior de Recursos Humanos da Alvarez & Marsal Brasil
Os desafios sempre existiram nas corporações. Mas, arrisco dizer que, para o RH das consultorias, os últimos dois anos foram arrebatadores: tivemos que nos acostumar a recrutar de forma mais eficiente, pessoal e ainda no mundo completamente virtualizado. A pandemia nos exigiu, mais do que nunca, uma resiliência em todos os aspectos humanos, sociais e organizacionais.
Prefiro enxergar o copo meio cheio. Afinal, fortalecemos a nossa importância dentro das companhias ao manter uma cultura única e integrada, mesmo que na realidade on-line, e reforçamos as parcerias com os nossos colaboradores. Seguimos as adaptações necessárias impostas pelo “novo normal” – termo aliás que não gosto de usar –, e tornamos o nosso programa de mentoria na Alvarez & Marsal completamente virtual para não perdermos o senso de pertencimento. A urgência é sempre manter a equipe engajada e motivada. Mas como fazer isso à distância, sem aquele contato do dia a dia?
Os mentores tiveram um papel fundamental nessa transição do presencial para o virtual, e nos ajudaram a alinhar a comunicação com os funcionários, esclarecer dúvidas e passar todas as informações necessárias para nos manter equilibrados, motivados e otimistas. É sobre estar presente sempre que possível, criar momentos e fortalecer as alianças.
Além de termos trabalhado as habilidades dos talentos que já estavam na A&M e os que foram contratados durante esse período, mantivemos o programa à distância até hoje. Preservamos a troca de conhecimento e o aumento do laço de confiança entre o mentor e mentorado. E isso fez – e faz – total diferença. Criamos também outras ações importantes, como encontros periódicos de meditação on-line e a criação do “Comitê Covid”, além das Lives em si. A preocupação com o indivíduo e seus papéis está em primeiro plano – afinal, num piscar de olhos tivemos que viver o pessoal e profissional no mesmo espaço e tempo.
Digo e repito que o momento trouxe a oportunidade de nos conectarmos e olharmos com mais sensibilidade para nós mesmos e para o outro. O on-line foi o recurso que tivemos para nos resguardar – confesso que me cansei muito dele –, mas, com certeza, nos trouxe a possibilidade de exercermos a resiliência e a versatilidade, com resultado efetivo para o nosso negócio. Por exemplo, durante a pandemia conseguimos contratar mais de 400 pessoas, de forma remota e dentro de um mercado extremamente competitivo.
O virtual também nos possibilitou uma nova forma de acolher. Sim, conseguimos estar presentes 24 por 7 para aqueles que precisavam. Toda essa abordagem só foi possível porque pudemos contar com o total apoio dos líderes de cada área, que acreditam no RH como parte fundamental na engrenagem do negócio.
Ao olhar para trás, concluo que ter enxergado, em meio ao caos, novas possibilidades e soluções que atendessem às necessidades da organização foi fundamental para nos mantermos sólidos e ainda mais preparados para enfrentar os obstáculos que ainda estão por vir.