A Eureca, consultoria que conecta jovens ao mercado de trabalho, separou séries que são deliciosas de maratonar podem ser também verdadeiras ferramentas de ensino
Alguns seriados são repletos de lições e trazem reflexões que podem ser utilizadas no dia a dia das corporações. Por serem entretenimentos com alto engajamento, os ensinamentos são mais fáceis de serem internalizados.
Por esse motivo, a Eureca, consultoria que conecta jovens ao mercado de trabalho há mais de 10 anos, separou quatro séries especiais que podem auxiliar ao time de recursos humanos. Confira:
série #1 – Grey’s Anatomy
A série Grey’s Anatomy, que é bastante renomada, possui 17 temporadas e conta o cotidiano de um Hospital Escola em Seattle. Nessa série, há diversos ensinamentos sobre liderança e gestão.
Uma das lições evidentes que a série traz é sobre ter paciência e saber diferenciar ser líder e ser chefe. Essa lição fica evidente em muitos momentos durante a trama.
Richard Webber ( um dos personagens da série), por exemplo, transmite seus conhecimentos aos alunos com muita paciência, cuidado e comunicação assertiva. Webber destaca durante toda a série a importância de as lideranças se dedicarem para ensinar os iniciantes da área.
Outro exemplo de liderança da personagem Miranda Bailey, que ensina a importância de saber delegar. Quando a chefe da área de cirurgia nota pessoas da equipe com capacidade de desempenhar atividades de forma efetiva, distribui as tarefas com coerência, garantindo eficiência de seu setor, além de motivar as pessoas da equipe.
Grey’s Anatomy é, também, uma das séries que focam em diversidade. Orientação sexual e igualdade de gêneros são assuntos abordados. Durante a trama, mulheres se tornam chefes de departamentos que eram tomados apenas por homens.
série #2 – The Office
The Office é uma série de comédia norte-americana, que retrata diversas situações cotidianas durante o expediente, muitas vezes até de forma exagerada ou meio caricata.
Durante a série, vários exemplos de como motivar a equipe são apresentados. Por mais que muitas pessoas entrem em organizações exercendo papéis que não desejam tanto, The Office mostra que a rotina ainda pode ser empolgante e os colaboradores podem ter bom desempenho naquilo que estão executando. Para isso, é preciso que as lideranças motivem suas equipes, ofereçam oportunidades de crescimento e perspectiva.
série #3 – Superstore
Com 6 temporadas e episódios curtos, essa série americana acompanha a história do dia a dia de pessoas colaboradoras dentro da gigantesca loja Cloud Nine.
O foco principal está nos personagens Amy e Jonah e na relação entre liderança e liderado. Enquanto Jonah é um sonhador, Amy, sua supervisora, é um pouco mais cética sobre a vida, sendo uma mulher latina que enfrentou diversos desafios durante a vida. A série aborda temáticas importantes, como injustiças da imigração americana, grupos minoritários e sindicalização dos profissionais.
A última temporada acontece durante a pandemia, e os episódios também evidenciam a vulnerabilidade dos colaboradores em corporações que não se preocupam com seu bem-estar.
série #4 – Agência
Essa série é baseada na comédia francesa Dix Pour Cent, e mostra o dia a dia de quatro profissionais de uma agência de talentos de Londres.
A trama relata a dificuldade que os colaboradores têm de manter seus clientes satisfeitos, atendendo a todas as exigências de um mercado de luxo de estrelas de cinema. A série ensina, através da comédia, maneiras de equilibrar problemas e estresses diários de papéis difíceis.