Mesmo com as mudanças que o cenário pandêmico exigiu das empresas, a área de tecnologia, assim como outras do mercado, têm conseguido prosperar e trazer bons resultados. Segundo uma pesquisa da Grand View, apenas o setor de software de RH deve faturar US$30 milhões até 2030, com um crescimento de 10,4% ao ano. Essas ferramentas evoluíram o segmento e os transformaram nos maiores impulsionadores para o bem-estar de colaboradores e das corporações de forma geral.
Em comemoração, no dia 3 de junho celebra-se o Dia do Profissional de RH, responsável por colocar em prática tudo que as soluções digitais oferecem e aquilo que as empresas precisam para manter uma marca empregadora de qualidade e um bom local de trabalho. Diante disso, listamos abaixo cinco profissionais de RH que estão fazendo a diferença no dia a dia das startups. Confira:
VExpenses
No VExpenses, plataforma que automatiza a gestão de despesas dos funcionários com segurança, Amanda Alves, Head de Pessoas e Cultura, é responsável pela estruturação e liderança de todos os processos de Gestão de Pessoas, tais como recrutamento e seleção, gestão do desempenho, engajamento e retenção. Uma de suas principais ações dentro disso, que reverbera resultados surpreendentes hoje, foi a criação de um grupo de afinidade feminino, chamado Coletivo Clicquot, que veio para debater e realizar ações sobre a igualdade de gênero dentro da empresa e do mercado em si. “Queremos sinalizar para o mercado e para todas as mulheres que, mesmo em um setor onde a presença feminina é menor, estamos dispostos a mudar o cenário e fazer a diferença juntas”, comenta Amanda Alves.
Getrak
Na Getrak, empresa de tecnologia com soluções de rastreamento para o mercado B2B, referência no mercado nacional, Ana Luiza Mendes Campos, responsável pela área de Conexão, Gente & Cultura, atua em toda a jornada do colaborador, iniciando pelo employer branding até o desenvolvimento individual e de times e tem o desafio de estar sempre a frente do mercado buscando as melhores métricas e inovação nos processos e programas. Rituais como o “Distribuídos, porém conectados”, encontros virtuais que acontecem todas as segundas-feira, happy hour virtual, palestras com convidados externos que abordam os mais diversos temas para levar propósito, mudanças internas, protagonismo e bem-estar e a “Sexta da Diversidade”, espaço de aprendizado e muita troca são alguns exemplos do que tem acontecido no dia a dia dos getrakianos.
InovAtiva
Membro do time de mentores do InovAtiva, hub de de inovação que promove um conjunto de iniciativas de apoio ao desenvolvimento do ecossistema de empreendedorismo inovador no Brasil, Fabiano Nagamatsu é especialista em recursos humanos e trabalha com o InovAtiva compartilhando seu conhecimento aplicado especificamente a startups. Fabiano conta que o trabalho junto ao InovAtiva o permite compreender quais são as principais demandas do mercado hoje em dia, principalmente de empresas com inovação tecnológica como base: “o trabalho nessas empresas é mais dinâmico e requer uma mudança de mindset dos colaboradores, para que eles sejam mais ágeis e se adaptem rapidamente a trabalhar com modelos”. Segundo o especialista, mesmo que a tecnologia seja grande parte dessas empresas, o ser humano continua sendo seu grande protagonista. “Algumas empresas já estão adaptando sua gestão de equipes baseado em people analytics, a análise aprofundada de pessoas. Grande parte do investimento de uma startup é feito na valorização do profissional. O modelo tecnológico pode ser replicado, mas as pessoas são únicas. É a partir delas que surge toda a estratégia de escalabilidade para as startups”, conclui.
Konduto
Na Konduto, empresa de antifraude para pagamentos online, o bem-estar do colaborador é uma das prioridades. Desde que a pandemia começou, foram adotadas diversas ações para ajudar tanto na saúde mental da equipe, com a implementação de suporte psicológico por meio de consultas com psicólogos, quanto em sua integração, com a criação do “Bora tomar um café”, atividade que ocorre virtualmente todos os dias às 10h e às 17h focada na descontração do time.
Além disso, eles promovem lives mensais conduzidas sempre por uma pessoa da equipe e um convidado externo que abordam temas extremamente relevantes e importantes, como depressão, racismo e suicídio. “Esse momento é muito significativo, pois temos a oportunidade de ouvir vários pontos de vista diferentes e entender um pouco mais sobre a dor dos outros colegas”, conta Beatriz Sousa, Coordenadora de RH da Konduto, e complementa: “Todas essas ações contribuem para que os funcionários se sintam mais felizes e engajados, o que reflete de forma muito positiva no trabalho como um todo”.
Sólides
A Sólides se preocupa muito com os seus colaboradores. Por isso, a empresa aplica pesquisas de clima semestralmente e mede o e-NPS mensalmente criando sempre planos de ações focados na melhoria dos resultados. Eles cuidam de toda a jornada do funcionário (feita digitalmente), que inicia quando ele ainda é candidato, promovendo ações como entrevista de FitCultural que é realizada por outras áreas, até um onboarding todo automatizado. “Para os colaboradores, temos muitas ações. Uma delas, são os aniversariantes por tempo de empresa, que recebem uma pizza em casa para comemorar junto com sua família. No Programa Sólides Estar, eles têm benefícios ligados à saúde emocional, física, financeira e intelectual. Com o início do isolamento devido a pandemia, nossa preocupação se voltou muito para a saúde mental dessas pessoas, então imediatamente buscamos plataformas para ajudar nossa Gente a passar por este período conturbado. Hoje, nós pagamos sessões de terapia e disponibilizamos canais de apoio psicológico, social, financeiro e jurídico para todos os colaboradores. Além disso, temos o Programa TI Indico, que os motiva a indicarem profissionais para nossa área de TI e recebem um valor de incentivo”, afirma Érica Caroline Resende Silva, Head de Gente e Gestão da Sólides.