Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Aceitar
Mundo RHMundo RHMundo RH
  • Início
  • Mundo RH
    • Notícias
    • Opiniões
    • Publieditorial
    • Colunistas
    • Variedades
    • Artigos
  • Carreira
    • Vagas
    • Estágio e Trainee
    • Dança das cadeiras
    • Inclusão
    • Empreendedorismo
    • Educação Corporativa
    • Treinamentos
    • Benefícios
    • Comportamento
    • Eventos
  • Gestão
    • Soluções para RH
    • Negócios
    • Pesquisas
    • Influencer RH
    • Legislação trabalhista
    • Premiação
    • Podcasts
    • Entrevistas
  • Saúde
    • Qualidade de vida
    • Esportes
  • Tecnologia
Lendo: Conflito de gerações no trabalho: saiba como lidar e amenizá-los
Entrar
Notificações Mostrar Mais
Font ResizerAa
Font ResizerAa
Mundo RHMundo RH
Pesquisar
  • Início
  • Mundo RH
    • Notícias
    • Opiniões
    • Publieditorial
    • Colunistas
    • Variedades
    • Artigos
  • Carreira
    • Vagas
    • Estágio e Trainee
    • Dança das cadeiras
    • Inclusão
    • Empreendedorismo
    • Educação Corporativa
    • Treinamentos
    • Benefícios
    • Comportamento
    • Eventos
  • Gestão
    • Soluções para RH
    • Negócios
    • Pesquisas
    • Influencer RH
    • Legislação trabalhista
    • Premiação
    • Podcasts
    • Entrevistas
  • Saúde
    • Qualidade de vida
    • Esportes
  • Tecnologia
Possui uma conta? Entrar
Siga-nos
2016 - 2023 © Mundo RH | Projetado por INformigados
Artigos

Conflito de gerações no trabalho: saiba como lidar e amenizá-los

Redação Mundo RH
Por Redação Mundo RH
31/05/2017
539 Views
26/05/2024

Problema comum nas empresas pode ser amenizado quando as pessoas se esforçam para ter boa postura relacional

Um problema comum nas empresas, independentemente do segmento em que elas atuam, é o chamado choque de gerações. Esse atrito é motivado, principalmente, pela presença de funcionários com idades, pensamentos e culturas variadas no mesmo ambiente de trabalho. São eles os chamados baby boomers (nascidos entre 1946 e 64); os membros da geração X (1965 -1979); e os da geração Y (1980-1995).

Cada um desses grupos vivenciou momentos diferentes da história e cresceu em um mundo cada vez mais modificado. Os boomers, por exemplo, que chegaram a vivenciar todo o período da Ditadura Militar, tendem a ser mais metódicos e seguidores da ordem, além de pouco favoráveis às mudanças e com dificuldade de adaptação às tecnologias, o que pode ser explicado pelo fato de terem nascido bem antes da internet e dos dispositivos móveis.

Por outro lado, em uma linha completamente oposta, as pessoas da chamada geração Y cresceram tendo o que muitos de seus pais não tiveram, como TV a cabo, videogames, computadores. Acostumados a conseguirem o que querem, não se sujeitam às tarefas subalternas de início de carreira e por isso lutam por salários ambiciosos desde cedo. Ao contrário de seus antecessores, os Y chegam a trocar de emprego com frequência em busca de oportunidades que ofereçam maiores desafios e crescimento profissional. “Com tantas peculiaridades entre esses perfis, é normal que eles entrem em conflito, em algum momento, ao dividir o mesmo espaço no mundo corporativo”, afirma a consultora em desenvolvimento de pessoas Tânia Zambelli, com mais de 30 anos de carreira e experiência nas áreas de gestão de RH e consultoria organizacional.

O que não pode acontecer, segundo a especialista, é o conflito perdurar e se tornar insustentável, principalmente quando os envolvidos precisam trabalhar juntos ou na mesma equipe. “Hoje em dia, por exemplo, é cada vez mais comum que um Gerente Executivo, de 30, 35 anos, com espírito jovem, antenado às mídias sociais e às novidades do mercado, seja subordinado a um Diretor bem tradicional, metódico e avesso a mudanças, que chegou ao cargo, não apenas pela competência, mas também por estar há décadas na empresa. Nesse tipo de relação, que envolve duas pessoas com mentalidades bem distintas, a melhor estratégia para evitar conflitos corriqueiros, que podem desgastar o trabalho e até interferir na produtividade, é individualizar a abordagem e descobrir o que funciona com o outro”, explica Tânia.

Para a consultora, ao invés, por exemplo, do funcionário mais jovem assumir que o seu jeito é o certo, o caminho mais assertivo para ele é se adaptar, ou seja, descobrir qual deve ser a comunicação mais adequada com esse gestor. “Será que ele [o gestor] é uma pessoa que vai até a sua mesa com frequência para uma conversa pessoalmente, prefere e-mails ou é adepto dos telefonemas? Ele tem uma postura mais analítica, gosta de gráficos, tabelas ou posso ter liberdade de tomar decisões sem seu consenso? Descobrir como é o método de trabalho do outro e criar uma boa postura relacional a partir disso vale mais a pena do que simplesmente querer se impor, principalmente quando estamos em situação hierárquica inferior”, aconselha.

Por outro lado, os veteranos também podem e devem descer de seus pedestais e aprenderem com as novas gerações, que muito têm a ensinar, inclusive nos casos em que os jovens, mesmo com a pouca idade, já ocupam cargos de liderança. Nesse sentido, Zambelli acredita que a troca de experiências é uma mina de ouro no mundo organizacional e fundamental para que as empresas sempre estejam abertas ao novo. “Foi-se o tempo onde as relações de poder eram 100% verticais, de cima para baixo. Os mais velhos podem compartilhar seu conhecimento no negócio, assim como os recém chegados ao mercado têm expertise para ensiná-los sobre as novas tendências tecnológicas, mostrar suas percepções e insights. Essa é uma forma eficaz de aumentar o convívio e o respeito entre as gerações”.

Outra dica da especialista para contornar diferenças muito acentuadas no ambiente de trabalho é que os envolvidos em conflitos interpessoais busquem os pontos em comum que os unem. Sim, eles existem! “Apesar de mudarem de emprego com mais frequência, os Y, assim como os boomers, valorizam a importância do treinamento. Já X e Y se sentem mais confortáveis com a diversidade e estilos de vida alternativos. Quando essas semelhanças são descobertas, os grupos passam a perceber que podem utilizar suas forças conjuntas e afinidades em prol do negócio, seja ele qual for”, ressalta.

O mais importante é que essas diferentes percepções que cada um carrega, e que muitas vezes são difíceis ou impossíveis de serem mudadas, não interfiram de forma negativa na convivência entre membros de uma equipe e muito menos comprometam a qualidade dos serviços oferecidos pela empresa. “O atendimento ao cliente precisa ser feito e as soluções precisam ser levadas ao consumidor. Independentemente das rusgas que você tenha tido com seu gerente e/ou supervisor o profissionalismo deve ser mantido. Grupos distintos em uma empresa nunca vão acabar e eles são sempre válidos. A existência deles, quando se dá de forma saudável e respeitosa, traz diversidade de ideias, possibilidade de caminhos e pensamentos novos. Em contrapartida, o percurso contrário, ou seja, o da unanimidade é que deve ser olhado com desconfiança, afinal como dizia Nelson Rodrigues, a unanimidade é sempre burra”, finaliza Tânia.

 

O que as olimpíadas e o mundo empresarial têm em comum?
“Desistir não é uma opção”, primeiro livro escrito pela influente empresária Camila Farani, chega às prateleiras norte-americanas
Os 6 mitos sobre vendedores top performers
6 características que líderes extraordinários têm em comum
Desafios e Oportunidades no Ensino Religioso
TAGS:conflito de gerações. gestão de pessoasTânia Zambelli
Compartilhe este Post
Facebook WhatsApp WhatsApp LinkedIn Imprimir
Qual foi sua reação ao artigo?
Amei0
Engraçado0
Feliz0
Triste0
Envergonhado0
Surpreso0
PorRedação Mundo RH
Siga:
O Mundo RH é um portal online que oferece um conteúdo completo e rico para profissionais de Recursos Humanos. Nós oferecemos informação e conhecimento através de artigos escritos por nossa equipe de redação altamente capacitada. Além disso, oferecemos ainda downloads úteis e espaço para opiniões de colunistas voluntários e um local para comentários de nossos leitores. O Mundo RH é também um lugar para encontrar as últimas notícias e notícias de hoje no mundo da gestão de Recursos Humanos e empresas. Nós também oferecemos consultoria, cursos e uma ampla seleção de vagas de emprego/trabalho. Nós valorizamos a interatividade com nossos leitores e acreditamos que compartilhando informação e conhecimento, podemos ajudar a melhorar a área de Recursos Humanos em todo o Brasil. Junte-se a nós no Mundo RH e fique por dentro do que está acontecendo no mundo de Recursos Humanos
Artigo Anterior Capital humano, o maior ativo das empresas
Próximo Artigo Pirelli abre oportunidades para diversas áreas

Siga-nos

FacebookGostei
XSeguir
InstagramSeguir
YouTubeInscrever

Posts Recentes

Monkey abre vagas de trabalho em marketing, tecnologia e vendas
Tecnologia Vagas
17/05/2025
Ted Lasso e o RH: Lições de Liderança Humanizada
Mundo RH
17/05/2025
Gamificação no ambiente corporativo: Como engajar funcionários com mecânicas de jogo
Publieditorial
17/05/2025
Como a tecnologia pode transformar as decisões do RH — e mudar o ambiente de trabalho
Mundo RH Soluções para RH Tecnologia
16/05/2025
Ad imageAd image

Leia Também

Artigos

Quais são os desafios do RH na educação corporativa em 2022?

31/01/2022
Artigos

Se você não é feliz com o que trabalham já era!

06/11/2023
Artigos

Por que fornecer um cartão de benefícios para os colaboradores?

07/02/2021
Artigos

A importância da experiência do candidato no processo seletivo

17/10/2018

Mundo RHMundo RH
Siga-nos
2016 - 2025 © Mundo RH | Projetado por INformigados
  • Blog
  • Sobre
  • Contato
  • Anuncie
Bem-vindo de volta!

Entre na sua conta!

Username or Email Address
Password

Perdeu sua senha?

Not a member? Sign Up