O feng shui é uma arte milenar chinesa, que possui mais de 4 mil anos de existência, e foi usado ao longo dos séculos por diversas tribos governadas por reis xamãs e, posteriormente, por diversas dinastias do antigo Império chinês em busca de favorecer toda a população e a longa vida do reinado.
Feng shui é literalmente “vento e água” em chinês. Esse conhecimento milenar ensina até hoje como humanos podem criar harmonia entre suas energias e as energias do ambiente que habitam.
Ao contrário do que muitos pensam, apesar das origens chinesas dessa técnica de harmonização, ela pode ser aplicada no mundo todo. Um dos pontos que muito nos interessa nesses tempos e é muito estudado dentro do feng shui é a saúde.
Alguns podem argumentar: “Mas a covid-19 não veio da China? Por que eles também ficaram doentes então?” A questão é simples: todos nós passaremos por provações e desafios ao longo de nossas vidas, mas o conhecimento pode nos fazer passar mais brandamente por esses testes. Não é à toa a China teve uma rápida recuperação nesse quesito.
O feng shui vem nesse sentido trazer fluidez por nossas provações. Não quero dizer que nunca mais ficaremos doentes ou que seremos longevos usando essa técnica, mas que ao usá-la nossa vida tende a ser melhor em seu percurso, com mais qualidade de vida, mais vitalidade.
Para que haja saúde em um ambiente, o “Ch’i” (energia vital), o qual pronunciamos como “chi” no Brasil, deve fluir livremente dentro dos ambientes. Em uma das escolas do feng shui, o centro de saúde e vitalidade fica no meio do local que se habita. Se você mora numa casa fica bem no centro dela, se for um comércio o mesmo, afinal o feng shui é aplicado também para comércios e serviços.
Um grande inimigo do Ch’i da saúde é o banheiro, se houver um banheiro no meio da casa ou do comércio, toda a energia vital desse ambiente será sugada, isso pode trazer doenças e demais problemas. A saúde é o nosso pilar principal de sustentação, sem saúde não há como prosperar, como se relacionar, como criar. A saúde vem antes de tudo. Por isso, que é de vital importância que esse centro da casa esteja em harmonia. Se no centro da sua casa há uma escada, a mesma coisa pode ocorrer, esse desequilíbrio. É possível curar esses males trazidos por uma construção feita sem os conhecimentos do feng shui? Sim, é possível remediar na maioria dos casos.
No caso de banheiros no centro desse ambiente, a primeira regra é fechar sempre a tampa do vaso sanitário e a porta do banheiro. Se for possível não usar mais esse banheiro seria o melhor dos casos, como um lavabo que pode ser desativado por exemplo, mas em geral isso é inviável. Então, outra regra importante: ter plantas dentro desse ambiente. Use plantas como a zamioculca, espada de são Jorge, lírio da paz, bambu da sorte, todas essas vão muito bem em ambientes internos. Mesmo que não haja banheiro no centro da sua casa, use essas plantas. O elemento terra é o elemento da saúde, então plantas são sempre bem vindas, especialmente ervas, caso seja possível tê-las no local.
Como falei, o elemento dessa área é terra, então tons terrosos, amarelo, ocre, marrom, são todos bem vindos nessa área e fazem o reforço dessa área. Pedras, cristais, são muito bem vindos também pois são provenientes da terra.
Outro ponto que outras escolas de feng shui estudam com profundidade quando a questão é saúde é a posição da cama da pessoa e da escrivaninha de trabalho. Conforme nossa data de nascimento temos determinadas direções dentro dos pontos cardeais que nos favorecem a vida como um todo de forma auspiciosa e por outro lado também temos direções de azar, dormir com a cabeça voltada para a direção de azar trará também problemas de saúde, mas para saber essa técnica e suas curas somente com consulta especializada.
Há outras curas importantes para cada casa e nesse sentido é muito importante a análise de um consultor de feng shui para saber qual técnica usar em cada caso.
Como qualquer outra técnica que vem a luz do nosso conhecimento, feng shui sem aplicação prática de nada serve, por isso estudar, aplicar e testar vai mostrar todos os benefícios que essa técnica pode trazer às nossas vidas.
Por Tatiane Matsuo – arquiteta e paisagista, formada pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo Mackenzie, pós-graduada em Gestão de Empreendimentos e especialista em desenvolvimento de projetos de arquitetura e paisagismo condominiais e residenciais.