Qualidade de vida
Tendência

Conheça empresas que oferecem iniciativas para o bem-estar do funcionário

Empresas brasileiras estão investindo cada vez mais em ações voltadas para melhoria da qualidade de vida dos próprios funcionários

Atrair, motivar e reter talentos é o que as empresas mais buscam. Do outro lado, funcionários procuram por ambientes de trabalho que se sintam à vontade, estimulados, que proporcione qualidade de vida e que sejam criativos e dinâmicos

De acordo com o estudo Tendências Globais de Capital Humano de 2018, realizado pela Deloitte, com 11 mil entrevistados, 86% dos funcionários esperam trabalhar em horários flexíveis, 67% querem um escritório com design que propicie bem-estar, 63% dos entrevistados gostariam de ter acesso a snacks saudáveis, enquanto 60% das pessoas adorariam um programa de suporte mental.

De modo geral, as pessoas esperam que as empresas sejam cada vez mais responsáveis, não só como consumidoras, mas também como colaboradoras.

Tal fato está em consonância com o que diz a pesquisa a pesquisa Alelo Hábitos de trabalho, realizada pela Ipsos, terceira maior empresa de pesquisa e de inteligência de mercado do mundo.

O relatório apontou dentre outras coisas, algumas das tendências preferidas pelos funcionários, como o modelo ROWE (Results Only Work Environment), em que o método de trabalho é baseado na mensuração de resultados e desempenho de cada colaborador, e a holocracia, em que a estrutura hierárquica da empresa é diferente da original.

De olho nesse cenário, empresas brasileiras estão investindo cada vez mais em ações voltadas para melhoria da qualidade de vida dos próprios funcionários. Esse é o caso da Cidadania4u, primeira empresa brasileira criada com o objetivo de auxiliar usuários a obter a cidadania italiana em um ambiente 100% online.

Lá, é possível encontrar uma lógica de trabalho baseada na gestão horizontal, além de se tratar de um ambiente adaptado ao bem-estar dos funcionários com escritórios sem porta e ambientes para descompressão, com disponibilização de massagem para os funcionários, por exemplo e possuir funcionários trabalhando de forma remota.

Já a Liv Up, startup de alimentação saudável – Além de incentivar os consumidores a terem uma vida mais saudável, também permite uma qualidade de vida maior aos funcionários.

Disponibiliza as próprias refeições e snacks para os colaboradores e conta com ações voltadas para o bem-estar e entretenimento deles. Como o “Living Up on the roof”, projeto que incentiva atividades físicas com aulas abertas de acordo com o interesse dos colaboradores e parceiros que querem divulgar modalidades esportivas.

Também conta com o “Livupalloza”, focado em integração e entretenimento do time, realizando eventos para que os funcionários possam ser eles mesmos e mostrarem seus talentos aos demais, seja com canto, dança, teatro, pintura, performances, etc.

Com a cultura de integrar e gerar conexão entre seus colaboradores, a Sólides, plataforma de gestão e recrutamento de pessoas, é um outro exemplo de empresa que oferece ações internas pensando no bem-estar do time. Uma delas são os talks, reuniões mensais com todos os funcionários para apresentar curiosidades, palestras e especialistas para gerar interação entre os funcionários de todas as áreas.

Além disso, toda vez que um funcionário é contratado, a equipe de RH recebe o novo “Solidiano” com uma apresentação geral, além de um quiz interativo que todos os funcionários respondem para adivinhar quem são os recém-chegados e se aproximarem dos novos integrantes. O churrasco, feito na nova churrasqueira da equipe, é também um dos benefícios que os quase 150 funcionários que a Sólides possui.

Os colaboradores podem aproveitar muita comida e cerveja boa, caso as metas sejam atingidas, uma vez no mês. A comemoração fica completa com a presença da banda formada por integrantes que trabalham na empresa.

Com 150 funcionários, a fintech Geru, primeira e maior plataforma de empréstimo online do Brasil, está em seu quarto escritório desde a fundação (2015), em um prédio descolado e moderno, o que dá cara e estilo para a startup localizada na região de Pinheiros, em São Paulo.

Os colaboradores se reúnem em grupos em comum para assistir a séries da Netflix na sala de descompressão da empresa, que é um local de relaxamento e descontração. No espaço, também tem locais para colocar bikes, além de videogame, biblioteca, mesa de jogos e jogos de tabuleiro. O ambiente é ‘fun’ com sofás e uma cozinha integrada, além disso é levemente decorado, onde são feitas festas comemorativas ao longo do ano.

Sem ter dress code como a maioria das empresas do ramo financeiro, a BizCapital, fintech de crédito que proporciona aos pequenos e médios empreendedores um processo online rápido e seguro para tornar o crédito mais acessível, oferece aos seus colaboradores a possibilidade de trabalhar em home-office, lanches para o dia a dia, além de happy hour com comidas e cerveja.

Já o Promobit, social commerce que reúne as melhores promoções da internet, que conta com a área de endomarketing, responsável por pensar e realizar atividades que proporcionam bem-estar aos colaboradores.

Atualmente, tudo se inicia no processo de onboarding, onde os novos contratados conhecem a empresa, processos e os novos colegas.

A área também fica responsável por realizar atividades para promover maior entrosamento entre os funcionários: eventos para comemorar aniversários, festas temáticas e atividades por grupo de interesse. Esses grupos, aliás, são um dos maiores diferenciais da startup.

Divididos por: filmes, fitness, games, gourmet e futebol, os interessados podem entrar e participar das discussões e atividades.

Cada colaborador recebe uma verba a ser gasta em eventos desses grupos, então, eles se juntam para assistir filmes, levam videogames ou boardgames e pedem pizza, saem para comer em restaurantes diferentes, e até mesmo se juntam para fazer trilhas, andar de kart ou fazer escalada.

As pessoas podem participar de quantos grupos tiverem vontade e as atividades são um sucesso na empresa.

Além disso, os colaboradores são presenteados quando completam 1 ano de trabalho, e existe a opção de fazer Home Office duas vezes por mês.

Na Samba Tech, empresa que ajuda pessoas e empresas a se comunicarem melhor por meio dos vídeos, os investimentos no bem-estar dos funcionários incluem horário flexível, massagem, festas de integração, o chamado “churrasquinta”, que acontece sempre na última quinta-feira do mês, “jogatina” – campeonato de torneios em uma noite de jogos.

O maior diferencial, entretanto, é uma iniciativa que criou um comitê de cultura e diversidade com o objetivo de discutir um tema atual, e cada vez mais importante dentro de empresas, a inclusão.

O comitê age para instruir e educar as pessoas sobre a importância de ter diversidade dentro da empresa, e sugere formas de atrair colaboradores mais diversos para todas as áreas.

A Cazamba, empresa de tecnologia em mídia, referência em inovação no engajamento de marcas com seus consumidores, oferece algumas atividades mensais pensando no bem-estar do funcionário, são elas: happy hour para a comemoração de aniversários ou resultados, vouchers para massagem que podem ser realizadas no prédio em que a agência se encontra e home office.

Além das atividades, a empresa é pet friendly e conta com o mascote Pixel, cachorro Lhasa Apso que circula livremente pelos corredores.

Já na Telavita, plataforma de consultas online que tem por objetivo conectar profissionais da psicologia brasileira a pacientes de todo país, leva em seu DNA como objetivo o equilíbrio entre performance e bem-estar dos funcionários.

Para que isso aconteça a startup promove uma série de ações,  a principal é  “Telavita PAPO (Acompanhamento Psicológico Online) que consiste em um programa de consultas totalmente gratuito para o time.

No ambiente do escritório atividades para gerar engajamento acontecem através de jogos de tabuleiro, digitais e beer o’clock, áreas de leitura, descanso e até siesta. Além da extrema flexibilização de horário para que o funcionário consiga equilibrar a vida profissional e pessoal.

Na Incentivar.io, primeira plataforma de marketing de incentivo que oferece facilidade para que gestores criem campanhas de motivação para seus colaboradores.

Na startup a equipe têm acesso a mesas de pebolim, violão, lounge e a presença de um massagista que atende no escritório com um preço bem acessível, os funcionários podem escolher entre as sessões de 15 minutos por R$20 ou 30 minutos por R$35.

Pensando em uma forma de debater e ouvir a opinião de todos, a startup realiza mensalmente o Café com conteúdo, para falar sobre algum tema específico e confraternizar.

Para Agrosmart, plataforma de agricultura digital líder na América Latina, que oferece informações que auxiliam produtores rurais a tomarem melhores decisões no campo, é essencial que o clima seja descontraído e que as pessoas estejam sempre motivadas.

Para que isso aconteça a startup oferece aulas de inglês e espanhol e também participa  de programas de intercâmbio onde recebem pessoas do mundo inteiro para trabalhar por um tempo na empresa. Mensalmente os aniversariantes do mês ganham uma festa de aniversário, além das comemorações em datas festivas como carnaval, festa junina, hallowen e outros.

Outra empresa que contribui para o bem-estar do colaborador é GeekHunter, plataforma digital com soluções voltadas para o mercado de recrutamento e desenvolvedores de software, com iniciativas voltadas para o conforto e bem-estar do funcionário.

Além de não exigir dress code – o colaborador pode vestir e calçar o que preferir, ou até mesmo não calçar nada –  a startup também estimula que os colaboradores façam breaks ao longo do dia, e oferecem snacks e frutas para esse momento.

Outra ação interessante é a política de “hot desk everyday”, em que o geek pode sentar onde quiser, seja na mesa de outro funcionário, nos pufs no gramado ou até mesmo nas salas de reunião e arquibancadas. A empresa também oferece um budget para celebrações em cada área além de incentivar happy hours e outras confraternizações.

E por último, é possível aproveitar uma lista de benefícios, como o gympass por exemplo, para incentivar a busca por uma vida mais saudável. Além de horário flexível.

Já a Noknox, startup lançada em 2018 com o objetivo de levar tecnologia para facilitar a comunicação e melhorar a segurança em prédios residenciais e comerciais, oferece um ambiente de trabalho para que os seus colaboradores possam descontrair.

Além da possibilidade de realização de home office duas vezes ao mês e budget para a realização de happy hour também mensalmente, a startup oferece patrocínio aos interessados em desenvolvimento de carreira, com cursos, treinamentos ou workshops.

A Docket, startup que realiza a busca, pré análise e gestão de documentos, incentiva o desenvolvimento educacional e as práticas saudáveis entre os seus colaboradores oferecendo benefícios para que eles possam usar com atividades físicas, terapia, cursos de especialização, idiomas, graduação e pós graduação, aquisição de livros técnicos, dentre outros.

O objetivo é contribuir para o desempenho e desenvolvimento profissional e pessoal.

A NeoAssist, plataforma omnichannel para relacionamento com o cliente, também preza pelo bem-estar dos seus colaboradores.

Entre os benefícios oferecidos, estão: home office uma vez por semana para seus colaboradores efetivos com mais de seis meses, day off no dia do aniversário, aula de inglês gratuita no horário do expediente com uma professora contratada pela empresa, entre outros.

Além disso, a empresa organiza algumas ações internas uma delas é a Great People Standard. Anualmente, a empresa investe nos colaboradores para que eles façam treinamentos, cursos e capacitações. Para escolher como será feito o investimento, após os primeiros três meses de experiência na empresa, os funcionários podem montar, junto com o seu gestor, o seu Plano de Desenvolvimento Individual (PDI).

Ele é baseado nas competências e habilidades que precisam e desejam aperfeiçoar. A empresa também promove mensalmente uma “Roda de Mulheres”, onde as colaboradoras se organizam de forma voluntária para conversar sobre assuntos diversos; e o Hall da Fama, uma premiação anual realizada sempre na imersão de final de ano e que tem o objetivo de reconhecer e homenagear os “Superneos”, como são chamados os funcionários da organização. A escolha é feita de acordo com algumas características e funções.


Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo