Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Aceitar
Mundo RHMundo RHMundo RH
  • Início
  • Mundo RH
    • Notícias
    • Opiniões
    • Publieditorial
    • Colunistas
    • Variedades
    • Artigos
  • Carreira
    • Vagas
    • Estágio e Trainee
    • Dança das cadeiras
    • Inclusão
    • Empreendedorismo
    • Educação Corporativa
    • Treinamentos
    • Benefícios
    • Comportamento
    • Eventos
  • Gestão
    • Soluções para RH
    • Negócios
    • Pesquisas
    • Influencer RH
    • Legislação trabalhista
    • Premiação
    • Podcasts
    • Entrevistas
  • Saúde
    • Qualidade de vida
    • Esportes
  • Tecnologia
Lendo: Conheça as principais características de pessoas que não guardam
Entrar
Notificações Mostrar Mais
Font ResizerAa
Font ResizerAa
Mundo RHMundo RH
Pesquisar
  • Início
  • Mundo RH
    • Notícias
    • Opiniões
    • Publieditorial
    • Colunistas
    • Variedades
    • Artigos
  • Carreira
    • Vagas
    • Estágio e Trainee
    • Dança das cadeiras
    • Inclusão
    • Empreendedorismo
    • Educação Corporativa
    • Treinamentos
    • Benefícios
    • Comportamento
    • Eventos
  • Gestão
    • Soluções para RH
    • Negócios
    • Pesquisas
    • Influencer RH
    • Legislação trabalhista
    • Premiação
    • Podcasts
    • Entrevistas
  • Saúde
    • Qualidade de vida
    • Esportes
  • Tecnologia
Possui uma conta? Entrar
Siga-nos
2016 - 2023 © Mundo RH | Projetado por INformigados
Alelo
Negócios

Conheça as principais características de pessoas que não guardam

Redação Mundo RH
Por Redação Mundo RH
28/09/2019
563 Views
28/09/2019
Fundo foto criado por freepic.diller - br.freepik.com

É comum ouvirmos as pessoas comentarem que conseguiram o tão sonhado aumento de salário, mesmo assim não conseguem salvar dinheiro no fim do mês ou até que terminaram de pagar a prestação do carro e não sobra nada, além do famoso “não faço ideia para onde o meu pagamento vai”.

Após atender muitas pessoas com esses mesmos problemas, ficou mais simples identificar quais foram os erros e quais são os métodos para melhorar as habilidades para salvar as finanças dessas pessoas. Por isso separei os pontos mais em comum que notei entre elas:

Não conhecem o próprio orçamento – É muito grande a fatia das pessoas que não sabem o quanto ganham no mês ou ano. Já notaram como os americanos por muitas vezes falam sua receita anual? Pois é, eles sabem em detalhes seu orçamento.

A primeira coisa que sugerimos é que planejem o mais próximo da realidade as receitas e despesas previstas para os próximos 24 meses. Coloque mês a mês as receitas (se for variável trabalhe de modo conservador), também as despesas fixas e suas dívidas parceladas. E o consumo variável, esse que é o grande vilão, coloque um teto máximo de gasto que possibilite ter espaço ainda para seus objetivos, que é a salva dinheiro.

Não tem prioridades – Não basta organizar e planejar o orçamento, depois enxugar os supérfluos, se no fim não dará maior importância ao que é mais relevante. Se deixar para guardar somente no fim do mês, isso é, se sobrar, as chances são grandes de ocorrer mais uma decepção consigo mesmo. Significa que depois de saber o quanto quer ou precisa salvar, execute isso logo quando for possível, nas primeiras entradas de receitas.

Não sabem onde gastam – Após viabilizar os dois itens anteriores, é importante também saber exatamente onde gasta. Especialmente o consumo variável (lembra do vilão?). Anote e classifique em categorias tudo o que consome, para que em meses futuros possa olhar o passado e readequar os hábitos. Talvez parte da solução venha na troca do caminhar pelo shopping pelo parque público.

Não tem uma proposta pessoal de mudança e evolução – São dois em um aqui. É preciso mudar hábito como esses listados acima, como também é preciso mudar com algo planejado. Planejar não significa que acontecerá, mas que está trabalhando para aumentar as possibilidades. Então, uma mudança que é óbvia, mas que facilita tudo, é aumentar as receitas. Não é simples, porém, investir em educação, ter tempo para tentar coisas novas, focar em suas atividades etc. podem abrir novos oportunidades.

Não tem motivação – Não estamos falando de pessoas que já refletiram muito sobre e preferem não fazer a salva; mas sim daqueles que desejam juntar dinheiro, mas ainda não viram motivação. Sempre digo que a sensação de segurança é ótima, por exemplo: saber que no momento mais delicado da velhice terá um relativo conforto aposentado; se houver uma situação inesperada como perda de emprego pode ser manter através da reserva; ter dinheiro salvo gerando uma segunda fonte de receitas etc. Tudo isso pode ser motivação, mas cada pessoa precisa se conhecer e estabelecer seus objetivos.

Ricardo Hiraki Maila é administrador, pós-graduado em gestão financeira pela FGV e pós-graduado em gestão de negócios pelo Mackenzie

Seleção Printi: Confira as novas vagas de emprego na empresa
Transforme potenciais clientes em negócios concretos: Como impulsionar a geração de leads
A importância de um site seguro para sua empresa
Cubo Itaú e everis anunciam parceria para intensificar a transformação digital no Brasil
Como conseguir o Neymar no Kwai? Procura continua!
TAGS:dinheiroempréstimo
Compartilhe este Post
Facebook WhatsApp WhatsApp LinkedIn Imprimir
Qual foi sua reação ao artigo?
Amei0
Engraçado0
Feliz0
Triste0
Envergonhado0
Surpreso0
PorRedação Mundo RH
Siga:
O Mundo RH é um portal online que oferece um conteúdo completo e rico para profissionais de Recursos Humanos. Nós oferecemos informação e conhecimento através de artigos escritos por nossa equipe de redação altamente capacitada. Além disso, oferecemos ainda downloads úteis e espaço para opiniões de colunistas voluntários e um local para comentários de nossos leitores. O Mundo RH é também um lugar para encontrar as últimas notícias e notícias de hoje no mundo da gestão de Recursos Humanos e empresas. Nós também oferecemos consultoria, cursos e uma ampla seleção de vagas de emprego/trabalho. Nós valorizamos a interatividade com nossos leitores e acreditamos que compartilhando informação e conhecimento, podemos ajudar a melhorar a área de Recursos Humanos em todo o Brasil. Junte-se a nós no Mundo RH e fique por dentro do que está acontecendo no mundo de Recursos Humanos
Artigo Anterior Gestão inovadora e participativa coloca Pormade no ranking GPTW pela 17ª vez consecutiva
Próximo Artigo Girls just wanna be CEO
Ad imageAd image

Siga-nos

FacebookGostei
XSeguir
InstagramSeguir
YouTubeInscrever

Posts Recentes

Burnout atinge 30% dos brasileiros e escancara dilema no horário nobre da TV
Comportamento Saúde
18/06/2025
Planos de saúde corporativos disparam — e o RH precisa agir agora
Benefícios
18/06/2025
O Espelho da Verdade: O Comportamento Humano
O Espelho da Verdade: Vaidade, Ego e Ilusão
Artigos Colunistas Opiniões
18/06/2025
RH do futuro já começou: Workshop gratuito revela como usar IA para contratar melhor, mais rápido e sem complicação
Eventos
18/06/2025
Ad imageAd image

Leia Também

Aprenda sobre o Aplicativo Kwai (Kuaishou)
NegóciosTecnologiaVagasVariedades

Saiba tudo sobre o Aplicativo Kwai (Kuaishou)

30/04/2021
BenefíciosNegócios

Está cada vez mais difícil para a sua empresa lidar com a complexidade da gestão de benefícios?

05/07/2021
Negócios

Empresa em robotização de processos chega ao Brasil

28/03/2019
Negócios

Vinculando Brasil e Mercosul à iniciativa Belt & Road da China

30/03/2020

Mundo RHMundo RH
Siga-nos
2016 - 2025 © Mundo RH | Projetado por INformigados
  • Blog
  • Sobre
  • Contato
  • Anuncie
Bem-vindo de volta!

Entre na sua conta!

Username or Email Address
Password

Perdeu sua senha?

Not a member? Sign Up