O ano de 2020 trouxe desafios para alguns segmentos, como varejo e turismo, mas setores que já estavam em um processo de digitalização, puderam de alguma forma driblar a crise, aproveitando novas oportunidades de negócios. A pandemia reforçou a presença digital das empresas e transformou a maneira de falar com o público. Para 2021, a expectativa é que os aprendizados do ano passado possam servir como base para pautar novos caminhos.
Atenta a este movimento, a Confenar – Confederação Nacional das Revendas Ambev e das Empresas de Logística da Distribuição – realizou um workshop online com as revendas para reforçar a presença digital. Apresentado por uma das principais profissionais de comunicação empresarial do Brasil, Angélica Consiglio, que é CEO da Planin Comunicação, reforçou a importância da comunicação e do marketing para crescimento dos negócios.
Durante o evento, foram abordados assuntos como a relevância de uma reputação sólida no meio digital, enfatizando a necessidade ser atrativo e objetivo para atrair o público-alvo.
Mais de 300 profissionais de todo o País acompanhou o workshop. “Antes de abrir para as perguntas, apresentamos em tópicos as dicas que podem ser aplicadas por qualquer pessoa nas redes sociais. Falamos sobre como monitorar as interações com o público, como explorar CTAs para vendas e fazer a conversão de lides, testes em horários distintos e análise de KPI’s. Para finalizar, falamos sobre a importância do uso do LinkedIn para que os executivos ganhem relevância no setor de bebidas e distribuição e sejam referência neste segmento”, disse, a Diretora de Comunicação e Marketing da Confenar, Adriana Neves.
Além disso, para trazer à realidade dos revendedores, a apresentação contou com quiz e testes semelhantes aos que são utilizados na ferramenta de Stories do Instagram. Para finalizar, a palestrante foi direto ao ponto para que os participantes pudessem identificar exatamente quais são as melhorias que podem ser feitas na estratégia e no posicionamento digital.
“Procuramos os cases do Brasil para explicar aos nossos parceiros de uma forma mais dinâmica e precisa. Ilustramos a apresentação dando exemplo da comunicação de grandes marcas que tem um bom nível de engajamento nas redes sociais. Foi uma grande oportunidade poder oferecer este conhecimento para os profissionais das nossas revendas”, afirma Adriana.
O evento online teve como objetivo principal mostrar as tendências de mercado, aprimorar o conhecimento de ferramentas digitais e estimular o desenvolvimento de novas estratégias de marketing digital para o setor de bebidas. A ideia é sempre aliar o espírito empreendedor das revendas a treinamentos e informações que são fundamentais para melhorar as vendas. “Precisamos de equipes cada vez mais capacitadas e preparadas para atuarem no mercado. Quero que eles estejam prontos para trilhar um 2021 com muito empenho e direcionamento qualificado”, finaliza.