Carreira

Conheça as profissões que vem sofrendo grandes transformações

Confira alguns postos de trabalho que têm se transformado para melhor

O mundo moderno tem transformado de forma constante muitos dos empregos que outrora conhecíamos bem, já fez sumir uns tantos e transformou outros para dar lugar às novas necessidades exigidas pelo mercado de trabalho.

Diante disso, profissões emergentes surgiram graças às novas demandas que as empresas precisam. Estudos recentes do LinkedIn e do Fórum Econômico Mundial buscaram conhecer as funções mais relevantes para determinar os rumos do mercado de trabalho e das empresas.

A seguir, confira algumas profissões que vêm sofrendo grandes transformações nos últimos anos. E acredite: algumas você realmente pode nem ter ouvido falar ainda.

Corretor de imóveis

Nenhuma das áreas de negócios consegue ignorar as mudanças tecnológicas que ocorrem no mundo moderno e que alteram as formas usuais de interações econômicas.

Isso vale para o setor imobiliário, que também tem se transformado e se adaptado ao longo dos tempos. Mas… o que comprova que o setor imobiliário tem passado de uma transformação digital?

Primeiro que os métodos de pesquisa mudaram para inquilinos e interessados em apartamentos à venda. Você não pode ignorar o poder dos canais de marketing digital, senão seus concorrentes o abandonarão.

Surgiram ainda plataformas que conectam vendedores e compradores e o papel dessas plataformas como um canal adicional que complementa o modelo usual de vendas está crescendo.

Há que se citar, ainda, os requisitos para a relevância da informação. Os clientes, hoje, desejam obter informações sobre o estado do imóvel em que investiram com mais prontidão e com o mínimo de atrasos por parte das imobiliárias.

Analista de marketing digital

O Marketing Digital é uma área que cresceu consideravelmente nos últimos anos e serve, inclusive, no trabalho dos corretores de imóveis em tornar mais atraentes apartamentos à venda.

Isso se deve ao fato de que os disponíveis recursos no meio online nos dias de hoje se tornaram essenciais ferramentas para as marcas de imobiliárias e de outros setores também. Afinal de contas, hoje qual empresa não quer estar no meio digital?

Com as mídias sociais, as empresas podem ter um diferente e mais próximo relacionamento dos clientes, o que traz, para ambas as partes, muitas vantagens. Por mais que o marketing digital já exista há bastante tempo, as tecnologias do meio digital fizeram a área ganhar outras proporções.

Especialistas em genômica para agricultura e pecuária

O crescimento exponencial da população nos países em desenvolvimento da Ásia, América do Sul e África tem levado governos e grandes empresas de alimentos a repensar o modelo de produção.

Essa situação tem transformado a vida dos especialistas em genômica, que estão se tornando alguns dos profissionais mais necessários no mercado de trabalho para poderem atender às necessidades nutricionais do planeta, criando lavouras e fazendas sustentáveis.

Terapeuta alternativo

Nunca se falou tanto sobre qualidade de vida e bem-estar como hoje, o que tem trazido grandes transformações para a profissão de terapeuta alternativo, que tem percebido aumento no seu salário e uma maior valorização no mercado de trabalho.

Geradores de software de voz e linguista

Assistentes de voz já são uma realidade e muitos especialistas apontam que será cada vez mais normal utilizar qualquer tipo de máquina através de comandos de voz, por isso esta profissão tem se transformado tanto e pertence à nossa lista.

Os desenvolvedores de software de voz estão passando a estar entre alguns dos técnicos mais solicitados em qualquer empresa. Esses tipos de perfis terão que contar com linguistas capazes de saber escolher os termos com os quais as pessoas interagem mais diretamente com qualquer máquina.

Blockchain Architect

Blockchain se tornou um termo da moda no setor de tecnologia. É um conjunto de tecnologias que permite manter um registo descentralizado, distribuído, sincronizado e, sobretudo, muito seguro das informações com que funcionam os dispositivos eletrônicas.

Ou seja, poderíamos resumir sua função como a de um registro público nas operações digitais, pois permite identificar de forma única cada pessoa e dispositivo e armazenar e rastrear essa identificação em todos os momentos.

Essas novas tecnologias são cada vez mais utilizadas nas empresas e gerenciá-las torna esta uma das carreiras do futuro.

Hacker de crescimento

Poderíamos definir Growth Hacking como o marketing de startups. É uma disciplina que ainda não está totalmente estendida, mas que está crescendo a passos largos e cuja disciplina busca, com o mínimo gasto e esforço possível, aumentar de forma rápida e perceptível o volume de usuários, receitas ou impactos de uma empresa.

O objetivo do Growth Hacker é crescer e cada decisão que você tomar será dedicada a isso. O profissional é responsável por redefinir os produtos e sua distribuição para que atinjam o máximo de pessoas possível.

Especialista em cibersegurança

Tanto empresas como organizações de todos os tipos enfrentam diariamente um número crescente de ataques cibernéticos, mas os profissionais formados nesta área ainda são insuficientes.

A ameaça cresce junto com a digitalização e qualquer empresa deve ser capaz de gerenciar seus dados, armazená-los e, acima de tudo, protegê-los.

Sendo o novo desafio para as organizações a escassez de profissionais nesta área, o cenário acaba por produzir um retrocesso no desenvolvimento de tecnologias emergentes.

Por esse motivo que o papel dos especialistas em segurança cibernética será cada vez mais importante e a profissão será cada vez mais solicitada – o que significa que terá cada vez mais trabalho e responsabilidades se optar por esse ramo.

Engenheiros de Robótica

Vários estudos indicam que a ‘robotização’ associada à quarta revolução industrial destruirá milhões de empregos em todo o mundo. Muitos trabalhadores temem que seu local de trabalho seja substituído por um robô.

No entanto, a verdade é que o surgimento da robótica levará à criação de mais empregos, além de uma demanda exponencial por especialistas e engenheiros em robótica para consertar máquinas e melhorar sistemas.

Por isso esta é uma das profissões com melhores perspectivas de boas e grandes transformações nas próximas décadas, isso além das transformações as quais já têm passado atualmente de avanços tecnológicos e cada vez mais entusiastas na área.

Botão Voltar ao topo